quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 14



                          CRISTÃOS MADUROS
                    E INSTRUÍDOS NA PALAVRA- 14
                       ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                      ANDANDO NO ESPÍRITO
         .............................................................
                             ANDAR EM FÉ.

Para andarmos em fé e entendermos o padrão de vida no Espírito, precisamos compreender como foi o primeiro pecado. Quando Adão e Eva duvidaram da palavra de Deus então o problema da carne começou. Para a gente entrar na dimensão do espírito, devemos cumprir a primeira condição: andar em espírito implica em andar em fé. Se não andarmos assim, na estaremos andando no espírito.

Paulo, diz na Carta ao Romanos que os incrédulos não podem agradar a Deus (Rm 8:8). Logo, os carnais são também incrédulos. Carnalidade é sinônimo de incredulidade. Eles, os carnais, são facilmente percebidos, são incrédulos, indiferentes e insensíveis.

1.)-Fé é sinônimo de vida no espírito. 
Se alguém anda no espírito, invariavelmente ficará cheio do Espírito. Quando vemos alguém cheio do Espírito, sentimos algo diferente nele.
Quando bebemos e nos embriagamos do Senhor, algo parecido nos acontece, mas é algo que ninguém pode nos tirar. Não é uma alegria vinda de fora, de uma piada ou de um ritmo quente de uma música, é algo sublime, que vem de dentro, do espírito, algo permanente, um fogo do Senhor que queima dentro dos nossos corações, que torna ávida diferente e linda. Esse fogo é Deus presente em nós.

2.)-O que significa andar em fé? 
Andar em fé gera vida, pois implica em andar sob a Palavra de Deus. Implica em renunciar a estas três coisas: ANDAR POR VISTA – POR ESFORÇO PRÓPRIO e POR ENTENDIMENTO PRÓPRIO.
a)- Andar por vista.
“Visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (2Co 5:7). Andar no espírito é não andar por vista, mas por fé. A Palavra nos diz que o Senhor já levou nossas enfermidades na Cruz (Mt 8:17). O crente carnal é quem anda por vista. Devemos ter um olhar profético: andar pelo que cremos que será e não pelo o que o diabo quer nos mostrar.
b)- Renunciar ao esforço próprio – Todo carnal anda pelo esforço próprio. Se andarmos pela nossa força, não precisamos exercita a fé. Paulo diz em Hebreus 4:3b “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito”, os que andam no espírito andam no descanso. Nós somos como os barcos, o vento é o Espírito. Vejam que esse descanso não é lazer, não é retiro e nem férias. O descanso verdadeiro é poder dizer; “Senhor, és tu quem fazes, não eu. Não sou eu quem salva ou santifica; és Tu, Senhor”

Se andarmos em espírito, andaremos também em descanso.

c)- Renunciar ao entendimento próprio. Uns andam por esforço próprio, outros andam por vista e há também os que andam pelo seu próprio entendimento. Deus rejeita àqueles que fazem coisas que não O agrada, mas rejeita também aqueles que fazem coisas para agradá-lO, porém as fazem com suas próprias vontades, com o seu próprio entendimento.

Tem coisas, que não são erradas aos olhos dos homens, mas que são reprovadas por Deus. Todavia, não devemos ser escravos de códigos de conduta e normas de certo e errado.  O importante é aprender a andar no espírito.
Só há crescimento, quando Deus fala; as palavras podem ser boas, mas somente quando Deus fala há transformação e há vida. Viver na carne é andar pela força própria, pela vista e pelo entendimento próprio.

Andar em fé, pelo contrário, é andar no descanso de Deus, ignorar a vista e renunciar o próprio entendimento.
              .............................................
Próxima aula - ANDAR PELA CRUZ.

0 comentários:

Postar um comentário