terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 37



                                       CRISTÃOS MADUROS
                              E INSTRUÍDOS NA PALAVRA – 37
                                   ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                    .........................................
                  5º BLOCO – O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.
                    .....................................
1-A IMPORTÂNCIA DO CARÁTER.

O caminho para o caráter de Cristo é o caminho para a operação da cruz em nós. Não há outra maneira das marcas do caráter de Cristo serem formadas, a não ser pela cruz. A cruz significa o quebrantamento da vontade e da força humana pela ação do Senhor. Deus prepara circunstâncias e situações que tratam de nossas vontades para que possamos ser quebrantados. É através da lei da cruz (Mt 16:24) que somos formados em nosso caráter.

Essa lei opera em nós, moldando-nos e ensinando-nos a vida do Espírito. A cruz é que opera em nós a beleza do Senhor. A cruz é o instrumento de Deus para nos moldar à semelhança de Cristo. A cruz é que nos capacita a termos o caráter que suporta o poder o de Deus. Antes de Jesus subir, Ele desceu (Ef 4:8-9). Esse é o princípio de Deus.

Quanto mais alto Deus nos levar, mais tratados precisaremos ser em nosso caráter. Existe um princípio aqui: as pressões e tentações aumentam à medida que crescemos em Deus. Jesus suou gotas de sangue, tamanha a pressão que Ele enfrentou (Hb 12:4).

O caráter do obreiro precisa ser formado pela cruz. Os homens de Deus precisam ser homens que vencem os ataques do inimigo em suas mentes e emoções, algo possível apenas pelo quebrantamento. Não podem ser pessoas frágeis que cedem às pressões malignas sobre a carne.  As pressões não vem somente pelo ataque do inimigo, mas também pelos princípios que envolvem buscar a Deus. Às vezes, quanto mais buscamos o Senhor, tanto mais parece que os céus se fecham e se tornam bronze.   

Há um princípio que precisamos saber: os que buscam o Senhor, que muitas vezes oram e jejuam sentem mais resistência e aparentemente nada acontece, ou às vezes as pressões e problemas aumentam. Sempre, antes da visitação de Deus e dos avivamentos, os homens usados sofrem, choram e gemem até que a mão do Senhor esteja livre para operar. Portanto, como obreiros de Deus, necessitamos conhecer esses caminhos e estamos preparados para enfrentá-los.

2-DEFINIÇÃO DE CARÁTER.

O caráter refletirá os traços da natureza divina influenciado pela Palavra de Deus. A Bíblia nos afirma que Cristo é o próprio caráter de Deus (Hb 1:3). Caráter é como uma marca impressa que distingue a pessoa. O caráter de Deus que foi impresso em Jesus Cristo precisa ser impresso na igreja, para que dessa forma o mundo creia em Deus. Nossa primeira decisão é crer. Devemos ter uma decisão de seguir a Jesus tornando-nos um de seus discípulos.

Caráter, no grego, significa IMAGEM. Quando a Palavra afirma que Cristo é o próprio caráter de Deus, a própria estampa da natureza de Deus, aquele em que Deus estampou ou imprimiu Seu ser (Hb 1:3), ela está falando de imagem.

Caráter é o conjunto de aspectos que caracterizam o Ego. O caráter é formado pela aprendizagem. Todo ser humano a partir de seu nascimento começa a receber influência do meio ambiente onde se encontra. Esse processo de aprendizagem é feito por identificação, imitação, punição e  recompensa. O propósito é que o homem se torne a imagem de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, Deus-homem. Esse propósito não mudou. Desde Adão, passando por Jesus e pela igreja, o plano de Deus tem se mantido o mesmo.

“Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles” (Hb 2:10).

Se a igreja deve atingir essa meta, seus líderes devem mostrar o caminho ir à frente. O caráter é constituído de três elementos básicos:

a)-Forma de pensar.

A forma de pensar de uma pessoa é percebida pela maneira como ela constrói a sua escala de valores. O nosso caráter é determinado em primeiro lugar pelo aspecto normal, ou seja, aquilo que consideramos correto, errado, permitido, proibido e assim por diante. Se aprovarmos o que definitivamente é errado, então se pode dizer que nosso caráter é defeituoso, é um mau caráter.
Quando nos convertemos, a primeira coisa que devemos fazer é renovar a nossa mente. Renovar, nesse caso, significa mudar a minha maneira de perceber as coisas e também a minha escala de valores. A vontade de Deus é que tenhamos o caráter de Cristo, a sua mente (1Co 2:16).

b)-Estilo de vida.

O estilo de vida de uma pessoa é determinado pelos seus alvos, hábitos e costumes. Devemos desenvolver os hábitos e costumes coerentes com o que eu quero alcançar. Se eu quero ser atleta e não treino, algo está errado. Se eu quero me desenvolver nos estudos, mas não me aplico aos estudos em casa também algo está errado. O estilo de vida faz parte de nosso caráter. Pessoas de uma mesma profissão apresentam características de caráter semelhantes. Não é difícil percebermos isso em empresários, caminhoneiros, programadores etc.

c)-Conduta.

A conduta é o conjunto dos comportamentos que aprendemos e que se firmam dentro de nós. A conduta se manifesta com a minha relação com outras pessoas. O meu comportamento diante de outras pessoas manifesta o meu caráter.
Esses são os três elementos que compõe o nosso caráter. Com certeza, eles não podem ser observados separadamente. Em tudo aquilo que fazemos, manifestamos esses três aspectos ao mesmo tempo.
Todo o nosso crescimento espiritual é demonstrado pelo nosso caráter. Se com o passar do tempo acumulamos muitos conhecimentos, mas não demonstramos nenhuma mudança no caráter, isso mostra que o nosso conhecimento foi em vão. Deus está profundamente interessado em nossa conduta. Jesus e os apóstolos gastaram muito espaço para tratar de frutos, de comportamento, de conduta e de coração:

Portanto, sede vós perfeitos como é o vosso Pai celeste”. (Mt 5:48)

“Porque nos regozijamos quando estamos fracos e vós, fortes; e isto é o que pedimos: o vosso aperfeiçoamento”. (2Co 13:9)

“Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até Cristo ser formado em vós”. (Gl 4:19)

A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. (2Tm

O apóstolo Paulo disse que o propósito eterno de Deus é ter muitos filhos, mas não apenas isso, esse filhos devem ser semelhantes a Jesus (Rm 8:29). Quando o homem caiu, o propósito de Deus foi apenas adiado, não foi mudado. O caráter do Senhor Jesus deve ser desenvolvido nos líderes da igreja antes de ser formado no seu povo.

Um líder que apresenta deficiências sérias em seu caráter constitui-se em um grande obstáculo para que Deus possa atuar. As deficiências de caráter na vida dos membros da igreja de devem, em grande parte, aos próprio líderes. Líderes relapsos geram um povo relapso. Líderes preguiçosos geram um povo igualmente preguiçoso. Se a liderança é imatura, inevitavelmente também o povo será. Somente um caráter formado e aprovado pode suportar as pressões da obra e as dificuldades do ministério.
                    .................................................
                      Próximo tema: CARÁTER E DONS.
                                      

0 comentários:

Postar um comentário