quarta-feira, 7 de dezembro de 2011


MEDO

Leitura bíblica: Deuteronômio 18: 15-20.

“Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor do Exércitos”! (Is 6:5).

      Você já teve medo de se aproximar de alguém? Posso imaginar que sim. Isso também já aconteceu com o povo de Israel. O medo deles não era de uma pessoa qualquer, mas de Deus. No texto indicado para leitura, Deus menciona o pedido que o povo de Israel lhe fez. “Não queremos ouvir a voz do Senhor, do nosso Deus, nem ver o seu grande fogo, se não morreremos”! (v.16).
      Esse pedido aconteceu por ocasião do momento em que Moisés recebeu do Senhor os Dez Mandamentos. “Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som das trombetas e o monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância e disseram a Moisés: “Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos” (Ex 20:18-19). Esse pedido pode nos parecer estranho, mas devemos lembrar que Deus é santo e o povo é pecador. Santidade e pecado não podem conviver. Por esse fato, o ser humano não é aceitável diante de Deus. No Antigo Testamento temos o relato de que apenas algumas pessoas podiam se aproximar da presença de Deus, mas era necessário obedecer a um ritual de purificação e só depois eles podiam comparecer diante do Senhor. Quando nos aproximamos de Deus percebemos o quanto somos pecadores. Percebemos diante da sua santidade que a única coisa que merecemos é a morte e o castigo eterno. A própria palavra de Deus nos diz que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23).
      A boa notícia é que Deus ofereceu seu Filho em sacrifício pelos nossos pecados ao mundo, para vivermos por meio dele. “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós; em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1Jo 4:9-10). Portanto não há mais necessidade de sacrifícios e nem de ter medo ao nos aproximarmos de Deus. Podemos nos aproximar do seu trono com toda confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontramos graça que nos ajude no momento da necessidade: “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4:16). Não há mais motivo de ter medo de Deus: Jesus tomou sobre si o nosso pecado.
..........................
Reflexão de: Erleu Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário