segunda-feira, 13 de agosto de 2012


POBRES OU PREGUIÇOSOS.

Leitura da Bíblia: Provérbios 6:1-11.

“Observe as formigas, preguiçosos, reflita nos caminhos dela e seja sábio” (Pv 6:6).
     
A Bíblia não registra expressões de desprezo ou de repúdio aos pobres. Pelo contrário, ela tem palavras de consolo. No capítulo 23 do livro de Êxodo, Deus dá algumas orientações de como tratar os pobres. O primeiro é não acompanhar a maioria em prejuízo do pobre; o segundo, não perverter o direito do pobre. No livro do Levítico, Deus determina que os pobres tenham o direito de colher as sobras nas plantações. No livro dos Salmos, os pobres são lembrados com muito carinho. Salmo 41:1 diz: “Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre”. Em Salmo 72:13 lemos que “Deus se compadece dos fracos e dos pobres”. No novo testamento Jesus elogia a oferta da viúva pobre.
     Já os preguiçosos não recebem nenhum elogio. Pelo contrário, são advertidos com muita severidade. Em 2Ts 3:10 temos uma repreensão dura: “Se alguém não quiser trabalhar, também não coma”.
     Certo rei propôs terminar com a classe pobre de teu reino. Decretou que todos os pobres, desempregados e súditos sem profissão fossem beneficiados com parte substanciosa do tesouro nacional. Foi então necessário aumentar os tributos sobre os que trabalhavam e produziam a riqueza do reino para distribuí-la com os que o rei considerava pobres. Com o passar do tempo, no entanto, percebeu-se que os pobres não diminuíram, mas os súditos preguiçosos e improdutivos aumentavam.
     Nem toda pobreza é resultado da preguiça; caso contrário, a Bíblia não nos instruiria a ajudar os pobres, mas pobreza jamais será desculpa ou justificativa para preguiça.
      Toda a nossa vida depende da bondade de Deus, mas ser preguiçoso é abusar dela. O sábio Salomão estava certíssimo em recomendar aos preguiçosos que fossem obsevar o procedimento da formiga para se tornarem sábios.
...............................................
Reflexão do dia para as nossas vidas
................................
Preguiça é falsa esperteza e tolice verdadeira.

0 comentários:

Postar um comentário