sexta-feira, 15 de julho de 2011

DUVIDAS

Leia em sua Bíblia: João 20:24-31.

"A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Cristo". (Rm 10:17)

A dúvida nos leva a buscar algo que seja de confiança. Porém, quem tende a sempre sempre duvidar terá problemas. Prefere nunca provar algo um pouco estranho; dificilmente aceita novidade. Soubemos de alguém que já com bastante idade nunca visitara uma cidade vizinha. Seria o seu medo de deparar com pessoas estranhas ou situações diferentes? Quem duvida exige evidências. Na leitura de hoje, Tomé reclama provas. Talvez não queria encarar a verdade de que ele, como os outros dez, também não assimilara os frequentes recados de Jesus de que ressuscitaria no terceiro dia. Talvez se sentisse superior - ele, Tomé contra seus dez companheiros! Então Jesus deixa passar uma semana para ele refletir e então lhe aparece. Você sabe porque Deus nos deu a Bíblia? Foi para nos infirmar sobre sí, para confiarmos nele. Cuidado com essa exigência de "ver para crer" - com uma fé baseada em sinais, que considera justificável duvidar de Deus na falta de algo visível ou palpável. Já no primeiro século, mensageiros de Jesus como Paulo enfrentava dois extremos. "Os judeus podem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos Cristo ressuscitado!( 1Co 1:22-23).
Uns queria ver, outros debater. Mas a base das mensagens era que o Evangelho destinado era gerar por si só confiança no Salvador, segundo o versículo em destaque. Terminado o caso de Tomé, o escritor João acrescentou que escreveu tudo para que creiamos "que Jesus Cristo é o Cristo, o Filho de Deus, e, crendo, tenhamos vida em seu nome" (Jo 20:31). Aceite a simples palavra Deus como a única base da sua fé, continue a firmar-se numa promessa da Palavra de Deus e vá em frente, confiando na fidelidade de Deus. Você não será o primeiro a ter sua confiança. O desafio de Cristo é crer para ver - e quem o assume não se decepciona.
........................................
Reflexão do dia de: Erleu Fernandes.
........................................
Férias em Cabo Frio - RJ.

0 comentários:

Postar um comentário