sábado, 31 de dezembro de 2011


TIAGO-16

AULA DE E.B.D. – 16/17.  
EDITADA NO SÁBADO – DIA 29/12/2011.

TÍTULO: JURAMENTO E ORAÇÃO.
Autor: Pr. Vanderli Alves Neto.
Texto Básico: Tiago 5:12-18.
Texto devocional: Mateus 6:5-15.
Versículo-chave:
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5:16).

                              INTRODUÇÃO
     Tiago caminha para o fechamento de sua carta. Ele escreve a conclusão abordando mais de um assunto, como era costume na literatura grega. Dentro do mesmo tema: juramento e oração – podemos considerar a questão da proibição do juramento (v.12); e o exemplo de Elias, um homem de oração (v.17-18).
     O versículo 12 trata de um assunto que parece independente dos demais versículos, tanto do trecho anterior como do posterior a ele. O conteúdo deste versículo se identifica mais com o texto que trata do mau uso da língua (3.1-12). Há relação também com a origem das contendas e maledicências (4:1-12) porém, vamos incluí-lo nas exortações tratadas nesta lição.
I – O JURAMENTO PROIBIDO ( Tg 5:12).
     Tiago começa com um costumeiro e enfático “meus irmãos”, ou “meus amados irmãos”, expressões usadas em sua epístola nada menos que dez vezes (Tg 1:2,16; 2:1:5 e 14; 3:1,10 e 12; 5:12 e 19), isto sem contar as muitas vezes que ele usa apenas “irmãos”. Não há dúvidas de que ele está se dirigindo a uma comunidade de irmãos, a igreja do Senhor Jesus (Mt 16:18). Por isso, ele se sente à vontade para tratar de temas polêmicos.

I.1- O Juramento do Antigo Testamento.
     O juramento, quando lícito, parece fazer parte apenas do Antigo Testamento. Estava quase sempre relacionando ao culto religioso da Antiga Aliança e era proferido em ocasiões específicas e com toda solenidade.
    O Antigo Testamento é claro quando mostra que era apropriado jurar em nome do Senhor (Ex 20:7); Lv 19:12). Jeremias aborda o falso juramento (Jr 5:2). Havendo juramento, este deveria ser cumprido fielmente (2Cr 6:22-23).

