sábado, 13 de outubro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - Nº 12


                         CRISTÃOS MADUROS
               E INSTRUÍDOS NA PALAVRA- 12
                 ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                PRINCÍPIO DE REVELAÇÃO
      ......................................................................

LOGOS E RHEMA

Ao lermos a Bíblia, os dois termos traduzidos como “Palavra” são: Logos e Rhema. Estes termos são vistos como sinônimos, porém, o Espírito Santo escolheu tais termos para nos mostrar a diferença que existe entre a “Palavra” escrita e a “Palavra” viva. Vejamos alguns exemplos bíblicos nos quais encontramos os termos: Logos e Rhema.

1)- LOGOS.

Logos é a Palavra escrita. É aquilo que Deus falou e que ficou registrado para a nossa orientação. Nela contem o que Deus falou anteriormente pelos profetas e por meio do Filho (Hb 1:1.2). Essa é a Palavra que ministramos. Não ministramos palavra de homens. A Palavra “Logos” aparece em todos estes textos que vos apresento. Busque-os em sua Bíblia. Jo 4:23; Jo 15:20; Jo 17:17; At 6:4: At 6:7; Fp 2:16: 1Tm 4:6; 2Tm 2:15; 2Tm 4:2; Hb 4:12; Hb 5:13; Tg 1:22; Cl 3:16.
Devemos ler, meditar e decorar essa Palavra. Esse conhecimento é fundamental, pois sem o conhecimento da Palavra escrita nunca chegaremos a experiência da Palavra viva (Rhema).
O logos é o fundamento do rhema. Primeiro é o natural, depois o espiritual. Primeiro, devemos ter a mente cheia do logos para que o Espírito Santo nos traga o rhema.
“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes e a palavra (logos) de Deus está em vós e já vencestes o maligno. (1Jo 2:14).

2)- REMA.

O rhema tem um significado muito diferente de logos. Enquanto logos é  a Palavra falada no passado e que se tornou escrita, o rhema é a Palavra que Deus está falando conosco pessoalmente, é aquela Palavra que está queimando em nosso coração (sensitivo).
O logos, a Palavra escrita, não pode nos alimentar. Somente o rhema pode nutrir o nosso espírito. Tanto logos quanto rhema são Palavra de Deus, mas a primeira (como já vimos) é a Palavra escrita na Bíblia, enquanto a última é a Palavra de Deus falada a nós em uma ocasião específica. O que está escrito no evangelho de João então não verdade? É a Palavra de Deus e continua sendo verdade, mas é logos e não rhema.

“A fé vem pelo ouvir (literal) e o ouvir pela palavra (rhema) de Cristo. (Rm 10:17).
Todo rhema é baseado no logos, mas também não podemos ter o logos sem o rhema.
“Aqui está a serva do Senhor (disse Maria ao anjo), que se cumpra em mim segundo a tua Palavra (rhema). (Lc1:38).
O que disse Simeão quando viu Jesus no colo de Maria? “Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo conforme a tua palavra” (Lc 2:29-31). Ele tinha o rhema do Senhor.
..........................................................

Próximo assunto - Aula nº 13
INCREDULIDADE, O PRIMEIRO PECADO.


0 comentários:

Postar um comentário