quinta-feira, 16 de agosto de 2012

VERDADE


VERDADE

Leia em sua Bíblia:1 Reis 22.1-18
"Cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo" (Ef 4.25).
A mentira é barata e distribuída aos montes, mas a verdade custa caro e pode até se tornar escassa. A mentira é popular e se faz notar em qualquer lugar. A verdade enobrece e dá formosura ao caráter. A mentira é pura armadilha que se arma contra quem a profere. A verdade é a melhor opção para quem busca viver em paz.
A mentira é o outro nome da bajulação, prática comum dos profetas que viviam aconselhando Acabe, rei de Israel. Eram quatrocentos profetas praticamente inúteis, pois só falavam aquilo que julgavam interessante e positivo. Não tinham palavra do Senhor, mas exibiam o título de profetas e, como tais, influenciavam as decisões. Como viviam de mentiras, preferiam o silêncio solidário para protegerem-se mutuamente. Mantinham o cargo mas não exerciam a função. A vida deles era uma mentira.
Alguns pensam que, no mundo de hoje, quem diz a verdade não sobrevive. Defendem a mentira disfarçada e momentânea como a única maneira de estabelecer relacionamentos duradouros. Mas parece que o rei Josafá sentiu-se inseguro no meio de toda aquela “armação profética” montada para que fosse à guerra contra a Síria, em aliança com Acabe. Estavam todos unânimes garantindo a vitória dos reis de Israel. – “Há mais algum profeta por aí?” – perguntou Josafá. Disse Acabe: – “Só mais um, mas não compensa ouvi-lo, porque só tem más notícias” - resmungou. Estava se referindo a Micaías, um verdadeiro profeta ou “porta-voz” de Deus. Perguntado, entregou a mensagem conforme recebeu e correu risco de vida, pois profetizou a morte do rei Acabe. Foi parar na prisão e viveu sob pressão por causa da verdade.
Qual tem sido seu preço por causa da verdade? Lembre-se que crucificaram Jesus porque disse que, na condição de Filho de Deus, também era Deus. Peça a Deus que o ajude a viver a verdade, o cartão de visitas do cristão.
.............................
Reflexão para as nossas vidas, hoje.
.............................
“Do mau caminho desvio os meus pés” (Sl 118:101).
.............................
A verdade pode incomodar, mas a mentira destrói”.

0 comentários:

Postar um comentário