quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


ESQUEÇA!

Leia em sua Bíblia: Isaias 43: 18-25.

Eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados (Jr 31:34).

     Nossa memória é uma maravilha da criação, mas às vezes ela também nos passa uma rasteira. Dias desses esqueci de novo coisa importante e – é claro – o resultado trouxe alguns inconvenientes.
     Esquecer sempre é ruim – ou não? Pois é: nem sempre!
     Bom? Então seria bom se Deus nos esquecesse? Não – não foi isso que eu disse. Aliás, Deus prometeu que nunca se esqueceria de nós (veja Isaias 49:15). Estou falando de um outro esquecimento. Você deve ter passado por aquele alívio quando alguém lhe diz “Ora esqueça”! a respeito de alguma dívida, ou obrigação sua. A tal pessoa decidiu, por bondade, assumir ela mesma o ônus que cabia a você e liquidou o assunto – e não haveria razão para pensar nele, nem para você nem para ela.
     Em escala muito maior este é o tipo de esquecimento bom que Deus nos oferece. No texto da Bíblia que você leu hoje, ele age desta forma: manda esquecer o que ficou para traz, porque ele também não pretende lembrar-se mais de como nós o ofendemos. O motivo é que, tal como no exemplo acima, ele mesmo, Deus, assumiu todo o nosso ônus na pessoa de Jesus Cristo: “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o Medeiro, a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curador” (1Pe 2:4). Agora não só ele esquece as nossas culpas, como também permite à nós esquecê-las e viver em paz com ele, seguindo o exemplo do apóstolo Paulo quando diz: “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:3b-14).
      Pare de cansar-se carregando o peso morto de sua culpa – descarregue-a em Jesus Cristo e então use as forças que Deus lhe deu para levar uma vida que vale a pena – de acordo com os propósitos dele. Deus perdoa e esquece. Esqueça também.
...................................
Reflexão de: Erleu Fernandes.
.....................................
Creia em Deus e confie nele.

0 comentários:

Postar um comentário