quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 41


                      CRISTÃOS MADUROS
             E INSTRUÍDOS NA PALAVRA – 41
                  ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                    .........................................
5º BLOCO – O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.
                    .........................................

1-TRES TIPOS BÁSICOS DE FRUTOS.
2-OS NOVE FRUTOS DO ESPÍRITO.
...........................................................
1-TRÊS TIPOS BÁSICOS DE FRUTOS.

O fruto do Espírito ilustra para nós como é a vida de Jesus. Cada um deles revela alguma qualidade ou característica do Seu caráter. Consideremos cada um dos frutos dispostos três tópicos.

1.1) O Fruto Artificial ou Falso do mundo.

O fruto artificial, fabricado pelo homem, pode ser feito de plástico ou cera. Ele tem o mesmo formato e cor do fruto verdadeiro. O mundo define o fruto do Espírito de uma maneira que difere das Escrituras. A princípio pode parecer correta. Contudo ele não se origina na vida, nem pode produzir espiritual. Por exemplo, o conceito do mundo com relação ao amor é bem diferente do conceito encontrado nas Escrituras.

1.2) O Fruto Verdadeiro do Espírito.

O fruto verdadeiro do espírito está definido para nós nas Escrituras. São todas as características da vida de Cristo que podemos ouvir e ver através das Suas palavras e ações. Se quisermos saber como o verdadeiro amor sente, pensa, fale e age, em qualquer momento, podemos olhar para Jesus, olhar para a forma como Ele reagiu e respondeu em verdadeiras situações da vida. Jesus exemplificou claramente o verdadeiro significado do amor de Deus através de Sua vida e morte.
Encontramos também o significado espiritual para cada fruto do Espírito com os termos são usados pelos escritores da Bíblia assim sendo, as palavras cotidianas assumem um significado espiritual adicional a partir do cenário em que se encontram.

1.3 O Fruto Podre da Carne.

O fruto da carne retrata a morte e deterioração. Exatamente como a vida, assim também a morte tem diferentes qualidades. As qualidades da vida são vistas no fruto do Espírito. As qualidades da morte, portanto, são encontradas nas características que são exatamente o oposto. Por exemplo, as características opostas do amor seriam o ódio, a ira e a amargura.
É útil estudarmos assas características negativas. Elas permitem que compreendamos e apreciemos melhor os frutos positivos do Espírito. A luz sempre brilha intensamente quando há um fundo escuro. Além disso, as características negativas revelam uma alma que se encontra enferma e moribunda. O fruto do Espírito é remédio para a mente. Essa é a base para a verdadeira “cura interior”.
...........................................................

2-OS NOVE FRUTOS DO ESPÍRITO.

Estudaremos agora os nove frutos do Espírito, e acordo com a lista que nos foi dada em Gálatas 5:22-23.

2.1-O fruto do amor.

Jesus era uma pessoa muito amável e amorosa! Em Cristo vemos o amor de Deus em ação: caminhando, conversando, perdoando, curando, libertando e restaurando. Precisos conhecer mais sobre esse tipo de amor.
Estudaremos um pouco dos frutos falsos, artificiais, que o mundo considera como sendo amor verdadeiro.
Precisamos compreender a diferença entre o verdadeiro e o falso. Com o amor de Deus segue-se a vida de Deus. Sem esse tipo de maior não podemos ter Seu tipo de vida.

a) O falso fruto do amor.

O amor físico deveria ser uma expressão do verdadeiro amor, porém não pode substituí-lo. Por si próprio, esse sentimento não passa de um desejo egoístico e sensual.
O amor não se limita a uma afeição familiar. Isso seria meramente favoritismo. O verdadeiro amor vai além destes limites descritos. O amor não é um prazer sentimental.  Isso é sensacionalismo. O amor é mais do que um caloroso sentimento de prazer. Caso contrário quando esse sentimento esmorece, também esmorece o nosso amor. O verdadeiro amor vai mais fundo que as nossas emoções. O amor não é uma fantasia romântica. Isso é um falso idealismo. A vida real exige um tipo verdadeiro de amor que seja resistente. Algo que perdure durante dias difíceis.
Alguns dizem que o amor é cego. Ele não consegue – ou não quer -  ver as falhas do mundo. O verdadeiro amor enxerga as falhas, porém continua amando e ainda procura redimi-las. Os olhos do amor estão sempre abertos.
O amor não é permissividade. Ele não permite nem consente que alguém haja sem limitações. O verdadeiro amor traça uma linha demarcatória e não deixa de corrigir quando essa linha é ultrapassada.
O amor não é uma piedade passiva.  O verdadeiro amor procura produzir uma cura honesta aos feridos através de palavras e ações sábias.

b)-O verdadeiro fruto do amor.

