terça-feira, 26 de julho de 2011

BOAS LEMBRANÇAS


Leia em sua Bíblia: Gênesis 41.50-52


“Lembro-me também do que pode me dar esperança” (Lm 3.21).


A memória é um presente de Deus. Nela você tem registrados todos os fatos, situações e informações obtidas ao longo de sua vida. De grande parte delas você nem se lembra, mas estão lá! Parte da memória guarda as lembranças boas e ruins - as boas queremos salvar e ainda fazer uma cópia de segurança delas para jamais perdê-las, já as ruins... por mais que as tentemos apagar, às vezes surgem como se fossem vírus destruidores na tela da nossa memória.
Lembranças ruins não faltavam a José: cenas de quando fora vendido por seus irmãos, da caravana que o afastava de sua terra, levando-o para um país estranho, dos anos em que ficou preso injustamente no Egito, da saudade que sentia de sua família. Nada disso pôde ser apagado da sua memória. Mas ele também tinha boas lembranças: a presença constante de Deus, o reconhecimento, sua inteligência, os filhos, os suprimentos para os tempos de escassez, seu importante cargo. José deu nomes aos seus filhos que tinham a ver com os momentos de sua vida: lembravam-no da superação do sofrimento e também de sua vida bem-sucedida no Egito. Ver seus filhos era como ver sua própria história e a ação constante de Deus nela.
Não temos como apagar nossas memórias por um simples ato da vontade, pois elas são marcos de fatos que nos tornaram o que somos hoje. Mas temos como superar a dor que muitas nos trazem. O versículo em destaque traz um ensino sábio de Jeremias: acessar a memória e abrir os arquivos apenas daquelas coisas que podem produzir esperança – elas nos fazem olhar para frente e avançar e também lembram dos marcos da ação de Deus em nossa jornada. Se há dores no seu passado, deixe-as aos cuidados terapêuticos de Deus; não se alimente delas. Ao contrário, contemple e relembre tudo aquilo de bom que ele já realizou e ainda vai realizar em sua vida e em sua história. Gratidão pelo bem vivido e o mal superado é ótima para limpar a memória.

..............................

Reflexão do dia de: Erleu Fernandes

(Passando férias em Cabo9 Frio – RJ)

........................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário