sábado, 2 de julho de 2011

SEJA HOMEM

Confirme em sua Bíblia: 1 Reis 2: 1 – 4.


“Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele a ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos dos mortais . Coragem, pois, e sê homem! Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prospere em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores; para que o Senhor confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o meu caminho, para andares diante de minha face fielmente, de todo o teu coração e de toda a sua alma, nunca te faltará sucessos ao trono de Israel”.


Conforme vemos no texto acima, o rei Davi, pressentindo o momento de sua morte, deu instrução ao seu filho Salomão, que haveria de o trono. Salomão tinha razões para ficar assustado e precisar de palavras de ânimo: não só que podia perceber a proximidade da morte de seu pai, o que é certamente um abalo emocional, Omo porque depois, jovem como era, teria que assumir o trono de Davi, com todas as suas responsabilidades. Diante de tal situação é comum ouvir o conselho: “Seja homem e agüente firme”! É uma exigência de maturidade para enfrentar a situação. No caso do rei Davi, ele ainda deu instrução mais detalhada a Salomão no sentido de que a sua conduta fosse fiel e obediente aos mandamentos de Deus. Esta seria a condição para que o seu reino permanecesse firme.
Pressões como estas podem sobrevir à nós também, mas nossa situação é bem melhor desde a vinda de Jesus. Quando Marta e Maria enfrentaram a morte de seu único irmão Lázaro, Jesus aparece quatro dias após o sepultamento do amigo e encontra suas irmãs em prantos e desconsoladas. Neste cenário Jesus disse as célebres palavras: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente” (Jo 11:25-26). Portanto, se você crê em Jesus Cristo, pode até chorar diante de uma situação difícil, mas assuma a sua posição de um filho ou filha de Deus. Saiba que você tem por Pai o grande Deus e Senhor de todo o Universo, que apesar de todas as circunstâncias está no controle, e diz assim: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito o humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito” (Is 57:15). Com Jesus, o desespero com as pressões e dificuldades da nossa vida transforma-se em maturidade. P.D.

0 comentários:

Postar um comentário