sábado, 8 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 33


                       CRISTÃOS MADUROS
               E INSTRUÍDOS NA PALAVRA – 33
                    ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                  .........................................
           4º BLOCO - O PLANO DE REDENÇÃO
                 ............................................

1- A FONTE DA SALVAÇÃO – O AMOR DE DEUS.

A condição do homem caído é extremamente ruim. Ele pecou ao desobedecer ao mandamento de Deus debaixo da sua condenação. Agora ele possui uma natureza pecaminosa que o faz pecar. O homem, nessa condição, é incapaz de salvar a si mesmo ou a outros do julgamento vindouro de Deus. O seu destino final é o lago de fogo, preparado para satanás e seus seguidores. Essa é a situação lamentável, sem esperança, a que chegou o homem.    

“Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu a vida juntamente com Cristo, pela graça é que sois salvos”. (Ef 2:4-5)

Deus amou o homem antes da fundação do mundo (Ef 1:4). Após a queda, todavia, Deus continuou a amando-o. Ele não desistiu do propósito de habitar no homem para ser sua vida, a fim de que ele O expresse e tenha domínio por Ele.
Portanto, a misericórdia de Deus nos alcança até mais que o seu amor. Ele nos ama, mas caímos numa situação miserável, mortos em nossos delitos e pecados. Por isso precisamos da misericórdia de Deus.

O amor de Deus é a fonte de nossa salvação. Ele manifestou seu amor enviando o seu Filho unigênito para morrer pela nossa redenção. Deus poderia nos ter abandonado. Mas Ele, o Bom Pastor, abandonou tudo e saiu à procura da ovelha perdida. O Espírito Santo procurou diligentemente a drácma perdida e o Pai saiu para receber o filho que havia perdido. Na parábola de Lucas 15, vemos que o amor divino se deixaria gastar livremente para redimir uma única alma. Somos capazes de ignorar tamanha intensidade do amor de Deus para com o homem?

O seu interesse pelo homem O trouxe do céu para a terra a fim de ministrar ao homem, a ponto de dar a Sua própria vida para resgatá-la. O poder motivador foi o Seu grande amor. Por causa desse amor, nós nos tornamos filhos de Deus. O apóstolo João nos diz:

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu e ele mesmo”. (1Jo 3:1)

Agora você pode ver que, graça ao amor de Deus, não somos pessoas sem esperança. Mesmo quando caímos em pecado e morte, a Sua misericórdia nos alcança. Aleluia!

2- A BASE DA SALVAÇÃO – JUSTIÇA DE DEUS.

A base da nossa salvação é a justiça de Deus. Sem ela, não teríamos uma base sólida para nos achegarmos a Ele com ousadia, a fim de recebermos e desfrutamos da Sua salvação.
Deus é justo e reto. A justiça de Deus é uma Pessoa, não somente um atributo divino. O próprio Cristo, como uma Pessoa,  foi feito a justiça de Deus para nós ( Rm 1:17; 3:21,22; 10:3; 1Co 1:30; Fp 3:9).

Deus disse que se o homem comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morreria (Gn 2:17). Deus deixaria de ser justo se não condenasse o homem, pois assim Ele não teria mais autoridade para governar, e todo o universo desabaria.

Deus estava num dilema. Ele amava o homem, mas não podia deixar de condená-lo. Como poderia perdoar o homem que Ele amava, sem violar Sua Justiça? Para que Deus pudesse nos perdoar, Cristo, o Filho de Deus, se tornou carne. Por meio da encarnação, o Senhor “Se vestiu” da semelhança da carne, do pecado e, na carne, identificou-Se com os pecadores. Só que nEle não havia pecado, somente a semelhança da carne do pecado.

Por causa da justiça de Deus, o Senhor Jesus morreu na cruz. Alí na cruz, Ele foi feito pecado por nós (2Co 5:21). Ele morreu em nosso favor para realizar a redenção e satisfazer todas as exigências da justiça de Deus, que condenou, na carne, o pecado (Rm 8:3). Agora Deus tem a posição justa para perdoar-nos. Antes de qualquer coisa, Deus nos perdoa não porque nos ama, mas por causa da sua justiça. A justiça nos condena, mas por causa da justiça de Cristo realizada na Sua morte, somos justificados. Deus (e tampouco Satanás) não pode condenar aqueles que creram na morte justa de Cristo. Pela sua salvação dupla, vemos o Seu amor, a Sua justiça e a Sua sabedoria.

3- O SALVADOR

O homem foi feito como recipiente para conter Deus como sua vida. Porém, enganado por satanás, ele desobedeceu a Deus; o pecado entrou nele e assim perdeu o seu direito de receber Deus como vida.  Por isso, logo após a queda, Deus deu ao homem duas grandes promessas: que o resgataria do controle de satanás, e lhe daria a Sua vida pra cumprir o Seu propósito.

Deus prometeu que o descendente da mulher viria para ferir a cabeça da serpente (Gn 3:15). Esse foi o grande evangelho para o homem! A semente da mulher é Cristo, o qual nasceu de uma virgem (Is 7:4; Mt 1:23).

Foi profetizado que ele nasceria de uma virgem (Is 7:14) e em Belém (Mq 5:2). Ele não teria aparência agradável (Is 52:14; 53:2), e seria ungido por  Deus para o Seu ministério (Is 61:1; 42:1). Foi predito com precisão sobre o ano, mês, dia e lugar da Sua morte, e como morreria (Dn 9:24-26; Ex 12:1-6; Gn 22:2; Dt 21:23: Zc 12:10; Sl 34:20).

As profecias também, mostravam que Ele entraria na morte e que ressuscitaria no terceiro dia (Jn 1:2; 17; 3:2-10; Mt 12:40) Quando Cristo veio, Ele cumpriu todas as promessas e profecias. Maravilhoso! O tema central do Velho Testamento, na verdade, é o Cristo prometido e profetizado por Deus.

O evangelho de João afirma que a Palavra era Deus (Jo 1:1) e que a Palavra tornou-se carne (Jo 1:14). Como Homem-Deus, Ele nasceu de uma virgem em Belém e viveu, por trinta e três anos e meio, uma genuína vida humana, entretanto sem pecado. Por fim, morreu na data e no lugar exato profetizado centenas de anos antes.

A morte de Cristo realizou coisas maravilhosas por nós; fomos redimidos, perdoados, lavados, justificados e reconciliados com Deus. Redimidos, porque um alto preço foi pago para nos comprar de volta para Deus. Justificados, porque somos considerados justos por Deus. Reconciliados, porque éramos inimigos de Deus, mas agora somos levados de volta para Ele, gozando paz e harmonia com Deus. Além de tudo, a morte de Cristo feriu a cabeça da serpente conforme prometido em Gênesis 3:15 (veja também Hb 2:14).

No terceiro dia, Ele ressuscitou para nos enviar o Espírito Santo a fim de dar vida ao homem, cumprindo a promessa de Gênesis 22:18 (veja também Gl 3:14). Ele se tornou o Espírito prometido para dar ao homem vida com bênção eterna. Graça ao Senhor os problemas negativos do homem foram solucionados e o seu direito inicial de receber de Deus foi recuperado pela morte de Cristo. Agora o homem pode crer em Jesus Cristo para ser salvo do pecado e da morte, e receber a vida de Deus a fim de cumprir o Seu propósito eterno. Devemos louvar e amar o nosso Deus Salvador por tudo que Ele fez.
.........................................
NA AULA 34 TEREMOS O SEGUINTE TEMA:
ASPECTOS OBJETIVOS DA PLENA SALVAÇÃO
                     

0 comentários:

Postar um comentário