A septuaginta é uma tradução do Antigo Testamento para o grego, feita no século 3 aC. Podemos compreender melhor o significado de palavras-chave, estudando como eram usadas nessa fonte. Como já foi dito anteriormente, as palavras foram definidas através de seus usos.
Há quatro palavras básicas referentes ao amor na língua grega:

Eros (sensual) – Trata-se da afeição física e do amor sexual. Esse termo não se encontra nas Escrituras.

Storge (social) – Trata-se do amor social, que devotamos a nossa família, comunidade ou país. Somente o adjetivo “amor fraternal” é encontrado nas Escrituras (Rm 12:10).

Philia (emocional) – Trata-se da afeição entre amigos, baseada no prazer que esse tipo de relacionamento proporciona. É encontrado somente 22 vezes nas Escrituras e em sua forma verbal.
Ágape (racional, volitivo) – Trata-se do amor divino, de uma afeição mais nobre, baseado no caráter do sujeito e no valor do objeto amado. Esse termo é comumente usado no grego clássico, mas é muito comum nas Escrituras. O substantivo é encontrado 113 vezes e o verbo 135 vezes. Esse termo assume um significado muito mais profundo e divino pelo seu uso na Bíblia. Origina-se com Deus e termina com o homem.
O amor ágape é incondicional, universal e eterno. É gratuito para todos e para sempre. É algo que se dá, perdoa e redime.
“Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu único Filho. Todos os que crerem nEle não morrerão, mas terão a vida eterna” (Jo 3:16).

c)-O fruto podre da carne.

Como já dissemos anteriormente, o fruto da carne retrata a morte e deterioração. As características da morte estão em oposição às características da vida.
As qualidades mortíferas que se opõe ao fruto do amor seriam o egoísmo, o ódio, a ira, o temor, a hostilidade, os ressentimentos, a amargura, o ciúme, a falta de perdão, a condenação, desaprovação, as críticas, a rejeição e muitas outras.
O fruto do Espírito é uma descrição ou ilustração da vida divina. É também uma receita ou remédio para as enfermidades da alma. Assim como a luz dispersa as trevas e o bem vence o mal, também o amor expulsa o temor, o ódio e tudo o que se lhe opõe.
“Não há nenhum temor no amor. Na verdade, o perfeito amor lança fora todo temor”. (1Jo 4:18).
“Nunca retribua o mal com o mal [...] Pelo contrário, vençam o mal com o bem [...] pois o amor cobre os muitos pecados uns dos outros”. (Rm 12:17.21; 1Pe 4:8).
Em outras palavras, o amor traz uma cura interior, não somente às nossas próprias vidas, mas também aos outros. E isso o que significa ministramos uns aos outros.
É interessante observar que, nas Escrituras, a pessoa cuja vida é dirigida e revitalizada pela Palavra e pelo Espírito de Deus é retratada como sendo semelhante a uma árvore:
“Bendito é o homem que confia no Senhor [...] o qual deleita-se na sua Palavra [...] Pois ele será como a árvore que estende as suas raízes quando é plantada junto às águas. Ainda que o sol escaldante brilhe e os fortes ventos assoprem, as suas folhas sempre ficarão verdes e ela sempre será frutífera[...[ trazendo cura e alimento aos feridos e famintos”. (Jr 17:7.8; Sl 1: 1-3; Ez 47:12; Ap 22:2).
........................................................
                          Próxima aula.
OS NOVE FRUTOS DO ESPÍRITO – CONTINUAÇÃO...
d)- Amor, um remédio para os corações que sofrem.       
                          

0 comentários:

Postar um comentário