terça-feira, 25 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 40


                           CRISTÃOS MADUROS
                     E INSTRUÍDOS NA PALAVRA – 40
                        ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                    .........................................
        5º BLOCO – O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.
                   ..........................................
1.    NOSSA ATITUDE DIANTE DO TRATAMENTO DE DEUS.
2.    O CARÁTER DO CRISTÃO E O FRUTO DO ESPÍRITO.
3.    UMA LIÇÃO ESPIRITUAL DA VIDA NATURAL.
............................................................
1. Nossa atitude diante do tratamento de Deus.

Termos o caráter desenvolvido à semelhança de Jesus Cristo é mais importante do que as aflições que passamos nessa vida. À medida que formos suportando essas aflições no presente, o caráter de Jesus Cristo vai sendo desenvolvido em nós.
Nossas atitudes o reações diante das circunstâncias que Deus usa para tratar conosco definem nossa aceitação do tratamento, ou não. Devemos estar prontos a desenvolver algumas atitudes, por exemplo: Oração (Tg 5:13), Contrição (1Pe 4:19), Reflexão (Hb 12:3), Louvor (Sl 74:21), Suportar as circunstâncias (Mt 10:22), Gozo (Mt 5:12), Disposição para mudanças (2Sm 12:13).
Vemos, que através das Escrituras Deus se identifica com três homens: “Eu sou o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó” (Ex 3:6). Sendo Deus de Abraão, nos fala que é um Deus que guarda o concerto. Sendo o Deus de Isaque, nos fala do Deus de milagres, mas quando a Escritura proclama que Ele é o Deus de Jacó, fala de Deus como o Deus de mudanças, pois mudou o nome de Jacó, e a sua realeza de suplantador, para Israel.
Diante do tratamento de Deus podemos ter atitude verme – conforme o próprio Jacó foi comparado “Não temas, ó vermezinho de Jacó, povinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor...” (Is 41:14_16) e até mesmo Jesus “Mas eu sou verme e não homem, opróbrio dos homens...” (Sl 22:6) – ou de serpente – representando satanás.  
Essas duas atitudes se contradizem. Alguns líderes respondem a Deus como um verme, outros como uma serpente.

1.1-Nossa atitude como resposta.

Devemos aceitar o tratamento de Deus em nossa vida, crendo que: “todas as coisas cooperam para o nosso bem” (Rm 8:28), visando um fiel proveito o aperfeiçoamento (maturidade) do nosso caráter.
Muitos homens de Deus iniciaram seus ministérios com o esplendor do sucesso e terminaram derrotados. Por exemplo: humildade, sabedoria, fé, conhecimento, unção, coração pronto para Deus. Devemos ter sensibilidade e obediência ao Senhor, até mesmo durante os tratamentos em nossas vidas.

2. O Caráter do Cristão e o Fruto do Espírito.

O que queremos dizer com “caráter cristão”? O caráter de Cristo é ilustrado nas escrituras como sendo o fruto do Espírito: “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. (Gl 5:22,25).
Essas lindas qualidades da natureza de Cristo retratam o Seu caráter. Elas são aspectos específicos da Sua vida ou ser. É assim que Jesus é. Assim, devemos nos tornar semelhantes a Ele em nossa vida e caminhar cristão.
Onde quer que Jesus fosse, o fruto de Sua vida era uma bênção. O fruto do Seu Espírito será uma grande bênção para nós e para s outras pessoas, mas, acima de tudo, o fruto do Espírito será uma bênção para nosso Pai Celestial. Os frutos do Espírito retratam três tipos de bênçãos: Vejamos o esboço dos frutos do Espírito:

2.1-Bênçãos internas.

A. Amor – Ser amoroso no interior.
B. Alegria – Ser alegre no interior.
C. Paz – Ser tranquilo no interior.


2.2-Bênçãos externas.

A. Paciência – Ser paciente com os outros.
B. Bondade – Ser bondoso com os outros.
C. Benignidade – Ser benigno com os outros.

2.3-Bênçãos verticais.

