quarta-feira, 19 de março de 2014

CURSO DE DISCIPULADO - MÓDULO Nº 1 -"A".

*CURSO DE DICIPULADO  - MODULO -1.A
**O QUE É DISCIPULADO?

Antes de começarmos na casa de Deus, nós precisamos ter o modelo e as explicações a respeito de como edificá-la. Uma das causas de frustrações em muitas das obras, nestes dias, é que queremos fazer muito, mas sem o entendimento claro de como fazer. Queremos unidade, avivamento, formação de líderes, discipulado, mas não sabemos nem por onde começar. O objetivo deste curso é estabelecer com clareza as bases da visão do discipulado de forma prática, simples e dinâmica, dando a todos a capacidade de ingressar na visão dada por Deus à nossa igreja.

Então, o que é discipulado?
Podemos dizer que são vínculos íntimos, sólidos e entranháveis entre duas pessoas: discípulo e discipulador. O discípulo dever ser aberto, maleável, tratável e ter desejo em se formar em Deus. Ele escolherá seu discipulador direcionado por sua liderança. Alguém cuja vida cristã global seja totalmente aprovada (previamente discipulado), para levá-lo a uma posição mais elevada em Deus, de aprendizado da Palavra e da vida.

E, o que não é discipulado?
-Não é uma classe cheia de alunos e um professor à frente.
-Não é um relacionamento de aconselhamento esporádico.
-Não é um relacionamento entre uma pessoa inexperiente com uma mais experiente, onde se reúnem para fazer um estudo bíblico; também não é discipulado uma programação pré-estabelecida de estudo, formação teórica ou teológica.


Porque nada disso é discipulado?
Porque o cerne do discipulado não consiste em programação humana, baseado por talentos carismáticos de determinado líder, e sim de vínculos fortes em alguém com o coração ensinável e um discipulador aprovado. O centro do discipulado são vínculos, ligaduras no Espírito, alianças entranháveis – compromisso de submissão de andar na luz e se deixar tratar. Esse vínculo é a evidência de que aceito o desafio de andar na luz com alguém, e “herdar” o seu manto”, submeter-me a ele e abrir mãos dos meus conceitos errados.
O que vemos em Tiago 4:10? “Humilhai-vos diante da potente mão de Deus”. É um convite a servirmos, honrarmos e nos submetermos uns aos outros, e não reivindicarmos. Para termos unção, poder, autoridade e revelação é preciso humilhar e renunciar.

*Vejamos três tipos de relacionamentos de Jesus.
=Jesus e a multidão: João 6:2 “Seguia-o numerosa multidão”. Jesus nunca priorizou. A prioridade de seus vínculos que ele desenvolvia era com os seu discípulos. A multidão só queria Jesus pelos seus milagres, não para conhecê-lo. Quem não é conhecido não é confiável.

=A massa que é levada por seus ídolos, vai e vem com facilidade. Nós, temos que conhecer os irmãos que fazem parte da multidão em nossa igreja, pra não cobramos compromissos de quem não os quer ter. Grande parte dos que seguiam Jesus se afastaram dele, se voltaram até contra ele. Porquê? Porque não o conheceram profundamente, era assim um relacionamento esporádico e distante.

=Há pessoas que são convertidas, salvas, batizadas, mas que não tem nenhuma aliança com a igreja local e não se deixam tratar e demonstrar o interesse. O que fazem é se manterem distantes e sem compromissos, esses, são exemplo de multidão. Eles não possuem sequer compromissos de participarem assiduamente dos cultos; e, como são eternas crianças, são conservadores, materialista e problemáticos. São crentes que devolvem o dízimo, tem uma conduta de crentes, mas se acostumam com aquele relacionamento superficial na casa de Deus. Cristãos assim, vivem altos e baixo em suas vidas de crente.
..............................................
Amigos e irmãos, na próxima quarta-feira dia 26 daremos seqüência a este estudo sobre DISCIPULADO. Postaremos a conclusão do módulo Nº 1 A. Fiquem com Deus e tenham saúde e paz.
NB: Esse material escrito sobre Discipulado será postado as quarta, após a mensagem do dia. DEUS TE ABENÇOE.
                ............................................
Postagem para o blog do: Erleu Fernandes da Cruz

            www.jerusalemeaqui.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário