quarta-feira, 24 de outubro de 2012

HELOQUENTE, MAS HUMILDE.


ELOQUENTE, MAS HUMILDE

Leitura: Atos 18:24-28 

“[Deus] Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho”. —Salmo 25:9

Admiro as pessoas capazes de articular suas crenças e persuadir outras com sua retórica. Alguns chamam a isso “o dom da loquacidade” ou “ter jeito com as palavras”. Outros chamam “eloquência”.
Apolo tinha esse dom. Lemos que ele era “eloquente e poderoso nas Escrituras” (Atos 18:24). Mas, embora ensinasse com precisão a respeito de Cristo, ele pregava somente sobre o batismo de João, que era um batismo de arrependimento do pecado (v.25; 19:4).
Apolo tinha conhecimento dos ensinamentos de Jesus, mas pode não ter sabido de Sua morte e ressurreição e que o Espírito já viera (Atos 2). Seu ensino era incompleto, porque ele não sabia sobre estar cheio do Espírito para ter poder diariamente.
Então, Priscila e Áquila — um casal amigo de Paulo — convidaram Apolo à sua casa para corrigir seu ensino. Embora tivesse muita cultura e conhecesse bem as Escrituras, Apolo aceitou com humildade a instrução que eles lhe deram. Como resultado, Apolo foi capaz de continuar seu ministério, mas com novo entendimento.
O Salmo 25:9 nos lembra que Deus “Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho.” Se tivermos um espírito de humildade, poderemos ser ensinados por Deus e ser usados para tocar as vidas de outras pessoas.
...................................................................
Reflexão para nossas vidas, hoje.
...................................................................
Não tenham medo daqueles que fazem mal ao corpo, mas nada podem fazer contra a alma; mas temam sim, àquele que pode; além de matar a alma, mandá-la para o inferno.
...................................................................
“O lugar da humildade é o lugar de poder”.


0 comentários:

Postar um comentário