quarta-feira, 20 de julho de 2011

RASGUE

RASGUE

Leia em sua Bíblia: Joel 2: 12 – 18.

“Vocês são como sepulcros caiados: Bonitos por fora mas por dentro estão cheios de ossos e todo tipo de imundícies” (Mt 23:27b).

Deus enxerga e conhece o nosso coração (o nosso íntimo). Por isso podemos ter certeza de que para ele o mais importante não é o que mostramos por fora, mas o que nos move por dentro. Jesus Cristo acusou os fariseus e mestres da lei, grupo religioso de sua época, de hipocrisia. A eles se aplicava aquela famosa frase: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Externamente se mostravam pessoas fiéis e piedosas, mas em seu interior as coisas não estavam em ordem com Deus. Gostavam de mostrar para as pessoas como eram corretos diante das leis de Deus e apontavam os erros dos outros. Mas o problema é que tudo não passava de aparência: pareciam verdadeiros servos do Senhor, mas por dentro estavam cheios de maldade e erros não resolvidos.
O texto de hoje também mostra o perigo de hipocrisia. Havia entre o povo de Deus a prática de rasgar as vestes em sinal de luto, desespero ou aflição. Mas isso também poderia se tornar uma atitude hipócrita se não fosse feito com sinceridade, mas apenas um ritual se significado. Poderiam lamentar sua situação sem perceber que a causa estava neles mesmos – em sua desobediência a Deus. É por essa razão que o profeta afirma que não quer que o seu povo rasgue as suas roupas, mas o seu coração. “Rasgar o coração” é uma prova sincera de que estamos profundamente arrependidos pelo que fazemos de errado perante Deus. Significa reconhecer o nosso mau caminho lá no íntimo (Onde só Deus saberá que precisamos de sua ajuda para restaurar a nossa vida) e mudar de direção. É essa atitude que agrada ao Senhor, e não uma demonstração pública de piedade. Para Deus a prova de que você não aceita as atitudes que não condizem com a sua Palavra é ser o primeiro a reconhecer que comete erros e que precisa da ajuda de Jesus Cristo a cada dia. Deus não quer aparência de piedade, mas um coração sincero.
.............................
Reflexões de: Erleu Fernandes
(Passando férias em: Cabo Frio-RJ
............................
Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário