sábado, 22 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUIROS - 39


                             CRISTÃOS MADUROS
          E INSTRUIDOS NA PALAVRA – 39
               ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                    .........................................
    5º BLOCO – O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.
                 ...................................................
         
PROPÓSITO DE DEUS NO TRATAMENTO

1. Transformar o crente à imagem de Jesus Cristo.

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. (2Co 3:18).
A palavra “transformar”, no grego metamorfhos, significa mudança completa de uma forma em outro. É a raiz da palavra científica usada para descrever o processo de transformação da lagarta em borboleta. Esse processo leva tempo e gasta energia. A lagarta muda de um formato para outro completamente diferente.
O cristão também precisa passar por uma metamorfose a cada dia; o cristão que segue ao Senhor e O responde positivamente tem sua natureza restaurada e transformada à imagem do Senhor Jesus.

2. Limpar toda sujeira.

Deus quer nos tornar puros. Ele está constantemente levando o Seu povo ao fogo através dos seus tratamentos. Em todo mundo, está havendo muita pressão e calor sobre o povo de Deus. Esse calor está ordenado por Deus para purgar o Seu povo. A palavra “purgar” significa refinar, tornar puro, mudar pelo calor.
O povo de Deus assim como o metal, é preparado para o uso. Toda sujeiras e sobras extra são trazidas à superfície para serem lançadas fora. Escória é aquilo que é lançado fora, matéria que sobra, a parte não aproveitável. Deus está nestes dias removendo todo o excesso e escória de seus líderes. Ele quer o desenvolvimento do caráter em todos os seus líderes (Is 1:22-25; Ez 22:18-19; Mt 3:12; 2Tm 2:21).

3. Limpar as vossas vestes.

O pisoeiro era um artesão que limpava todas as fibras de um pano, para que o material pudesse se tornar um lindo traje. Frequentemente, ele estabelecia seu negócio perto de riachos e, depois de lavá-los muitas vezes, os estendia sob pedras achatadas. Depois ele batia os panos crus com o bastão de pisoeiro. Esse bastão era enorme tinha dentes de ferro que serviam para extrair sujeira dos panos. Conforme ele batia nos panos crus, todos os fragmentos e sujeira subiam à superfície, e a água os varria. Por esse processo, o material era limpo. Após a limpeza, o material estava pronto para o artífice transformá-lo em um magnífico traje.
Segundo Malaquias, Jesus é como “o fogo dos ourives e como a potassa dos lavandeiros” (Ml 3:2). Ele sabe como nos bater sem  machucar. Deus tem um bastão que usa para extrair toda sujeira da vida dos cristãos. Deus não usa Seu bastão simplesmente para ostentar poder, mas usa-o para limpar as vestes de Seus filhos.

4. Produzir frutos em nossas vidas.

Em João 15 temos a parábola da vinha e dos ramos. O agricultor que poda a vinha deverá, às vezes, usar a tesoura de podar. Os galhos mortos devem ser cortados de maneira a não extrair a seiva necessária aos galhos vivos.  Os galhos que não dão frutos são cortados. Mas as varas que dão frutos são podadas para dar mais frutos ainda. Deus irá podar, purgar, refinar e cortar as varas que dão frutos para produzirem mais frutos. O propósito de Deus é sempre positivo e redentor. Aqueles que desejarem mais frutos serão os mais podados.

5. Preparar os vasos para servi-lO.

“Entretanto o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns para honra; outros, porém, para desonra”. (2Tm 2:19-20)
A partir do momento em que o vaso é formado do barro até o momento em que é retirado do forno, ele é submetido a um processo definido de formação. A aplicação das mãos do oleiro sobre o vaso às vezes é dura e firme. A roda, o forno e as mãos do oleiro são partes vitais na preparação do vaso. O propósito de Deus nessa situação é ter o vaso para Sua honra (Jr 17:1-10).
As Escrituras indicam que Judas, o apóstolo caído e traidor de Jesus Cristo, enforcou-se no campo do oleiro (Mt 27:1-10). Nesse campo foi encontrado um vaso humano (corpo de Judas), rejeitado, corrompido e mutilado, vaso para desonra, como tantos outros.

