domingo, 30 de março de 2014

FÉ VITORIOSA (E.P.O.)

                       FÉ VITORIOSA

Tiago 1:2-8 - “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.  E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.  Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.  Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor;  é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. “

FÉ VITORIOSA
          
O livro de Hebreus, capítulo 11:6 evidencia a importância da fé na nossa relação com Deus:  “De fato, sem fé, é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”
Mais do que um imperativo e uma convocação para crermos, é uma demonstração de como a fé é fundamental nas muitas práticas do dia a dia. Sem fé somos nada, sem fé não é gerada a esperança em nós, sem fé não conseguimos nada, sem fé andamos sem rumo, sem destino, sem Deus.
A fé visualizada por Deus para seus filhos não é uma fé qualquer e nem faz parte do objeto da atividade humana, ou da ação do homem, mas  expressa credibilidade na existência de um Deus presente, vivo, que se importa com suas criaturas, e que sustenta todas as coisas pelo seu poder e pelo seu braço forte.“Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, os cumes dos montes lhe pertencem. Dele também é o mar, pois ele o fez; as suas mãos formaram a terra seca. Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador; pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz.” Salmos 95:3-7
            Jesus exorta o apóstolo Pedro que ficara estupefato quando viu que a figueira que ele amaldiçoou havia secado: “ …Tende fé em Deus”. Mc 11:22  Passando então a discorrer a Pedro da importância da fé para fazer grandes obras, e até remover montes. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.” Marcos 11:23-24

 1.   A fé é testada pelas circunstancias adversas de nossas vidas:

  • Nas provações. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.”  Tg 1:2,3, “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” Tg 1:12

  • Nas orações. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.” Tg 1:5,6, “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” Tiago 4:3

  • Nas tentações. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. Tiago 1:13-15

  • Na santidade para com Deus. Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.”  Tg 1:19-21

  • Nas nossas conversações diárias. Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo.” Tiago 1:26; “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Tiago 3:2

  • No julgar nosso próximo. Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.” Tiago 2:1,  ” Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?” Tiago 4:11-12

2.    O fundamento maior da fé são as obras de caridade e de misericórdia.“De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.” Tiago 2:14-1

 A DÚVIDA GERA DERROTA
Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor;  é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. “ Tg 1:6-8
Definição de dúvidas: Dúvida (derivado do latim dubitare) é uma condição psicológica ou sentimento caracterizado pela ausência de convicção opondo-se à crença/fé e ao saber. Ela é a incerteza ou desconfiança em relação a uma ideia, um fato, uma ação, de uma asserção ou de uma decisão. Para que se estabeleça a dúvida em geral é necessária uma noção de realidade do fato em que existe a suspeita, e isto pode adiar a decisão de ações relevantes ao fato, pois podem estar incorretas ou incompletas.

Segundo Dr Champlin: “Assim como a fé é fundamental à atitude religiosa, assim também a dúvida revela defeito na vida espiritual, falta de outorga da alma a Cristo, carnalidade e debilidade espiritual. Tal pessoa fez pouquíssimo progresso espiritual: seus conceitos são apenas palavras estéreis, e não experiências do homem interior. Suas orações são egoísticas e ineficazes.”

O Apóstolo Tiago usa uma metáfora para conceituar aqueles que duvidam na hora de pedir alguma coisa a Deus. “ … quem duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.” Ou seja,  a onda do mar não tem vida própria, nem destino, mas é impelida e agitada ao sabor do vento, que lhe comanda.

Lembrei-me de outro texto de Efésios 4:14 que fala sobre a importância dos diversos ministérios na vida igreja, (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, e mestres) para se evitar que muitos crentes  sejam “…como meninos (na fé) agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, e pela astucia com que induzem ao erro.”
Tiago fala das consequências geradas pelo que duvida:
-  Quanto a sua oração: Não alcançará do Senhor coisa alguma.
      – Quanto ao caráter: Homem de ânimo dobre (dividido), inconstante em todos os seus caminhos.

CONQUISTANDO O IMPOSSÍVEL
“Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz (Bem-aventurado)  naquilo que fizer.” Tiago 1:25  
O apóstolo Tiago fala da possibilidade de conquistarmos o impossível. Algumas dicas são claras em seu livro, sobretudo quando se refere ao pedirmos sabedoria de Deus. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” Tia 1:5
A sabedoria que vem de Deus é manifesta em nosso modo de agir, nosso proceder no dia a dia, e sabemos que muitas consequências  que colhemos no presente, são reflexos de  decisões erradas que tomamos no passado. Em outras palavras decisões não sábias: “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.”  Tiago 3:13 “Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.” Tiago 3:17
           
No livro de provérbio 1:7 fala que o principio da sabedoria é o temor do Senhor. Por outro lado o apóstolo Tiago nos dá conselhos para conquistarmos o impossível, ou como ele mesmo disse: ”… não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz (Bem-aventurado)  naquilo que fizer.” Tg 1:25
            1.   Pedir sabedoria de Deus. Tg 1:5
            2.   Crer nas promessas de Deus. Tg 1:6
       
3. Obedecer à Palavra de Deus. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” Tiago 1:22-25
         
4.  Cumprir a palavra empenhada. “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:12; 5:12
       
5. Ser paciente e se fortalecer até a vinda de Cristo. “Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima.” Tiago 5:8
       
Em sua carta, o apóstolo Tiago nos ensina  sobre a fé vitoriosa, a dúvida que gera derrota e que não pode fazer parte da nossa vida. E aprendemos também sobre como conquistar o impossível. A carta é de uma exortação singular, a fé que temos em Deus deve ser demonstrada com atitudes  que evidencia uma verdadeira transformação na prática do dia a dia, tanto em relação a Deus, quando nos prostramos perante Ele, quanto ao próximo, quando vemos  suas necessidade materiais e prestamos auxílio.

OREMOS: Deus Pai Todo Poderoso, que as nossas vidas, Senhor, sejam pautadas pelo cumprimento dos vossos mandamentos. Sozinhos não conseguimos! Ajuda-nos Pai, a termos mais interesse de sermos mais úteis àqueles que precisarem de nós. Assim teremos mais vitórias sobre as nossas obras. Vos oramos em nome de Jesus. Amem.
..............................

Mensagem Dominical Postada no Blog Jerusalém é Aqui" - 30/3/2014.

0 comentários:

Postar um comentário