domingo, 5 de agosto de 2012


                    ESTAR VIGILANTE
                            (Erleu Fernandes)

                       Ler na Palavra: Lucas 12: 35 – 40


                               Oremos a Deus...
          No primeiro versículo (35) vemos duas ações: CINGIR os lombos e manter acesas as nossas CANDEIAS. Conforme o Aurélio, cingir é o mesmo que rodear o lombo. Lombo é o mesmo que cintura, quadril. Daí, Jesus nos adverte a termos cuidado com a nossa postura no serviço do evangelho.  Já que no tempo, na época, que é proclamada por Jesus essa palavra, os homens não usavam calças, camisas, gravatas ou terno. Mas usavam vestidos. Estes vestidos não acompanhavam as linhas do corpo, mas eram como que umas fronhas com dois buracos para os braços ou mangas que desciam dos ombros até próximo aos pés. Logo, precisava-se de uma cinta de tecido para ser amarrada na cintura para manter o vestido na posição que se quisesse. Levantar os vestidos, também auxiliava em andar mais ligeiro ou mesmo atravessar riachos.
         Na palavra que vemos, Jesus enfatiza, que o patrão, o senhor desse servo pode chegar a qualquer momento, sem que ele, menos espera. E se ele não estiver com a cintura cingida, quando o patrão chegar? Vai se demorar em se preparar e abrir a porta! Hoje, os homens prudentes usam um cinto afivelado pra manter a calça presa na cintura sem cair.
Em 1Rs 18:46 “Elias, cingiu o lombo e correu diante de Acabe. Em 2Rs 4:29 “Eliseu mandou seu moço, Geasi, cingir os lombos, amarrar a cintura com uma cinta, para andar mais ligeiro, pegar o seu bordão e partir”. Em Is 20:2 Isaias diz: “Solta dos teus lombos o pano grosso de profeta...” Logo, vemos irmãos, que no costume do tempo de Jesus entre os apóstolos, havia o costume de ajustar os vestidos na cintura (nos lombos) com um cinto, e Jesus conhecia bem este costume que disse que o servo previdente e vigilante já deve estar com o cinto bem ajustado na cintura, esperando o teu senhor chegar.
                                         
Fala também, Jesus, que o servo, já deve estar com a sua lamparina, sua candeia, bem acesa. Como sabemos uma lamparina (cadeia) é um objeto que se põe em seu interior óleo ou querosene e através de um pavio que vem até a boca se acendia para iluminar a casa. Apagada, na chegada do senhor, o servo vai se demorar, até fazer o procedimento de acender a lamparina, só Deus sabe como, naquele tempo.
Daí, é que Jesus diz que o servo prudente deve estar com os lombos cingidos e a sua lamparina acesa. O quê que aprendemos com isso irmãos?  Aprendemos, que o crente, que sabe muito bem, se não sabe trate logo de saber, que a hora da volta do Senhor, para buscar a sua igreja, está muito mais próxima do que já esteve. Não sabemos nem o dia e nem à hora. O verso 39, desse nosso texto, fala como será esta vinda. Que o crente não fique a contar passarinhos, a brincar com coisas sérias, mas esteja preparado, com a cintura bem cingida com o cinto da honestidade, da moral e da vigilância.  Bem vestido com as vestes da sabedoria. Com os pés calçados com as sandálias da coragem, da vontade e da sobriedade. Que tenha na sua fronte, bem incutida em sua mente, bem acesa, a candeia do bom entendimento.
Se Deus habita em nós, é porque nós criamos um ambiente total em nosso interior, que ele gosta de estar em nós. Como bem vemos no Sl 18:28  “O Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas”.
Ou então, como justos diante do Senhor, como vemos em Pv 13:9 “A luz dos justos brilha intensamente”.
Vamos manter em nós, irmãos, esse cuidado excessivo em estar vigilantes na espera da vinda do Senhor, com os quadris apertados com o cinto da obediência, e não com as calças caindo. Trazendo as nossas candeias da fé sempre acesas. Ainda sobre a candeia a bíblia nos mostra muitas outras passagens.
Vejamos agora o verso 36. Que sejamos comparados ao servo que espera o seu senhor voltar das bodas.

                                        
Para quando ele vier e bater na porta, logo possamos abrir sem demora. Isso irmãos, que Jesus nos adverte, requer de nós: SOBRIEDADE, CORAGEM, TEMOR DO SENHOR e ENTREGA TOTAL.
SOBRIEDADE.
Sabemos que há numa grande maioria, de crentes ou não, ocupação de pensamento com coisas, situações e pessoas, fora do que nos ensina a palavra, e isso acaba se transformando numa embriaguês. Há até um hino que começa assim: “MEU PENSAMENTO, VIVE EM VOCE...” Esse hino quer nos dizer que a nossa mente deve estar sempre voltada para as coisas de nossa fé.
CORAGEM:
O crente tem que possuir coragem de dizer não aos desejos de sua carne. Mesmo que os ex-amigos do tempo de orgia, de vadiagem, de bebedeiras, de baladas, vierem lhe dizer: “Pô, você já não é mais “o cara” hem! Vamos dá um role por aí. Que deu em você, mano? Virou frouxo”?
Tenha coragem de dizer que você não é nada disso que ele diz. Mas que agora, você pertence ao melhor companheiro que alguém pode ter. Eu sou de Jesus Cristo!
TEMOR DO SENHOR.
O Aurélio diz primeiro que temor é o ato de ter medo. Mas em segunda parte ele diz que é um sentimento de reverência. É é esse Temor do Senhor que queremos falar. O fato de reverência, cuidado, zelo pela pessoa de nosso amado Deus.
Observemos uma esposa: Ela não arruma bem a casa, não lava e passa bem a roupa do seu marido ou faz bem a comida de cada refeição, por medo dele, mas ela faz tudo isso para agradá-lo, para receber dele um afago ou um elogio.
Um filho, não faz as coisas direitinhas em casa, nunca responde mal a seus pais, não chega depois da hora estipulada por eles por medo deles, mas por amor, por cuidados de não magoá-los.
                                         
Assim também, o empregado que busca fazer bem as suas tarefas no seu trabalho, estando o seu patrão presente ou não. Ele o faz, porque reconhece que é deste patrão que vem mensalmente o seu salário, e a ele deve todo o seu respeito e reconhecimento.
Assim é o Temor do Senhor. Nós temos um Deus zeloso, amoroso, piedoso, cheio de bondade e misericórdia conosco. Um Deus que nos tirou do inferno e da morte, pelo sangue precioso de Jesus derramado na cruz, em pagamento de nossa dívida. Esse nosso amado Deus merece de nós todo o nosso zelo constante. A nossa adoração constante. Deus merece que não meçamos sacrifícios em dobrar os joelhos vários vezes durante o dia para agradecê-lo por tudo o que hoje temos e por tudo o que hoje somos. (Orar não para o vizinho, mas para Deus. Sem gritaria)
Por isso que o verso 35 deve ser mais esmiuçado por nós... Ter cingidos os lombos... Ter bem acesas as nossas lâmpadas... Isso quer nos dizer: NADA DE DESCUIDO, MAS SOBRIEDADE SEMPRE...
ENTREGA TOTAL
Quando uma jovem, virgem, se casa com seu noivo, virgem também, que se resguardaram durante o tempo de namoro e de noivado, o ato do casamento os libera para que se entreguem totalmente um ao outro. E isso acontece sem reservas.
Quando uma pessoa se torna um crente em Jesus, que desposa a pessoa de Jesus como o noivo de sua alma, ela deve, ela precisa, ter o noivo inteiramente para si. Mas só terá de fato Jesus, inteiramente para si, se entregar-se inteiramente a ele. E para que isso. De fato aconteça, ela terá que sepultar a sua velha pessoa que havia em si antes de desposar a Jesus. Terá que deixá-la lá atrás no seu passado. Agora, desposada com Jesus, nada mais do passado deve lhe importar.



