TIAGO-16
AULA DE E.B.D. – 16/17.
EDITADA NO SÁBADO – DIA 29/12/2011.
TÍTULO: JURAMENTO E
ORAÇÃO.
Autor: Pr. Vanderli Alves Neto.
Texto Básico: Tiago
5:12-18.
Texto devocional:
Mateus 6:5-15.
Versículo-chave:
“Confessai, pois, os
vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados.
Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5:16).
INTRODUÇÃO
Tiago caminha para o fechamento de sua
carta. Ele escreve a conclusão abordando mais de um assunto, como era costume
na literatura grega. Dentro do mesmo tema: juramento e oração – podemos
considerar a questão da proibição do juramento (v.12); e o exemplo de Elias, um
homem de oração (v.17-18).
O versículo 12 trata de um assunto que
parece independente dos demais versículos, tanto do trecho anterior como do
posterior a ele. O conteúdo deste versículo se identifica mais com o texto que
trata do mau uso da língua (3.1-12). Há relação também com a origem das contendas
e maledicências (4:1-12) porém, vamos incluí-lo nas exortações tratadas nesta
lição.
I – O JURAMENTO PROIBIDO
( Tg 5:12).
Tiago começa com um costumeiro e enfático “meus irmãos”, ou
“meus amados irmãos”, expressões usadas em sua epístola nada menos que dez
vezes (Tg 1:2,16; 2:1:5 e 14; 3:1,10 e 12; 5:12 e 19), isto sem contar as
muitas vezes que ele usa apenas “irmãos”. Não há dúvidas de que ele está se
dirigindo a uma comunidade de irmãos, a igreja do Senhor Jesus (Mt 16:18). Por
isso, ele se sente à vontade para tratar de temas polêmicos.
I.1- O Juramento do
Antigo Testamento.
O juramento,
quando lícito, parece fazer parte apenas do Antigo Testamento. Estava quase
sempre relacionando ao culto religioso da Antiga Aliança e era proferido em
ocasiões específicas e com toda solenidade.
O Antigo
Testamento é claro quando mostra que era apropriado jurar em nome do Senhor (Ex
20:7); Lv 19:12). Jeremias aborda o falso juramento (Jr 5:2). Havendo
juramento, este deveria ser cumprido fielmente (2Cr 6:22-23).
I.2-O Juramento no Novo
Testamento.
No Novo Testamento, parece ficar claro que os crentes não
deveriam fazer juramentos. Entre os mais comuns nos dias de Tiago estavam os
juramentos “pelo céu” ou “pela terra”. Ele é enfático ao afirmar: “não jureis”
(v.12).
Jesus foi
categórico ao proibir todo e qualquer juramento. Ele empregou palavras fortes
ao dizer: “de modo algum jureis; nem pelo céu, (...) nem pela terra” (Mt 5:34 e
36). Tiago acrescenta a estas palavras de Jesus: “nem por qualquer outro voto”.
Porque o Novo Testamento
não aprova o juramento?
a)-Porque o juramento
tende a invocar o nome de algo ou de alguém superior a si mesmo para dar
crédito ao que se está falando.
b)-Porque havia no
Antigo Testamento uma certa dificuldade na prática de juramentos (Jr 5:2; 7:9;
Os 4:2; Zc 5:3e4: Ml 3:5).
c)-Porque a palavra deve
ser confiável, não necessitando de nenhum juramento para respaldá-la.
d)-Porque o preço de um
juramento pode ser muito alto ( Mc 6:23-25).
“Jesus e Tiago exigem do crente que ele seja absolutamente
fiel e digno de confiança em todas as suas palavras. (...) Deus é quem vai
julgar todas as palavras. O julgamento de Deus é o padrão que o cristão deve
temer antes e observar. (Peter H. Davids).
II- A ORAÇÃO COMO UM
ATO DE FÉ (Tg 5:13-15).
O segundo tópico
desta porção da carta de Tiago diz respeito à saúde dos membros da igreja
(saúde espiritual e física). Devemos o0rar pela saúde espiritual da igreja, ao
mesmo tempo que oramos pelos nossos enfermos. Vamos tratar da saúde da saúde da
igreja respondendo às perguntas de Tiago, considerando três níveis de exortações
e necessidades de oração.
II.1-Está alguém entre
vós sofrendo? (V.13)
O sofrimento a que Tiago se refere são as aflições ou
infortúnios da vida; são as perseguições e provações pelas quais passamos e que
provam nossa fé. Assim aconteceu com os profetas (Tg 5:10); com Jó (Jó 3:11);
com o apóstolo Paulo (2 Co 11:23-28; 2Tm 2:3,9 e 10). “A oração a ser oferecida
pelos crentes em tais circunstâncias não é necessariamente em favor do
livramento das aflições e provações, mas por força para resistir a elas em
fidelidade” (Douglas J.Moo). A exortação é que devemos suportar esse tipo de
sofrimento com paciência .
[Primeiro nível de oração: orem por aqueles que estão
sofrendo privações por causa de sua fé no Senhor Jesus].
II.2- Está alguém alegre?
(v.13)
Mesmo que os sofrimentos, provações, privações e
infortúnios insistam em nos atormentar, enquanto estamos neste corpo (2Co
4:7-10), a alegria deve ser a marca constante no cristão (Fp 4:4). Tiago lembra
a importância do uso da língua também nos momentos de alegria. Está alguém
alegre? Cante louvores. A oração é um meio de louvarmos ao Senhor, como é muito
evidente nos salmos (Sl 63:1-3; 71:8). A oração deve fazer parte da liturgia do
culto como um ato de devoção (Ed 7:27). O Novo Testamento constantemente ordena
aos crentes que estejam cheios de louvor ao nosso Deus, tanto no lar, quanto no
trabalho, bem como na igreja (1Co 14:15; Ef 5:19; Cl 3:16). A exortação é que o
louvor cantado está intimamente relacionando com a oração.
[Segundo nível de oração: orem louvando ao Senhor por tão grande demonstração de amor e salvação].
II.3-Está Alguém Entre
Vós Doente?
(v.14-16).
A terceira circunstância na qual a oração deve aparecer é
mencionada agora de modo específico. Nesse caso, trata-se de uma cura física
que Tiago liga à cura espiritual (v.15). Para a oração em favor dos enfermos
Tiago faz algumas recomendações:
a). Que os presbíteros da igreja sejam chamados;
b). Que o doente seja ungido com óleo
c). Que a oração seja feita em nome do Senhor, e com fé.
Temos vários exemplos bíblicos de
homens que reconheceram o valor da oração, tanto para interceder pelos outros
como para orar em favor deles mesmos: Abraão por seu sobrinho Ló (Gn 18:22-33);
Moisés pelo povo no deserto quando pelejava contra Amaleque (Ex 17: 8-16);
Daniel orou a Deus, mesmo sendo proibido pelo rei Dario; Neemias clamou ao
Senhor por sucesso diante de Artaxerxes, e por proteção ante os inimigos (Dn
6:10 e Ne 1:10-11; 4:9; Davi por ele
mesmo (Sl 38:3-10 e 18); e tantos outros.
Jesus sempre reservava um tempo na
Sua agenda cheia para ficar a sós com Deus (Lc 6:12). No seu ministério terreno
Ele curou a muitos (Mt 9:35-36). A exortação é que devemos nos lembrar de que a
principal preocupação de Tiago nestes versículos é com a oração.
[Terceiro nível da oração: orem sempre em nome do
Senhor, crendo que a oração da fé pode curar; e se houver pecados ocultos,
confessem-nos e serão perdoados].
III-O EXEMPLO DE UM HOMEM DE ORAÇÃO. (Tg 5:17-18)
Para
comprovar seus argumentos quanto à eficácia e o poder da oração, Tiago cita o
profeta Elias como exemplo de homem justo, cujas orações tiveram grandes
efeitos na nação de Israel nos dias do rei Acabe (1Rs 17:1-19.21).
Pata
Tiago, Elias era um homem semelhante a nós. Ele era tão humano quanto nós
somos: sujeito aos mesmos sentimentos, ou seja, às mesmas paixões. O que levou
Tiago a usá-lo como exemplo na oração? Algumas qualidades se destacam na vida desse homem de oração:
1.Era um homem ousado e determinado
(1Rs 17:1 e 13; 18:8 e 19);
2.Era um homem fervoroso na oração (
1Rs 18:36-38);
3.Era um homem temente e obediente a
Deus (1Rs 19:9-18).
Em
1Rs 17:21-22 e 24, Elias nos ensina que a oração se tornara um exercício diário
para manter uma vida de transparência diante de Deus, o contrário do que se vê
em nossos dias. Vivemos em uma época em que a oração se tornou um exercício
obrigatório de cerimônias vazias e de palavras sem sentido.
Por
tudo isto podemos afirmar que Elias era um homem comum nas mãos de um Deus fora
do comum. A oração só terá eficácia se feita segundo a perfeita vontade de Deus
(1jo 5:14). Não somente devemos orar segundo a vontade de Deus, como também
devemos estar dentro de Sua plena vontade (Cl 1:9). Foi assim que Elias
viveu. É assim que devemos viver.
CONCLUSÃO
Que nunca nos esqueçamos que estamos
apenas de passagem por aqui e que a volta de Jesus se dará a qualquer momento.
Quanto mais nos esqueçamos de sua volta, mais nos agarramos às coisas do mundo;
quanto mais nos agarramos às coisas do mundo mais nos afastamos dos valores e
padrões estabelecidos por Deus em Sua Palavra.
Devemos examinar constantemente para
ver se estamos obedecendo a Deus e aos seus mandamentos. Enquanto o Senhor não
vem buscar Sua igreja, que vivamos uma vida digna de inteira confiança e integridade;
que lembremos da importância de uma vida diária de oração e que demonstremos
amor por aqueles que estão fracos na fé ou caídos.
0 comentários:
Postar um comentário