sábado, 15 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 36


                   CRISTÃOS MADUROS
           E INSTRUÍDOS NA PALAVRA – 36
              ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
              .........................................
        4º BLOCO - O PLANO DE REDENÇÃO
                      ...............................
   ASPECTOS SUBJETIVOS DA PLENA SALVAÇÃO 

(Continuação no item: 1-3: "A transformação").
Continuação da aula - Nº 35

1.3-A transformação.

A transformação é o resultado da santificação e está relacionada com a alma do homem. Transformação é a mudança de uma substância em sua natureza e forma. Uma mudança na natureza anterior que causa uma mudança na forma, exterior. Esse tipo de mudança é uma mudança metabólica. Em tal processo um elemento orgânico cheio de vitaminas entra no nosso corpo e produz uma mudança química em nosso organismo. Essa reação química muda a constituição do nosso ser. Isso é transformação.

Supunha que uma pessoa seja muito pálida e que alguém, desejando mudar seu aspecto, lhe aplique uma maquiagem. Isso produz uma mudança exterior, mas não uma mudança orgânica em sua vida. Como então, tal pessoa poderia ter uma face corada? Alimentando-se diariamente de uma comida saudável com elementos orgânicos necessários. Sendo o seu corpo um organismo vivo, quando uma substância orgânica entra nele, um composto químico é formado organicamente pelo processo de metabolismo. Gradualmente este processo interior irá mudar a coloração de sua face.

No processo de metabolismo um novo elemento adicionado ao organismo substitui o velho elemento e faz com que ele seja eliminado: algo novo é criado pra substituir o velho elemento que é levado embora. O metabolismo, portanto, inclui três itens:

a) Suprimento de um novo elemento.

b) A substituição do velho elemento pelo novo elemento.

c) A eliminação ou remoção do velho elemento.

Pelo processo de santificação, o novo elemento da vida de Deus é adicionado ao nosso ser. Esse novo elemento substitui o nosso velho ser, pecaminoso e morto. Isso é uma continuação da salvação de Deus em nós. Precisamos estar em tal processo desde o dia que cremos.

Qual o novo elemento que produz essa mudança interior? Cristo, na pessoa do Espírito Santo. Desde o momento em que fomos regenerados em nosso espírito, o Senhor quer que essa vida continue  expandindo-se do nosso espírito para a nossa alma. Assim, nossa mente, emoção e vontade podem ser transformadas. Nosso espírito é regenerado e mudado, mas nossa mente, (Intelecto) alma, emoção e vontade podem ser transformadas, e ainda permanecem iguais. Temos Cristo como vida em nosso espírito, mas não O temos em nossa alma.

Precisamos que o Espírito Santo continuamente flua do nosso espírito para a nossa alma até que cada parte seja transformada a Sua imagem (Rm 12:2); 2Co 3:18). Então, pensaremos como Ele pensa, amaremos como Ele ama e escolheremos como Ele escolhe. Teremos a semelhança do Senhor em nossa vida prática, porque nossa alma estará saturada de Sua vida.

1.4-A conformação.  

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem de se Filho, a fim de que seja o primogênito entre muitos irmãos”. (Rm 8:29).

Fomos predestinados por Deus para sermos conformados à imagem de Cristo.  Cristo é o nosso molde e devemos ser conformados a Ele. Paulo nos fala de sermos conformados com Ele na sua morte. (Fp 3:10). Por meio de Sua vida dentro de nós, o nosso viver é conformado ao padrão do viver humano de Jesus.
Cada tipo de vida  possui sua própria forma. A vida de cão possui a forma de cão e a do pato, a sua forma. O crescimento de certa vida produz a sua forma plena. Somos filhos de Deus, temos a Sua vida. O poder da vida de Deus está em nosso interior nos moldando à imagem e semelhança do Filho de Deus. Não é pelo imitar exterior que tomamos a forma de Cristo, mas é pelo viver interior, pelo crescimento de vida e transformação.

O Filho primogênito de Deus é o nosso protótipo, nosso molde e nosso padrão. Às vezes, o Senhor nos permite passar por sofrimentos e provações como que pelo fogo (1Pe 1:6,7: 4:12,13), para assumirmos mais a forma de Cristo.

“E todos nós com rosto desvendado, contemplando, como por um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. (2Co 3:18).

Quanto mais somos transformados, mais somos conformados, e isso acontece de um nível de glória para outro nível de glória, porque o objetivo de Deus é nos glorificar (Rm 8:30). Quando todo o progresso terminar, o nosso corpo de humilhação será conformado ao corpo de glória de Cristo (Fp 3:21).

1.5-A glorificação

A glorificação é o último estágio de nossa plena salvação. Ser glorificado é entrar na glória de Deus para experimentar e desfrutar, sem medida, a infinita e eterna vida de Deus em Cristo.

“Ora, o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória” (1Pe 5:10).

Na eternidade passada, nos predestinou segundo Sua presciência e, no seu tempo, nos chamou e justificou para que fôssemos glorificados (Rm 8: 29-30). Os nossos sofrimentos hoje não são dignos de serem comparados com “a glória por vir a ser revelada em nós” (Rm 8:18). Tudo o que nos acontece é devidamente arranjado por Deus (Rm 8:28-30), com o fim de conduzir Seus filhos à glória (Hb 2:10).

Quando ouvimos o Evangelho e cremos, Cristo veio para dentro de nós como uma semente de vida. Essa semente é nossa esperança da glória no futuro. A metamorfose da lagarta em borboleta é uma ilustração disso. A lagarta não é instantaneamente transformada em borboleta, mas a beleza da borboleta está contida na vida da lagarta. Obedecendo à lei dessa vida, a lagarta vai gradualmente se transformando, até atingir seu estágio final, que é a sua “glorificação”.
No mesmo princípio, Cristo está em nós para ser nossa esperança de glória. Ele aproveita cada oportunidade para operar dentro de nós. Um dia nosso ser vai ser completamente cheio com a glória divina e seremos, então, levados para dentro da glória eterna.

Quando Cristo, que é nossa vida, se manifestar, então vós sereis manifestados com ele, em glória”. (Cl 3:4).

Na volta do Senhor, teremos, por um lado, Deus nos conduzindo à Sua glória e, por outro, teremos Cristo sendo manifestado a partir de nós, sendo Ele mesmo a glória na qual estaremos.

No futuro, nosso corpo será completamente saturado da glória de Cristo; seremos, então, libertos do cativeiro ao qual estamos sujeitos, bem como toda criação, para entramos na liberdade da glória dos filhos de Deus. Que maravilhoso é o fato de nós, através da salvação de Deus, tornamo-nos Seus filhos, cheios de Sua vida e glória a fim de expressá-lO para eternidade.

CONCLUSÃO

Na eternidade passada, Deus estabeleceu um propósito de acordo com o bom prazer de Sua vontade. Esse propósito é o de ter um grupo de pessoas que tivesse Sua vida, que O expresse Sua autoridade sobre satanás.
Deus criou o homem para recebê-lO como vida. Mas satanás enganou o homem, levando-o a desobedecer a Deus, tornando-se um pecador sob a condenação de Deus. Mas, Ele, tornou-se um homem perfeito, Jesus Cristo, foi à cruz como o Cordeiro de Deus (Jô 1:29, como a serpente de bronze (Jo 3:14) e como o grão de trigo (Jo 12:24) que precisava morrer para gerar muitos grãos a Sua vida. Com Sua morte, todos os problemas objetivos entre o homem e Deus foram resolvidos. Em Sua ressurreição, o Senhor Jesus nos enviou o Espírito Santo que dá vida (1Co 15:45; 2Co 3:17) para regenerar-nos  em nosso espírito (o primeiro estágio da nossa salvação). Por fim, em Sua volta, nossos corpos serão glorificados e serão moldados ao Seu corpo glorioso (Rm 8:29. Esta é a glorificação, o último o estágio da salvação de Deus.

Na eternidade futura, todos os escolhidos e redimidos de Deus ao longo de todas as eras serão a Nova Jerusalém. Ali, Deus habitará no homem e o homem em Deus para sempre. Esse é o objetivo final e máximo de Deus, o cumprimento de Seu propósito, e Ele terminará toda a Sua obra, estará satisfeito e descansará na eternidade (Gn 2:2-3).
Resumimos assim todo o plano da redenção por meio desses pontos abordados.
................................................
Encerramos aqui o bloco Nº 4 de Palestras.
...............................................
Próximo bloco Nº 5 de Palestras tem como título:
O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.

0 comentários:

Postar um comentário