6.Trazer crescimento às nossas vidas.

O profeta Isaias proclama: “amplia o espaço de sua tenda Is 54:2). Figuradamente isso significa que Deus quer ampliar a capacidade daqueles que estão se preparando para líderes na Sua Casa, a fim de recebam mais do Senhor. Isaias diz que o coração da pessoa pode ser dilatado a fim de que seu “depósito espiritual” também aumente (Is 60:5).
O propósito do tratamento do Senhor é nos alargar de muitas maneiras. Deus deseja expandir o nosso ministério e a nossa função na casa do Senhor, assim como o nosso caráter. Deus quer alargar algumas áreas específicas em nossas vidas. Ele quer alargar a nossa visão, nossos passos, nosso coração, nossas fronteiras, nossa força, nossa habitação e nosso ministério. Só temos que declarar para Ele que queremos estar dentro de seus planos e de sua vontade.

7. Levar-nos a uma busca intensa de Sua pessoa.

O Senhor trará as pressões e o calor sobre seus líderes em períodos específicos para motivá-los a buscá-lO. A pressão não é para desviá-los de Deus, mas para colocá-los na direção dEle. Muitas vezes, os tempos difíceis e as circunstâncias são muito mal interpretados pelo líder em preparação. Todos esses tratamentos são para motivar o homem a se voltar para Deus como sua única força. Um líder deve aprender a buscar a Deus em tempos difíceis para que aprenda a ajudar os outros a fazer o mesmo. Jesus aprendeu pelo que sofre. É a experiência que nos capacita a conduzir outros.

8. Deus quer mais do Seu Espírito fluindo em nossas vidas.

As escrituras retratam o vinho como indicativo do Espírito de regozijo (alegria) (Mt 9:17; At 2:13-16; Ef 5:18). O tempo da colheita era um tempo de alegria para todo o povo. Após o longo período de espera, era finalmente hora da colheita. Nesse tempo toda família se envolvia na sega. Então eles davam início ao processo de maceração das uvas maduras, pisando-as (descalço) para a extração do suco. Enquanto o pisador fazia isso, ele se segurava em uma viga de madeira que estava ligada ao mastro no centro do tonel. A maior parte de seu peso descansava nessa viga, de maneira que as uvas não eram pisoteadas com demasiada força. Porque se as uvas fossem pisadas além da conta, as sementes seriam esmagadas também, tornando o vinho amargo, servindo apenas para os animais.
Essa aplicação é maravilhosa! Deus é o pisador das uvas, que somos nós. Ele deseja que o vinho do Seu Espírito flua das nossas vidas e ministérios. Ele nos aperta.  Esse é um processo duro, doloroso, mas Deus nunca esmagará nosso espírito (a semente da uva), porque se Ele fizer isso nós nos tornamos amargos. Uma vida amarga não é boa para ninguém. Deus não deseja líderes amargos. Ele quer que o vinho novo e fresco do Seu Espírito flua através da nossa vida.

9. Deus quer nos dar nova visão.

O apóstolo Paulo enfoca essa realidade em sua Segunda Carta aos Coríntios (2Co 4:16-18). Não devemos olhar apenas para o presente, analisando aquele momento. Precisamos encarar o futuro, pensando no fruto eterno que será gerado em nós e través de nós, na vida de outros. Dons são dados, mas o caráter é desenvolvido. O caráter tem valor eterno e irá conosco para a eternidade (1Co 13:8,13).
                    ..........................................
                           
                                    Próxima aula Nº 40:
        
            NOSSA ATITUDE DIANTE DO TRATAMENTO DE DEUS
                                
                     FELIZ NATAL - DEUS TE ABENÇOE


                             .


0 comentários:

Postar um comentário