sexta-feira, 8 de julho de 2011

ORAÇÃO E TRABALHO

Leia em sua Bíblia: Êxodo 17.8-16


“Escolheu doze ... para que estivessem com ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios” (Mc 3.14-15).


Muitas vezes estamos tão concentrados em algo que não conseguimos enxergar, como dizemos, o outro lado da moeda. Os mais ativistas trabalham tanto que se esquecem de orar. Trabalham desde cedo até tarde, usando o ditado: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Estes esquecem que a ajuda de Deus não é automática, só porque trabalhamos. No outro extremo estão os que ficam horas orando, não fazendo nada mais, como se a oração em si garantisse a vitória. Não sou contra a oração, de forma alguma; apenas chamo a atenção para a necessidade de equilíbrio entre oração e trabalho.
Na leitura bíblica de hoje, Moisés, Arão e Hur oram a Deus pela vitória, enquanto Josué e o exército lutam na batalha contra os amalequitas. Orando e lutando ao mesmo tempo, Israel obteve a vitória.
No versículo em destaque, Jesus escolhe seus apóstolos: 1º) para que estivessem com ele – em comunhão e oração; 2º) para enviá-los a pregar e expulsar demônios, ou seja, para que fizessem a obra de Deus. Portanto, a oração e o trabalho estão juntos.
Alguns cristãos mais contemplativos são capazes de passar horas em oração, mas não fazem nada para resolver seus problemas. A estes digo: a parte que lhe cabe é você quem vai ter de fazer - Deus não vai mover uma palha por isso. Por outro lado, também erra quem trabalha como se fosse responsável sozinho por transformar o mundo.
É como um barco a remo: se remarmos só de um lado, vamos girar ao redor de nós mesmos, não indo a lugar nenhum, seja qual for o lado em que estejamos remando. Por isso, o que Deus espera de nós é que gastemos um tempo com ele em oração, mas também façamos nosso trabalho. Isso vale para qualquer área da vida. Este é um princípio divino presente na Bíblia, do começo ao fim. Oração e trabalho são para o cristão como as duas asas para o avião.
............................
Reflexão do dia de: Erleu Fernandes
(Passando Férias em Cabo Frio-RJ até 31/7)
............................
Fonte: Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário