terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS-34


                      CRISTÃOS MADUROS
              E INSTRUIDOS NA PALAVRA – 34
                   ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                  .........................................
        4º BLOCO - O PLANO DE REDENÇÃOS
                ...........................................
1-ASPECTOS OBJETIVOS DA PLENA SALVAÇÃO

Nesse ponto abordaremos os cinco aspectos objetivos da plena salvação de Deus que solucionou nossos problemas perante Deus: a redenção, o perdão,a purificação dos pecados, a justificação e a reconciliação. O primeiro é a redenção realizada por Cristo pela Sua morte na cruz.

1.1-A REDENÇÃO.
“No qual temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza de sua graça”. (Ef 1:7)
Que é a redenção? A redenção é a forma nominal da palavra “redimir”. Redimir significa comprar de volta aquilo que originalmente era seu, mas que, por qualquer motivo, você havia perdido.
Originalmente, nós pertencemos a Deus, éramos propriedade sua. Todavia fomos perdidos. Deus, porém, não desistiu de nós. Ele pagou um preço alto para nos obter de volta, retomando a nossa posse a um grande custo. (1Co 6:20; 1Pe 1:18,19; 1Tm 2:6). Isso é redenção. O nosso retorno a Deus ficou condicionado sob tríplice exigência: a exigência de Sua justiça, de Sua santidade e de Sua glória. Era impossível ao homem satisfazer todas essas exigências. O preço era grande.
Mas Deus pagou esse preço por nós, possuindo-nos a um custo altíssimo. Cristo morreu na cruz para realizar a eterna redenção por nós (2Co 5:21; Gl 3:13; Hb 10:12; 9:28; 1Pe 2:24; 3:18). Com Seu precioso sangue Ele cumpriu a maravilhosa redenção (Hb 9:12-14; 1Pe 1:18-19). O Seu sangue precioso foi o preço. Nós não podíamos pagar tão alto preço, mas Ele pagou por nós. O nosso destino era morrer em pecado, mas agora podemos voltar a Deus, receber Seu perdão e ser cheios de Sua vida. Que preciosa redenção!

1.2e3 - O PERDÃO E A PURIFICAÇÃO DOS PECADOS.
Após o pecado, o homem necessitava do perdão de Deus e da purificação dos pecados. Por termos ofendido a Deus precisamos do teu perdão. Entretanto, não podemos ser perdoados sem que a justiça de Deus seja feita. E para satisfazê-la, devemos morrer. Porém, se morrermos, Deus não terá a quem dar a Sua vida para o cumprimento de Seu propósito eterno. A solução perfeita para esse problema era a morte de Cristo por nós. Baseado na Sua na sua morte, a exigência da justiça de Deus seria satisfeita e poderíamos receber o Seu perdão.  
Quando perdoamos alguém que nos ofendeu, dificilmente esquecemos aquilo que ele nos fez. Todavia, Deus é diferente, quando Ele perdoa nossos pecados, Ele também se esquece deles. Aleluia!
A redenção realizada por meio do Sangue de Cristo é a remissão dos pecados (Mt 26:28; Hb 9:22). A redenção e perdão são, na verdade, dois aspectos de uma mesma coisa: um é o seu cumprimento na cruz e o outro, a aplicação no momento que cremos. Isso é claramente expresso na Carta aos Efésios 1:7. E uma vez que Deus perdoa, Ele esquece.
“Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e de suas iniquidades, para sempre” (Hb 10:17).  
Qual a diferença entre o perdão e a purificação? Para saber a resposta, precisamos primeiro conhecer a diferença entre pecado e justiça. Os pecados dizem respeito a ofensas, enquanto que a injustiça é uma mancha, uma mácula na nossa conduta, causada pela ofensa. Por exemplo, supunha que você efetuou a compra de duas mercadorias, mas enrolou o vendedor, e só pagou uma. Com relação a pessoas a quem você comprou, você cometeu uma ofensa. Mas com relação a você mesmo, na sua conduta há uma mancha de injustiça. Por isso, você não será chamado de pecaminoso, mas de injusto.
De semelhante modo, quando cometemos pecado diante de Deus, com relação a Ele, aqueles pecados são ofensas. Mas, para nós, são manchas de injustiça. Precisamos confessar os nossos pecados. Daí, por um lado, Deus perdoa os nossos pecados, as nossas ofensas; por outro lado, Deus lava toda a mancha da nossa injustiça.
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9).

1.4-A JUSTIFICAÇÃO
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus; a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impune os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação de sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus”. (Rm3:23-26)
A justificação é o ato de Deus aprovar as pessoas de acordo com o Seu padrão de justiça. A justiça dEle é o padrão, não a nossa. Não obstante, não importa quão justos nos julgamos ser, a nossa justiça está muito longe do padrão da justiça de Deus.
Por quê? Porque essa justificação é baseada na redenção de Cristo. Sem ela, Deus jamais poderia nos justificar. A base da justificação é a redenção. Por isso, a Bíblia nos diz que somos “justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras” (Rm 3:28: 5:1).
A morte de Cristo cumpriu a redenção por nós. É baseado nessa morte que Deus nos justifica.
“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, que ressuscitou, o qual está à direita de Deus, e também intercede, por nós”. (Rm 8:33-34).
Assim a justificação depende da redenção, e a redenção, por sua vez, tem o seu aspectos principal: a propiciação. A propiciação é uma palavra difícil que significa o preço para perdoar o pecado. Todavia, esse problema foi resolvido por Cristo sendo Ele mesmo nosso sacrifício propiciatório. Uma vêz resolvido nosso problema com Deus pela propiciação, fomos remidos. Do nosso lado, necessitamos tão somente crer nEle. Louvado seja o Senhor

1.5-A RECONCILIAÇÃO.
Chegamos ao último ponto objetivo da plena salvação de Deus: a reconciliação. A reconciliação é a ação de trazer de volta duas partes à amizade ou harmonia.
“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo [...] Porque se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não isso apenas, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem acabamos agora de receber a reconciliação”. (Rm 5:1,10-11).
Não éramos somente pecadores, éramos também inimigos de Deus. Através da morte redentora de Cristo, Deus nos justificou e ainda nos reconciliou Consigo mesmo, quando ainda éramos Seus inimigos. Dessa forma, abriu-se-nos um caminho para entrarmos na esfera da graça para o gozo de Deus.
Na queda, o homem não só pecou contra Deus, mas também se tornou inimigos de Deus. A reconciliação é baseada na redenção de Cristo (Rm 5:10-11) e foi realizada por meio da justificação de Deus (2Co 5:18-19; Rm 5:1; Cl 1:20a,22). Assim, a reconciliação é o resultado da redenção com a justificação.
Com resultado da reconciliação, hoje temos paz com Deus (Rm 5:1), podemos nos gloriar em Deus (Rm 5:11) e ainda podemos ser salvos pela vida do Filho de Deus (Rm 5:10).
Agora que fomos reconciliados, devemos ser fiéis ao nosso ministério confiado por Deus e devemos anunciar essa boa nova aos outros: que Deus reconciliou Consigo o mundo, não imputando (atribuindo ou conferindo) ao homem as suas transgressões, e que ainda temos paz com Deus!
..................................................................
PRÓXIMA AULA Nº 35. 
ASPECTOS SUBJETIVOS DA PLENA SAL

0 comentários:

Postar um comentário