sábado, 29 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 42


                              CRISTÃOS MADUROS
                 E INSTRUÍDOS NA PALAVRA – 42
                        ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                    .........................................
        5º BLOCO – O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.
               OS NOVE FRUTOS DO ESPÍRITO
                  CONTINUAÇÃO DA AULA 41

d)- Amor, um remédio para os corações que sofrem.  

Muitas pessoas nunca experimentaram o que significa ser amadas e aceitas por Deus ou por outra pessoa. Nunca tiveram amor, aceitação, nem respeito que queriam e necessitavam. Os seus corações foram feridos e as suas almas nunca se desenvolveram como queriam e poderiam ter se desenvolvido. A situação delas na vida é algo muito triste de fato.

O Calvário provou o quanto Deus nos quer Sua amada família. Temos muito valor aos Seus olhos e somos queridos e necessários no Corpo de Cristo.
À medida que nossas próprias vidas são restauradas, podemos nos tornar árvores frutíferas de bênçãos para outras pessoas que estão em necessidade.
Verdadeiramente, o fruto do amor é a característica básica das nossas vidas em Cristo. O amor de Deus é a fonte das nossas vidas em Cristo. Sobre esse prisma estudaremos agora o fruto da alegria.

2. O Fruto da Alegria.   

Jesus era uma pessoa alegre! Além disso, ele queria compartilhar essa alegria com os outros.
“Disse-vos essa coisas para que a Minha alegria pudesse estar em vocês e para que a alegria de vocês pudesse ser completa” (Jo 15:11).
Desde o início até o final de Sua vida aqui na Terra, Jesus trouxe alegria às pessoas ao Seu redor.
E um anjo disse aos pastores. Não temam. Trago-lhes boas novas de uma grande alegria que será para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi um Salvador nasceu, o Qual é Cristo o Senhor” (Lc 2:10-11).
“Então, Jesus levou os discípulos para fora de Betânia. Lá, Ele levantou as Suas mãos e os abençoou. Ao fazer isso Ele começou a elevar-se e foi recebido no Céu. Os discípulos, em seguida, retornaram a Jerusalém com grande alegria. Lá, eles continuaram no Templo para abençoar e louvar a Deus”! (Lc 24: 50-53).  
A alegria do Senhor é bem diferente da alegria do mundo. É, portanto algo muito valioso ao nosso estudo.

2.a) -O Falso Fruto da Alegria.

O mundo tenta substituir a alegria do Senhor pela felicidade terrena. Um “caçador” de fortuna fica bem “feliz” se tiver bastante sorte para encontrar um tesouro bem escondido. O seu sentimento de felicidade, no entanto, está vinculado ao tesouro. O seu sentimento de alegria está ligado ao que acontece em sua vida: se algo foi bom ele fica contente; se for algo ruim ele fica triste.
Algumas pessoas tentam evitar o aspecto sério da vida – e da morte – através de conversas e comportamentos tolos. Elas encobrem os seus temores e inseguranças através de suas constantes piadas e gozações com relação à tudo. Há um lugar importante para brincadeiras humor no caminhar cristão, mas há ocasiões que devemos ser sérios, ou solidários.
Infelizmente, algumas pessoas são como palhaços de circo. Talvez estejam rindo por fora, mas estão chorando por dentro. Essa não é a verdadeira alegria, uma vida falsa de simulação – como um ator no palco. O que é então a verdadeira alegria?

2. b)-O Verdadeiro Fruto da Alegria.

A palavra grega referente a “alegria”, da forma como está escrita em Gálatas 5:22 é “chara”. Ela ocorre 60 vezes no Novo Testamento. A forma verbal “chairen”, significando “alegrar-se”, é encontrada 72 vezes. Interessante observar que a palavra chairen era também usada como uma saudação de uma só palavra, às vezes traduzida como “Salve!”, que significa literalmente “Alegra-te!” ou “Que a alegria esteja contigo”! (Lc 1:28; Tg 1:1).  
Alegria, obviamente, refere-se à sensação de deleite interno ou de contentamento de coração. A alegria cristã tem um significado muito mais profundo, assim como veremos adiante.
A alegria verdadeira é mais do que um sentimento, é um Pessoa, Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele é a nossa alegria. A alegria do Senhor é o próprio Senhor. Jesus é essa realidade. A alegria é um aspecto de Sua vida, uma qualidade do Seu Ser.
Jesus disse que nunca nos deixaria, nem nos abandonaria. Em outras palavras, a alegria do Senhor está sempre conosco, independente de como nos “sintamos”. Esse é o motivo pelo qual Paulo podia afirmar veementemente: “Alegre-se no Senhor sempre; outra vez digo, alegrem-se” (Fp 4:4).

Não nos alegramos em ocasiões de tristeza em tudo o que acontece. No entanto, podemos nos alegrar no Senhor pela Sua presença e pela Sua promessa em fazer com que “tudo contribua para o bem”, como um irmão na fé colocou: “a alegria do Senhor é um tipo sólido de alegria”.
Os cristãos sem alegria são cristãos sem poder. Cristãos sem poder são cristãos sem alegria. Os cristãos alegres são cristãos poderosos. A mensagem é clara. Sim, Jesus é o centro de nossa alegria.

Alegremo-nos em Jesus Cristo nosso “batizador” no Espírito Santo: “Que o Deus de esperança os encha com todo alegria na medida em que vocês confiam nele. Aí então vocês transbordarão de esperança pelo poder do Espírito Santo. E os discípulos foram cheios de alegria e com o Espírito Santo” (Rm 15:13; At 13:32).
Pelo fato de Jesus ser a alegria de nossas vidas, temos um poderoso remédio para a dor aguda das angustia e do veneno da compaixão.

2. c)- O Fruto Podre da Carne.

O fruto oposto da carne incluiria característica como angústia prolongada, tristeza, pesar, desânimo, compaixão e um espírito que murmura e reclama. Todos nós já passamos por momentos de angústia e tristeza. Em Sua humanidade Jesus entrou nas profundezas dos nossos sofrimentos e dores internas. Contudo, Ele tinha uma força interior que O levou a uma grande vitória. Qual foi a fonte dessa força interior que O carregou durante as horas mais escuras da Sua vida? O escritor de Hebreus nos dá uma importante revelação com relação a esta resposta.
“Olhem para Jesus, cujo modelo é a fonte de nossa fé. Ele estava disposto a morrer e a ser humilhado sobre a Cruz, por causa da alegria que Deus havia colocado diante dEle”. (Hb 12:2).

Jesus olhou além da Cruz para a maravilhosa vida que seria dEle (e nossa) na resplandecente glória do Céu. Ele estava disposto a pagar esse terrível preço para que pudéssemos desfrutar com Ele da eterna comunhão com o Pai. Verdadeiramente, essa foi a alegria que foi colocada diante dEle.
Temos um forte apoio de alegria sólida no meio das nossas angústias: a alegria de sabermos que Jesus foi adiante de nós e obteve a vitória sobre a morte e o diabo. Como já foi citado anteriormente, esses são os frutos venenosos da carne. Entretanto, temos agora um remédio para os ferimentos e enfermidades internas das nossas almas.
Jesus está à mão direita do Pai numa posição de vitória e poder. Essas são as qualidades da Sua vida para a nossa saúde e cura divinas.

Essa é a esperança que inspirou as seguintes e maravilhosas palavras do profeta Isaias:
“O Espírito do Senhor está sobre mim. Sim, o Senhor me designou e me enviou. Para pregar Boas Novas (evangelho) aos pobres. Para curar os quebrantados de coração. Para libertar os cativos. Para consolar os que choram. Para dar-lhes belezas em lugar de cinzas. Para dar-lhes o óleo da alegria em lugar de lamentações. Para dar-lhes vestes de louvor em lugar de espírito angustiado. Para que possam ser chamados de árvores de retidão, plantação do Senhor para que Ele possa ser glorificado” (Is 61:1-3). 

Talvez tenhamos lágrimas em nossos olhos, mas ainda assim podemos ver o “Sol da Retidão”, o qual nasce a cada dia com cura em Suas asas (Mt 4:2). Sempre há promessa de um novo dia no Senhor. 
Essa é nossa esperança! Essa é a nossa alegria.
.......................................................
Próxima aula: Nº 43
Os Nove Frutos do Espírito.
Continuação da Aula 42

3º fruto: O Fruto da Paz.

0 comentários:

Postar um comentário