terça-feira, 23 de agosto de 2011

PAI COMECE O COMEÇO PARA MIM!

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para o meu pai e pedia:

- Pai comece o começo!

O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca o mais fácil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu acabava retirando o restante das cascas a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

Meu pai, falecido a muito tempo e há anos (muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto ainda grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para pelo menos “começar o começo” de tantas "cascas duras" que encontro pelo caminho. Hoje, minha “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na intensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes. Ou então o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.

Em certas ocasiões, minhas "tangerinas" transformam em enormes abacaxis. Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria descascar e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai Eterno do céu, que seu amor é a garantia das nossas vitórias. Quando a vida parece muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina, para as mãos frágeis de uma criança, lembro-me de pedir a Deus: “Pai, começa o começo para mim”! Ele não só “começará o começo” mas resolverá a situação para mim. Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou enfrentaremos pela frente. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir sempre que for preciso: “Pai, comece o começo para mim”!

..............................

Reflexão de: Erleu Fernandes

erleu_cruz@ Hotmail.com

...............................

Colaboração: Vera Falquer - RJ

1 comentários:

Erleu disse...

Hoje, a precisamente 66 anos atras eu nasci.Confesso que tive uma infância muito pobre,materialmente. Meus pais, um casal humilde, que vivia única e exclusivamente, na roça, plantando e colhendo cereais diversos, em um dos municípios do Rio de Janeiro. Porém, as terras não eram nossas e o proprietário exigia 1/3 do que se colhesse em suas terras. Vivíamos do mínimo possível para o nosso sustento. O tempo foi passando, fomos migrando de uma cidade para outra até que chegamos a Cabo Frio-RJ, em 5 de abril de 1965. Ali eu concluí meus estudos (1º e 2º grau). Sempre levando em mente, que havia e há um Deus que nos conduz, nos ajuda, nos valoriza, nos instrui e nos fortalece. Tive quase tudo o que um homem sonha ter. Casei-me, fui pai de dois casais de filhos, contruí casa, plantei árvores, escrevi livros e ganhei almas para Deus. Hoje, aposentado já a 5 anos e 8 meses tenho a alegria de chegar aos 66 anos de vida. Junto com você, que lê esta pequeno comentário quero agradecer a Deus por tudo o que Ele, generosamente, permitiu eu realizar e deixou acontecer em minha vida. Afirmo sem sombras de dúvidas: TUDO O QUE EU TENHO FOI DEUS QUEM ME DEU. Obrigado, Senhor Deus por tudo o que Senhor realizou em minha vida.Obrigado, por você visitar sempre o meu blog e por você se tornar, mesmo que virtualmente, meu amigo, minha amiga, meu irmão e minha irmã. Um grande abraço para você e parabéns por você existir e fazer parte de minha vida. Eu te amo com o amor de Jesus.

Postar um comentário