sábado, 22 de março de 2014

AULA DA DA E.B.S - TIAGO 10/17

AULA DE E.B.S. –  TIAGO 10/17.  

EDITADA NOS SÁBADOS –

Dia: 22/03/2014.

TÍTULO: A VERDADEIRA SABEDORIA.

Texto básico: Tiago 3:13-18.

Texto devocional: Jó 28: 12-28.

Autor: Pr. Esli Pereira Faustino.

Versículo-chave: “E disse ao homem: Eis que o Temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento” (Jo 28:28).
                          
                          INTRODUÇÃO

Gastamos a maior parte do nosso tempo em coisas tolas! Somos advertidos a não levar a vida na insensatez (Ef 5:14-17), mas resgatar o tempo precioso que o Criador nos concede generosamente (Sl 90:12).
O autor marxista Milan Machovec diz que: “a maioria dos homens sofre do vazio da vida e procura compensá-lo indo de um divertimento a outro, de uma atividade a outra, e ainda assim não cessam de lamuriar porque não se livram do vazio e do tédio”. Essas pessoas vivem sem o diálogo interior, forma que o referido autor encontrou para falar da ausência da oração e da fé (o que produziu “homens em si mesmos”), coisa que o materialismo tirou das pessoas ao tirar-lhes a idéia de Deus e a possibilidade de contá-lo pela oração.
Paulo diz que o cristão acha na oração um caminho de sabedoria ao receber o auxílio do Espírito Santo em suas intercessões e pode chegar a Deus pelo diálogo interior. Desta forma entendemos a vontade de Deus para nossa vida (Rm 8:26-27; Tg 1:5).

I-CARACTERÍSTICAS GERAIS DA SABEDORIA.
Vista a sabedoria como uma forma de conhecimento da realidade, podemos afirmar que só Deus tem a autoridade e a plenitude da sabedoria. O primeiro homem Adão, deveria contentar-se em ter um conhecimento parcial de Deus e não tocar na árvore da ciência do bem e do mal.

A visão pessimista realçada no livro do 
Eclesiastes  está fundada na limitação humana para compreender os caminhos de Deus   e entender o sentido da vida. Fazê-lo é achar a sabedoria. Em Jó, o entendimento, isto é, a sabedoria está em discernir e fugir do mal, através da submissão a Deus. O mal é visto como um elemento que turba sabedoria. Os sábios recebem o carisma que garante a atuação dos mortais e desta forma se habilitam a serem conselheiros respeitados, inclusive nas cortes. O sábio é alguém bem sucedido.
Segundo J.J. Allmen, quem decidiu ouvir a voz da sabedoria deve lembrar três coisas.

1.A sabedoria é prudência; isto é, a procura de equilíbrio, da moderação, o horror a excessos, conforme ensina os Provérbios. Ao mesmo tempo, ser sábio é dar mostras de discernimento nas escolhas das relações e guardar reservas em todas elas, incluindo as matrimoniais (Pv 10:19; 11:13; 17:27).
2.O sucesso na vida não pode ser alcançado de qualquer jeito; portanto, não há sabedoria fora do respeito ao outro e aos bens alheios (Pv 1:13; Jó 24:2). O adultério não é condenado pelos dissabores que o acompanham, mas pela violação de um vínculo estabelecido por Deus. Desprezar o pobre é também um insulto a Deus (Pv 14:31).
3.A sabedoria possui um fundamento religioso (Sl 111:10; Jó 28:28; Pv 14:31). A religião não gravita propriamente no culto, mas nas atitudes amadurecidas, no temor devido a Deus e a manutenção de uma atitude obediente e humilde diante do Criador.

II-A SABEDORIA TERRENA SEGUNDO TIAGO.
As coisas descritas na Bíblia como origem terrena estão ligadas ao primeiro homem que intenta apossar-se do conhecimento divino pela sugestão do maligno (1 Co 15:47-48) e acaba por prejudicar a compreensão das coisas espirituais (Jo 3:12,31) e leva os homens ao apego às coisas terrestres (Fp 3:19).
A sabedoria terrena é descrita como animal ou natural, isto é, pertencente à vida que homens e animais compartilham indistintamente. Não é sabedoria para o ser humano racional descer ao nível do animal. Se o homem fosse apenas animal, Deus o teria prendido no jardim do Éden com uma cerca de arame farpado, em vez de dar-lhe uma ordem por palavras. Deus deu uma ordem e esperava uma contrapartida (Gn 2:15-17). Paulo diz que o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus (1Co 2:14), por isso o corpo natural precisa ser resgatado no dia da ressurreição final (1Co 15:44,46) e liberto da força dos sentidos (Jd 22-23).
Finalmente, a sabedoria terrena é descrito como demoníaca. Assim como o Espírito Santo convence para o bem e a santidade, o diabo procura convencer o homem a praticar o mal e a justificar as suas coisas erradas. “A voz do inimigo pode ser violenta e ameaçadora, mas pode também ser doce e sedutora. É algumas vezes persistente e grosseira, mas pode também ser angélica. Sabe adaptar-se a cada caso e a cada situação, pode variar o tom e os matizes” (Alexander). Manifesta-se também em forma de indução persuasiva ao erro e ao pecado (Mt 3:7; Lc 3:7; 1Co 10:19-22).

III-A SABEDORIA DO ALTO SEGUNDO TIAGO.
A sabedoria do alto tem as seguintes características: é pura, tratável, pacífica, indulgente, plena de misericórdia, imparcial, sem fingimento e cheia de bons frutos. Paulo diz aos Coríntios que há impurezas da carne e do espírito (2Co 7:1). É fácil entender o conceito de impureza da carne, mas o que é impureza do espírito? Não é o espírito uma substância pura, imune ao mal? A impureza do espírito consiste na falta de integridade moral e espiritual. Segundo Paulo, é fácil contaminar o espírito com doutrinas do mundo espiritual caído, pois esse é o assunto do contexto da passagem (2Co 6:14-18). Não é sabedoria misturar a justiça com a iniqüidade, a luz com as trevas. Cristo com o maligno, Deus com ídolos, etc. Eis as impurezas do espírito!  As contaminações!
As demais qualidades da sabedoria assim são postas: promove a paz em lugar de conflitos, dá capacidade ao cristão de submeter-se aos maus tratos, sem ódio ou malícia, aguardando na justiça de Deus, e produz frutos de justiça.
                           
                            CONCLUSÃO
Pelas características gerais descritas e os aspectos particulares da sabedoria, podemos concluir que a verdadeira sabedoria é antes de tudo um conceito prático, é um conhecimento que não nasce da especulação, mas da experiência. Geralmente, os idosos a possuem porque já passaram pelo curso da experiência, por isso podem oferecer bons conselhos.
Desta forma a ministração da justiça no antigo Israel era feita por um grupo de anciãos, pessoas experientes que ocasionalmente se transformavam em juízes e julgavam em lugar público, à porta de entrada da cidade (Rt 4:1-2).
A sabedoria em sua essência é o respeito ao Senhor e o levar Deus a sério, obedecê-Lo aqui na terra, pois do contrário terreno de nos defrontar com Ele no dia do juízo (Hb 4:13; 11:6).

...................................

Que Deus abençoe hoje e sempre.
Erleu Fernandes da Cruz.

0 comentários:

Postar um comentário