quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 35


                 CRISTÃOS MADUROS
         E INSTRUIDOS NA PALAVRA – 35
              ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
              .........................................
        4º BLOCO - O PLANO DE REDENÇÃOS
                      ...............................
1- ASPECTOS SUBJETIVOS DA PLENA SALVAÇÃO

Além dos cinco aspectos objetivos, a plena salvação de Deus tem cinco aspectos subjetivos.

1.1.A regeneração.

A regeneração significa que além da vida recebida ao nascer, recebemos outra vida, a vida de Deus. Isso é o que a Bíblia quer dizer quando fala do nascer de novo: “Importa-vos nascer de novo” (Jo 3:5-7). A regeneração é o centro da nossa experiência de salvação. É o ponto de partida de nossa relação de vida com Deus (1Pe 1:23). A morte de Cristo resolveu todos os problemas do homem diante de Deus. Fomos trazidos de volta a Deus de maneira absoluta. Enquanto o0 homem não recebe Deus como vida, nem Deus, nem o homem podem estar satisfeitos.
O passo seguinte de Deus na Sua plena salvação é entrar no homem para colocar Sua vida nele. Esse é o passo mais crucial. Mesmo se o homem for completamente perdoado e reconciliado, ele ainda não poderá expressar a Deus sem receber Sua vida.
Ser um cristão não é uma questão de ser aperfeiçoado. Ser um cristão é nascer de Deus (Jo 1:13), o que significa que, além de nossa vida humana, recebemos a vida de Deus. Como um pecador pode parar de pecar? Isso não é possível. Como dizer para um cachorro parar de latir e começar a miar?  O que você faz é regido pela sua vida. Embora Deus tenha perdoado seus pecados, sua natureza pecaminosa fará você pecar novamente. Você precisa de outra vida, uma vida sem pecado. A única vida que é sem pecado é a vida de Deus. A regeneração leva essa vida para dentro de você. Hoje, ao crer em Cristo, podemos nascer de Deus e recebê-lO como vida! Louvado seja o Senhor!
Após receber a vida de Deus, a natureza maligna dentro do homem é expulsa gradativamente. Homens inferiores e pecaminosos como nós, agora podem crescer na vida de Deus para se tornarem Seus filhos (2Co 3:18).
A Bíblia, no Livro de Ezequiel, nos diz que na regeneração, recebemos três coisas maravilhosas (Ez 36:26-27).

a.Um novo coração – Um “coração de carne” para substituir nosso velho “coração de pedra”.

b.Um novo espírito – O nosso velho e mortificado espírito é renovado e vivificado pelo Espírito que dá vida.

c.O Espírito do próprio Deus – a terceira coisa que recebemos é o Espírito do próprio Deus para habitar em nós. Que salvação maravilhosa recebemos por crermos no Senhor! A regeneração é o centro e o início dessa salvação.

1.2- A santificação.

Por meio da regeneração, recebemos uma nova vida, um novo coração e um novo espírito. Isto é, o nosso espírito que já estava morto por causa da queda do homem (Adão), agora foi vivificado pelo Espírito que dá vida (1Co 15:45). Esse foi o início de nossa experiência da plena salvação de Deus. Um novo começo maravilhoso!

Todavia, há mais coisas para experimentarmos na plena salvação de Deus. Precisamos entender o significado da santificação. A santificação é o sorver (destruir) da nossa natureza pecaminosa pelo trabalhar da natureza santa de Deus em nós. Na Bíblia, a palavra “santificação” significa principalmente “separação”, ser separado daquilo que é comum (Lv 10:10). A santificação possui dois aspectos:

a)-Posicional – significa ser separado de uma posição comum no mundo para uma posição em Deus, conforme ilustrado em Mateus 23:17-19 “Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o santuário que santifica o ouro”? O ouro em qualquer lugar do mundo é comum, mas uma vez dentro do santuário, ele é santificado; assim como um cordeiro no campo é comum, mas quando a sua posição é mudada, e ele é colocado sobre o altar, podemos dizer que ele é santificado. A santificação posicional é mediante a oferta única de Cristo (Hb 10:10), pelo sangue de Jesus (Hb 13:12) e por termos sido chamados (1Co 1:2; Rm 1:7).

b)-Disposicional – A santificação posicional é objetiva, ao passo que a disposicional é subjetiva. O Espírito Santo está tornando santo cada parte de nosso ser, e isso ocorre pelo trabalho de transformação, dia a dia (Rm 12:2: 2Co 3:18). Isso é um longo processo, começando pela regeneração (1Pe 1-3; Tt 3:5), prossegue por toda a vida cristã (1Ts 4:3; Hb 12:14; Ef 5:26) e será completado na época do arrebatamento, quando atingirmos a maturidade de vida (1Ts 5:23).

Em todo o universo, só Deus é santo. A Sua vida e natureza são santas. Não conseguiremos nenhuma santidade fora dEle. Não é por praticarmos alguma coisa que consideremos “santas” que temos a santidade, mas por estarmos cheios do próprio Deus santo é que somos santificados. Santidade é o próprio Deus (Lv 20:26.
Portanto, em primeiro lugar, somos santificados pela vida santa de Deus. Em segundo lugar, somos santificados pela Palavra santa (Jo 17:17) e pelo Espírito Santo (Rm 15:16; 1Co 6:11: 2Ts 2:13). Quando nos achegamos à Palavra de Deus e com o coração tocamos no Espírito Santo, tocamos o próprio Senhor. Isso nos santifica. Se o fizermos todos os dias, permitiremos que o nosso Deus santo nos santifique com a Sua vida santa. Assim, expressaremos plenamente a Sua santidade.
.................................................
Próxima aula - Nº  36
1.3-A transformação.
1.4-A conformação. 
1.5-A glorificação.
Conclusão.
..............................................
Deus te abençoe e te guarde.

0 comentários:

Postar um comentário