terça-feira, 2 de outubro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 7


                              CRISTÃOS MADUROS
              E INSTRIDOS NA PALAVRA-07
                ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
               PRINCÍPIO DE REVELAÇÃO
....................................................................................

g)- DISCIPLINA DO CORPO.

Para entendermos as funções do nosso corpo precisamos entender e compreender que: Deus vem de dentro (do nosso espírito) para fora, mas tudo que é do diabo vem de fora para dentro,de nossa alma.
Vejamos como ele age: primeiro ele procura entrar pelas portas da nossa alma, que são os sentidos do corpo. Ele sempre começa chamando a nossa atenção. “Ei! isso é bom, vai, faça”! Ele, tenta despertar o instinto básico do nosso corpo. Uma vez corrompidos pelo pecado (os instintos), tornaremos aliados do diabo.

O pecado acontece quando o nosso desejo se transforma em intenção. Devemos ofertar o nosso corpo a Deus e trazê-lo debaixo de disciplina.
................................................................

h) IMPLICAÇÕES PRÁTICAS.

Esta divisão entre espírito, alma e corpo, feita por Deus, atende a algumas finalidades. Uma vez que somos triúnos, cada parte exige uma atitude:

1.O espírito deve ser exercitado.

A obra de Deus em nosso espírito está pronta, daí dizer que o espírito está pronto. Todavia, assim como uma criança nasce perfeita, mas ainda precisa ser aperfeiçoada, o mesmo acontece, com o nosso espírito. “Que o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do senhor Jesus Cristo” (2Ts5:23b)

2.A alma deve ser transforma.

Esta transformação acontece pela renovação da mente. Mente renovada podemos conhecer a vontade de Deus.

3.O corpo deve ser disciplinado.

Paulo nos ensina a tratar duramente o nosso corpo,submetendo-o a servidão, para ser aprovado. “Não vos conformeis com esse século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.” (Rm 12:2a).

4.As três partes do homem e a salvação: 

ESPÍRITO-ALMA E CORPO.

*O espírito foi regenerado no passado. A obra está completa. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, o espírito está preparado mas a carne (alma) é fraca”. (Mt 26:41).

*A alma está sendo transformada no presente. A vontade de Deus é que a vida que está no espírito, transborde para alma a ponto de saturá-la.

*O corpo será glorificado no futuro. O ápice da obra de Deus é a manifestação dos Seus filhos na glória.
5.As três partes e o propósito de Deus.

*O corpo aponta para o Egito - O corpo é onde o pecado habita, portanto, não tem mais remédio.

*A alma aponta para o deserto – Depois de sermos salvos, precisamos nos perguntar se estamos vivendo do nível da alma ou do espírito. O nível da alma é lugar de aridez e falta de fruto. Viver pela Alma é viver no deserto


*O espírito aponta para Canaã – A boa terra (espírito) aponta para Cristo. Deus queria que Israel desfrutasse da boa terra assim como hoje Ele deseja que desfrutemos do Senhor Jesus. Sabemos que o Senhor habita em nosso espírito, daí entendemos que é no espírito que desfrutar dEle.

6.As três partes e a habitação de Deus.

a.O corpo aponta para o átrio. (parte interna do templo).

b.Alma aponta para o lugar santo. (a igreja, templo).

c.O espírito aponta para o Santo dos Santos. (Santuário interior, onde está Deus).

O apóstolo Paulo, na carta aos Hebreus, nos exorta a entrarmos ousadamente no Santo dos Santos (Hb 10:19). Mas onde está o Santo dos Santos hoje? A resposta é muito simples: em nosso espírito. É nele que está a Arca do Senhor e é a partir dele que Deus nos fala.

Observemos um rádio. Nele há um receptor. Ao sintonizar o rádio, o receptor capta as ondas eletromagnéticas que estão no ar. Assim acontece conosco. O nosso espírito é o receptor que capta as ondas espirituais que vêm de Deus. Nós sintonizamos o nosso espírito corretamente quando temos um espírito quebrantado, contrito e aberto a Deus.
...............................................................
    Vem aí aula – Nº 08–A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO 

0 comentários:

Postar um comentário