                                         Somente quem deixa sepultado no cemitério de seu passado os vícios, os maus costumes, as farras, as baladas, as orgias, as bebedeiras, os palavrões, as mentiras e as más companhias, é quem pode dizer que desposou Jesus em sua vida. Só poderá dizer que pertence a Jesus aquele ou aquela que hoje, salvo ou salva, desvencilhou das amarras que o prendia à sua antiga criatura corrompida, e sepultada no cemitério de seu passado.
No verso 37 Jesus diz: “Feliz é o servo que o Senhor, o achar vigilante. Ele se cingirá, e fará os sevos sentarem-se                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 à mesa, chegando-se os servirá”. Ou não lembramos que foi o próprio Jesus quem diz: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (MT 20:28). Não foi isso que ele fez na noite da sua ceia com os apóstolos?  Jô 13:4-5 “Levantou-se da ceia, tirou as veste de cima, tomou uma toalha cingiu-se com ela. Depois deitou água em uma bacia e passou a lavar os pés do discípulos e enxugá-los com a toalha”.
Servir irmãos. Servir a Jesus na pessoa de nosso semelhante. Recordo-me de um hino do Cantor Cristão, o de nº 410. “NO SERVIÇO DO MEU REI EU SOU FELIZ”.
Feliz é o servo, ou bem-aventurado é o servo, como diz Jesus várias vezes, que o senhor vier, na primeira vigília da noite, na segunda ou na terceira e em todas elas o encontrar vigilante, preparado, sóbrio, tendo cingida a cintura, calçado os pés e com a sua candeia acesa e abastecida. Há irmãos, imaginemos como será feliz esse dia!
Há em mim, creio que em você também, um gozo, uma satisfação muito grande, desta certeza da salvação trazida por Jesus até nós! Nada poderá nos desvirtuar desse amor de Jesus por cada um dos seus escolhidos.
Podemos até abrir as nossas Bíblias em Rm 8: 35.38-39. Uma pessoa leia o 35. “Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, os perigo ou a espada?

                                         
Verso 38 e 39, outro leia: “Porque estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem as do futuro (porvir), nem os poderes (das trevas), nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura (homem, mulher, coisas, bichos, bens. carros, dinheiro, casas, empregos, cargos, propinas) poderá separar-nos do amor de Deus que há em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
Sabem por que, irmãos? Porque uma vez que nos entregarmos a Jesus, e ele gravar em nós as duas letras de seu nome J.C. nos marcando como propriedade sua, seremos eternamente dele. Não vemos em tantos carros um plástico dizendo: PROPRIEDADE DE JESUS? Se as pessoas pudesse ver elas também iria ver escrito em nós PROPRIEDADE DE JESUS. Porque isso está gravado no corpo inteiro de todo crente. (Osso de crente não serve)
Andemos felizes e risonhos pela verdade proclamada por Jesus. Vejamos em  Mt 18: 6 “Ai daquele que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse no pescoço uma grande pedra de moinho, e ele morresse afogado nas profundeza do mar”.
Irmãos, irmãs, nós pertencemos a Jesus! Muito bem inspirado fez um hino o cantor Lázaro, quando diz: Eu sou de Jesus! Eu sou de Jesus! Eu sou de Jesus! Eu sou de Jesus!
Passemos para os versos 39 e 40.  Jesus afirma aí, mais uma vez a necessidade do crente estar vigilante.  Pois a sua vinda, diz Jesus, será como a vinda de um ladrão. Na hora que o crente menos imagina, ele virá.  E como teremos de estar nesta vinda de nosso amado mestre? VIGILANTES!!! SÓBRIOS!!! PREPARADOS!!!
O apóstolo Paulo nos diz bem claro essa ordenança de Jesus em Ef 6: 14 – 17. “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos com a couraça da justiça. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz,

                                          
16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”.
Irmãos amados deixei propositalmente o eixo do verso 39 pra finalizar dizendo: “Se o pai de família soubesse a hora que viria o ladrão ele ficaria acordado montando guarda e na hora que chegasse o ladrão ele o pegaria primeiro”.

E a hora de Cristo viér? Como você vai querer estar?  Ou, onde você vai estar?  Crentes, orai e vigiai! Quem não aceitou a Jesus até agora, aceita hoje. Você não pode deixar a sua alma assim, esperando essa decisão sua. De um aceno com uma de suas mãos pra que eu veja. Não estais levantando mãos pra mim ou para o pastor. Mas vais levantar a mão pra Jesus. ALGUEM SE DECIDE?
Abaixe vossas cabeças, irmãos. Vou orar por vocês...

Amem?

0 comentários:

Postar um comentário