quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


ONDE DEUS MORA?

Leia na Bíblia: 1 Timóteo 6: 15b-16.

“Será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí”!  (2 Cr 6:18).

      Porque será que temos o hábito de olhar para o céu quando pensamos em Deus? Dentro de aviões, as pessoas conseguem enxergar mais o céu do que vemos daqui de baixo – mas não encontram Deus. Onde ele mora? Nem mesmo os astronautas, quando viajam pelo espaço, conseguem ver a Deus. Não adianta, o homem pode voar até o infinito e não encontrará a casa de Deus.
      No texto de hoje, lemos que ele mora na luz, num lugar impossível de alcançar. Não é nos templos, como pensam alguns. Salomão construiu um dos mais belos de todos os tempos, mas tinha consciência de que nenhum edifício poderia “conter” Deus (veja o versículo em destaque). Alguns chamam a igreja de “casa de Deus” – mas quantas casas ele teria? Moraria um pouquinho aqui, amanhã ali e depois em outro país. Deus não tem uma casa, porque ele não tem um corpo material como nós. Ele não precisa de quarto, sala, banheiro, cozinha... Ele é onipresente – pode estar em todo lugar ao mesmo tempo, pois não é limitado pelo espaço. Aliás, não é limitado por nada. (Só Deus é onipresente, está em todo lugar ao mesmo tempo, nenhum santo ou alma de pessoa alguma; sequer podem sair do céu, se é que foram pra lá).
      Como não tem corpo, também não pode ser visto. Moisés tinha uma amizade tão íntima com Deus que pediu para vê-lo, mas nem ele pôde. Deus permitiu que ele visse apenas uma parte de sua glória, explicando que ninguém pode vê-lo e continuar vivo (Ex 33:20). Que Deus tremendo é esse? Mas então, como faremos para chegar até ele? Não pode ser fisicamente, mas isso não significa que seja inacessível. Ele se deixa encontrar! E está mais próximo do que imaginamos. A única forma de conhecer Deus e chegar-se a ele é com nosso próprio coração. Ele ouve nosso chamado e nos atende, onde estivermos. Ele não tem casa, mas escolheu morar em nós, se entregarmos nossa vida a ele. Então, Deus já tem um lugar especial em sua vida? Aproxime-se de Deus e ele virá morar com você. Deus é maior que o Universo, mas quer morar em nosso íntimo.     
..............................
Reflexão de: Erleu Fernandes;
E-mail: erleu_cruz@hotmail.com
...............................
Fonte: Pão Diário.


0 comentários:

Postar um comentário