A. Fidelidade – Ser fiel a Deus.
B. Mansidão – Ser humilde diante de Deus.
C. Autocontrole – Ser controlado por Deus.
Podemos ver facilmente que essas “bênçãos” se entrelaçam entre si. Se formos cheios de amor em nosso interior, seremos amorosos para com os outros e para com o Senhor. O fruto do Espírito geralmente se estende a todas as três direções, trazendo grandes bênçãos.
A lista acima inclui muitas características importantes da vida de Cristo, mas há outras também. Paulo nos dá esses nove frutos como exemplo para estudarmos. Observe essas outras passagens bíblicas que se referem aos frutos espirituais: Rm 5:3-5; Cl 3:12-15; 1Tm 6:11; 2Pe 1:5-7.

3- Uma Lição Espiritual da Vida Natural.

O fruto natural pode ser definido da seguinte forma:

3.1- É um produto da maturidade.

Uma árvore precisa ser bem cultivada para produzir frutos bons e maduros. Ela requer o solo, o sol e a água. Ela precisa ser aparada e as ervas daninhas precisam ser removidas. A maturidade é um processo que requer tempo e trabalho. Os frutos não aparecem imediatamente. Eles são um fruto do crescimento e do desenvolvimento.
A mesma coisa se aplica aos frutos espirituais. O fruto do Espírito não cresce da noite para o dia. É necessário tempo e aprovação para crescer no Senhor. Nossa vida em Cristo desenvolve-se à medida que aprendemos como confiar na Palavra de Deus e submetemo-nos ao Espírito de Deus em todos os nossos afazeres diários. Esse é o processo pelo qual o caráter cristão é formado.

3.2- É um produto do nosso prazer.

Os frutos frescos e maduros são aromáticos e muito saborosos, são algo lindo de se ver e são doces ao paladar, são uma fonte de prazer e deleite na árvore e na mesa.
O nosso Pai Celestial encontrou grande alegria e prazer na amável vida do Seu Filho aqui na terra:
“Este é o Meu filho amada, em quem me comprazo”. (Mt 3:17b; 17:5)
À medida que somos semelhantes a Jesus, nós também proporcionamos um deleite ao nosso Deus e Pai. Foi para esse propósito que fomos criados.

3.3- É um produto da nossa alimentação diária.

Os frutos frescos são necessários na nossa dieta para desenvolvermos corpos fortes e sadios. Os frutos contêm vitaminas e minerais necessários para o nosso desenvolvimento e bem estar. Quando esses frutos alimentares estão faltando, tornamo-nos doentes e podemos até morrer. Nos primórdios das navegações, navios “fantasmas” eram às vezes encontrados no mar, a deriva. Toda a tripulação havia morrido devido a ausência de certas vitaminas em suas dietas.
O fruto do Espírito é igualmente importante para nossa saúde e bem estar espiritual. Falta de amor, alegria, e paz podem produzir uma alma que é espiritualmente enferma. Além disso, essa enfermidade pode espalhar-se até afetar deploravelmente a vida de outras pessoas.
No entanto, à medida que compartilhamos o fruto do Espírito uns com os outros, podemos vencer essas enfermidades e crescer juntos na gloriosa vida do Senhor.

3.4- É um produto para reprodução.

Os frutos maduros contêm as sementes que fazem com que uma árvore se reproduza segundo a sua espécie. Uma macieira pode produzir sementes suficientes para plantarmos um grande pomar de maçãs.
Essa é a lei da vida natural e da vida espiritual: a vida gera a vida segundo a sua espécie. As sementes de maçãs sempre produzem macieiras. Dessa forma, o amor de Deus sempre produz a vida de Deus.

3.5- O propósito de Deus para as nossas vidas.

O propósito divino para as nossas vidas, individualmente, e como um corpo, é nos tornarmos semelhantes a Jesus. Este é o nosso destino: ser moldados à Sua imagem.
O próprio Deus fielmente trabalha e cultiva as nossas vidas para que possamos reproduzir a vida de Seu Filho.
“Pois sabemos que Deus faz com que todas as coisas contribuam para o bem dos que O amam. Eles foram chamados de acordo com o Seu propósito. Deus sabia quem eles eram desde o princípio e os escolheu e os chamou para que se tornassem semelhantes ao Seu Filho. Sim, o Senhor Jesus devia ser o Irmão mais velho numa família de muitos filhos”. (Rm 8:28-9 – simplificado)

.........................................
Próxima aula Nº 41
1-TRES TIPOS BÁSICOS DE FRUTOS.
2-OS NOVE FRUTOS DO ESPÍRITO.


0 comentários:

Postar um comentário