sábado, 27 de outubro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 15C


                                               CRISTÃOS MADUROS
                      E INSTRUIDOS NA PALAVRA – 15-C
                             ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                              ANDANDO NO ESPÍRITO
...................................................
Continuação: “Andar Pela Cruz” – nº 15-B

4)- O Exemplo de Jesus.

Sabemos que na Cruz Deus resolveu todo o problema do homem: o problema da condenação, do pecado, do poder do pecado e do poder para viver a Sua vontade. Jesus não apenas morreu crucificado, Ele viveu uma vida de Cruz. Ele viveu a Sua vida pelo princípio da Cruz. E nós, devemos viver numa completa dependência de Deus. Não interessa mais se algo é bom ou ruim, correto ou pecaminoso, mas se realmente é a vontade de Deus.
O principio da Cruz é o processo da maturidade. Se falharmos em um aspecto, Deus vai repeti-lo até que sejamos aprovados. Na escola de Deus, ninguém pula a cartilha ou compra nota.

Em Jo 5:10; 5:30 e 8:28, vemos Jesus testemunhar claramente da completa dependência do Pai. Isso é o principio de Cruz em operação.

a.)Cristo aprendeu a submeter-se. A primeira grande tensão na vida do discípulo é a autoridade. A primeira lição deixada por Jesus foi a submissão. É muito fácil nos submetermos a quem sabe mais do que nós, mas como é difícil ser submisso a quem sabe menos. Isso exige renúncia de nosso orgulho, do desejo de ser reconhecido.

b.)Cristo teve um coração ensinável. Estar aberto para aprender com quem quer que seja é algo muito dolorido. Jesus foi batizado por João diante dos olhos de todos. Deve ser bastante constrangedor se colocar ao lado de pecadores para ser batizado.

c.)Cristo não agiu no entendimento e esforço próprio. Não é função nossa criar métodos próprios. Pela narração de João em: 5:19; 5:30; 8:28, podemos ver que Jesus fazia somente o que Deus mandava. O “Eu acho” ou “Eu penso” não havia lugar na vida de Jesus, como deve ser na nossa; mas deixar que Deus realize o seu querer e o seu executar através de nós. Devemos ter coragem de dizer, (com certeza), do jeito que Paulo disse em Gl 2:20 “Não mais eu vivo mas Cristo vive em mim”.

d.)Cristo não abriu mão do amor próprio. Aquilo que guardamos mais fundo em nós mesmos é o nosso amor próprio, o medo de sermos prejudicados, feridos, magoados e coisas semelhantes, que nos apavoram muito. Por causa do amor próprio, Jesus foi severo com Pedro. É o propósito de Deus é que alcancemos o nível em que abramos mão até da própria vida. “Quem amar a sua vida, perdê-la-á” (Mt16:25).

e.)Cristo aborreceu a glória humana. Jesus poderia ser coroado Rei de Israel (Jo 12:12-28) mas Ele preferiu a vergonha da Cruz. Se não abrirmos mão disso, seremos como os fariseus que faziam obras como o fim de serem vistos pelos homens.

f.)Jesus, sendo Senhor, serviu aos discípulos. “Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos” (Mt 20:28). Devemos servir com um coração perfeito e isso só acontece se renunciarmos a toda expectativa de retribuição à servitude.

g.)Jesus obedeceu completamente. O plano de Deus é que cheguemos, como Jesus, à completa obediência (Mt 26: 36-46). Deus não obrigou Jesus ir à Cruz. Jesus, por sua vontade, levantou e caminhou para lá. O princípio da Cruz não está relacionado com a questão do pecado propriamente dito, mas com aquilo que, mesmo não sendo pecaminoso, deve ser abandonado ou colocado em segundo plano.
Fazer o que Deus quer: essa é a questão.
.................................................................

Confia no Senhor. Ele te ama muito!
........................................................
Aguardem a próxima aula - Nº 16: 

ANDAR NO SOBRENATURAL

0 comentários:

Postar um comentário