I.2-O Juramento no Novo Testamento.
     No Novo Testamento, parece ficar claro que os crentes não deveriam fazer juramentos. Entre os mais comuns nos dias de Tiago estavam os juramentos “pelo céu” ou “pela terra”. Ele é enfático ao afirmar: “não jureis” (v.12).
     Jesus foi categórico ao proibir todo e qualquer juramento. Ele empregou palavras fortes ao dizer: “de modo algum jureis; nem pelo céu, (...) nem pela terra” (Mt 5:34 e 36). Tiago acrescenta a estas palavras de Jesus: “nem por qualquer outro voto”.
Porque o Novo Testamento não aprova o juramento?
a)-Porque o juramento tende a invocar o nome de algo ou de alguém superior a si mesmo para dar crédito ao que se está falando.
b)-Porque havia no Antigo Testamento uma certa dificuldade na prática de juramentos (Jr 5:2; 7:9; Os 4:2; Zc 5:3e4: Ml 3:5).
c)-Porque a palavra deve ser confiável, não necessitando de nenhum juramento para respaldá-la.
d)-Porque o preço de um juramento pode ser muito alto ( Mc 6:23-25).
“Jesus e Tiago exigem do crente que ele seja absolutamente fiel e digno de confiança em todas as suas palavras. (...) Deus é quem vai julgar todas as palavras. O julgamento de Deus é o padrão que o cristão deve temer antes e observar. (Peter H. Davids).
II- A ORAÇÃO COMO UM ATO DE FÉ (Tg 5:13-15).
     O segundo tópico desta porção da carta de Tiago diz respeito à saúde dos membros da igreja (saúde espiritual e física). Devemos o0rar pela saúde espiritual da igreja, ao mesmo tempo que oramos pelos nossos enfermos. Vamos tratar da saúde da saúde da igreja respondendo às perguntas de Tiago, considerando três níveis de exortações e necessidades de oração.
II.1-Está alguém entre vós sofrendo?  (V.13)
O sofrimento a que Tiago se refere são as aflições ou infortúnios da vida; são as perseguições e provações pelas quais passamos e que provam nossa fé. Assim aconteceu com os profetas (Tg 5:10); com Jó (Jó 3:11); com o apóstolo Paulo (2 Co 11:23-28; 2Tm 2:3,9 e 10). “A oração a ser oferecida pelos crentes em tais circunstâncias não é necessariamente em favor do livramento das aflições e provações, mas por força para resistir a elas em fidelidade” (Douglas J.Moo). A exortação é que devemos suportar esse tipo de sofrimento com paciência .
[Primeiro nível de oração: orem por aqueles que estão sofrendo privações por causa de sua fé no Senhor Jesus].
II.2- Está alguém alegre? (v.13)
Mesmo que os sofrimentos, provações, privações e infortúnios insistam em nos atormentar, enquanto estamos neste corpo (2Co 4:7-10), a alegria deve ser a marca constante no cristão (Fp 4:4). Tiago lembra a importância do uso da língua também nos momentos de alegria. Está alguém alegre? Cante louvores. A oração é um meio de louvarmos ao Senhor, como é muito evidente nos salmos (Sl 63:1-3; 71:8). A oração deve fazer parte da liturgia do culto como um ato de devoção (Ed 7:27). O Novo Testamento constantemente ordena aos crentes que estejam cheios de louvor ao nosso Deus, tanto no lar, quanto no trabalho, bem como na igreja (1Co 14:15; Ef 5:19; Cl 3:16). A exortação é que o louvor cantado está intimamente relacionando com a oração.
[Segundo nível de oração: orem louvando ao Senhor por tão grande demonstração de amor e salvação].
II.3-Está Alguém Entre Vós Doente? (v.14-16).
A terceira circunstância na qual a oração deve aparecer é mencionada agora de modo específico. Nesse caso, trata-se de uma cura física que Tiago liga à cura espiritual (v.15). Para a oração em favor dos enfermos Tiago faz algumas recomendações:
a). Que os presbíteros da igreja sejam chamados;
b). Que o doente seja ungido com óleo
c). Que a oração seja feita em nome do Senhor, e com fé.
Temos vários exemplos bíblicos de homens que reconheceram o valor da oração, tanto para interceder pelos outros como para orar em favor deles mesmos: Abraão por seu sobrinho Ló (Gn 18:22-33); Moisés pelo povo no deserto quando pelejava contra Amaleque (Ex 17: 8-16); Daniel orou a Deus, mesmo sendo proibido pelo rei Dario; Neemias clamou ao Senhor por sucesso diante de Artaxerxes, e por proteção ante os inimigos (Dn 6:10  e Ne 1:10-11; 4:9; Davi por ele mesmo (Sl 38:3-10 e 18); e tantos outros.
Jesus sempre reservava um tempo na Sua agenda cheia para ficar a sós com Deus (Lc 6:12). No seu ministério terreno Ele curou a muitos (Mt 9:35-36). A exortação é que devemos nos lembrar de que a principal preocupação de Tiago nestes versículos é com a oração.
[Terceiro nível da oração: orem sempre em nome do Senhor, crendo que a oração da fé pode curar; e se houver pecados ocultos, confessem-nos e serão perdoados].
III-O EXEMPLO DE UM HOMEM DE ORAÇÃO. (Tg 5:17-18)
Para comprovar seus argumentos quanto à eficácia e o poder da oração, Tiago cita o profeta Elias como exemplo de homem justo, cujas orações tiveram grandes efeitos na nação de Israel nos dias do rei Acabe (1Rs 17:1-19.21).
Pata Tiago, Elias era um homem semelhante a nós. Ele era tão humano quanto nós somos: sujeito aos mesmos sentimentos, ou seja, às mesmas paixões. O que levou Tiago a usá-lo como exemplo na oração? Algumas qualidades se destacam na vida desse homem de oração:
1.Era um homem ousado e determinado (1Rs 17:1 e 13; 18:8 e 19);
2.Era um homem fervoroso na oração ( 1Rs 18:36-38);
3.Era um homem temente e obediente a Deus (1Rs 19:9-18).
Em 1Rs 17:21-22 e 24, Elias nos ensina que a oração se tornara um exercício diário para manter uma vida de transparência diante de Deus, o contrário do que se vê em nossos dias. Vivemos em uma época em que a oração se tornou um exercício obrigatório de cerimônias vazias e de palavras sem sentido.
Por tudo isto podemos afirmar que Elias era um homem comum nas mãos de um Deus fora do comum. A oração só terá eficácia se feita segundo a perfeita vontade de Deus (1jo 5:14). Não somente devemos orar segundo a vontade de Deus, como também devemos estar dentro de Sua plena vontade (Cl 1:9). Foi assim que Elias viveu. É assim que devemos viver.

                         CONCLUSÃO
Que nunca nos esqueçamos que estamos apenas de passagem por aqui e que a volta de Jesus se dará a qualquer momento. Quanto mais nos esqueçamos de sua volta, mais nos agarramos às coisas do mundo; quanto mais nos agarramos às coisas do mundo mais nos afastamos dos valores e padrões estabelecidos por Deus em Sua Palavra.
Devemos examinar constantemente para ver se estamos obedecendo a Deus e aos seus mandamentos. Enquanto o Senhor não vem buscar Sua igreja, que vivamos uma vida digna de inteira confiança e integridade; que lembremos da importância de uma vida diária de oração e que demonstremos amor por aqueles que estão fracos na fé ou caídos.

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