quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 32


                            CRISTÃOS MADUROS
                  E INSTRUIDOS NA PALAVRA – 32
                      ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
               4º BLOCO - O PLANO DE REDENÇÃO
                     .........................................

1-   A ÁRVORE DA VIDA E O RIO DA VIDA

Após criar o homem, Deus plantou um belo jardim e pôs ali o homem que tinha formado. Havia ali toda sorte de árvores boas para comida. No centro do jardim, estava a Árvore da Vida e, junto a ela, havia um rio. Deus colocou o homem diante dessa árvore.

Qual era naquele tempo, a maior necessidade do homem? Seria um emprego a fim de obter dinheiro para seu sustento? Não, tudo o que precisava foi providenciado por Deus. Será que Deus lhe deu instrução de como fazer o bem e ser um bom homem? Não, a única instrução de Deus quando pôs o homem ali foi para ele cultivar e guardar o jardim; e ordenou-lhe comer de toda árvore ali existente, exceto a do conhecimento do bem e do mal. Podemos perceber, então, que o homem foi criado para servir a Deus, cultivando e guardando o  jardim, e para isso Deus precisava ser a sua vida.

Em toda descrição da Bíblia sobre o jardim do Éden o ponto crucial é que a arvore de vida estava no seu centro. Essa árvore simboliza Deus como vida para o homem.
O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Mas faltava-lhe ainda receber a Deus como vida. Sem a vida de Deus, o homem é totalmente incapaz de expressá-Lo e representá-Lo. Por exemplo, uma lâmpada possui todos os itens necessários para brilhar, mas sem a eletricidade ela jamais  cumprirá a sua função. O homem é uma “lâmpada” para expressar Deus, a luz divina. Para isso, a “eletricidade” divina, a vida de Deus, precisa entrar nele.

O Novo Testamento nos mostra que a Árvore da Vida aponta para o próprio Cristo. O Evangelho de João diz que “a Vida estava nEle” (Jo 1:4). Depois é Jesus que diz que Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jô 14:6). Um pouco antes, Ele diz: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:10). O Senhor Jesus nos disse      ainda para nos alimentarmos dEle (Jo 6:57) e que Ele é a videira verdadeira e nós os ramos (Jo  15:5). Todos esses versículos mostram que Jesus Cristo é a vida para o homem, como retratado pela Árvore da Vida. Isso é maravilhoso!
Junto à árvore havia também um rio. Apocalipse nos fala do “rio da água viva” (Ap 22:1) Esse rio é visto ao longo de toda a Bíblia. Ele aponta para o Espírito de Deus que nos enche de vida e sacia nossa sede. O Senhor Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”´(Jo 7:37). Hoje o Senhor continua a Se oferecer a nós. Precisamos ir a Ele e beber.

2-  A QUEDA DO HOMEM.

Além da Árvore da Vida, havia a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (Gn 2:9). Ao comê-la, o homem caiu e foi totalmente arruinado para o propósito de Deus. Precisamos agora entender o significado dessas duas árvores. O princípio da Árvore do Conhecimento é o caminho da independência. Quando não recebemos a Deus como nossa vida, mas em lugar disso, escolhemos viver segundo o conhecimento, não vivemos dependendo dEle.
A Árvore da Vida simboliza a vida de Deus ou Deus como vida para o homem, enquanto que a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal simboliza satanás como fonte de morte. Deus disse ao homem que, no dia que ele comece da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, certamente morreria. Isso mostra que, na verdade, ela é a árvore da morte. Ao comê-la, o homem recebeu para dentro de si a natureza do pecado.
Lúcifer significa “a estrela da manhã”. Por esse motivo, aspirou ser igual a Deus e semelhante ao Altíssimo (Is 14:13-14).

Antes de o homem receber Deus como vida, satanás enganou Eva, que comeu do fruto da árvore do conhecimento e o deu também ao marido, Adão, e ele comeu. Dessa forma satanás conseguiu injetar no homem a natureza maligna do pecado, que hoje habita em todo homem (Rm 7: 17-20). O homem, que foi criado por Deus para contê-Lo e expressá-Lo, passou, após a sua queda, a expressar a natureza pecaminosa de satanás. O primeiro problema, após o pecado: o homem ficou sob o julgamento de Deus, perdeu o direito à árvore da vida; e o seu fim tornou-se a morte.  O segundo problema é: que o homem possui a partir do pecado, uma natureza pecaminosa em si. Isso o constitui um pecador. Como resultado ele não consegue fazer o bem que prefere, mas o mal que não quer ele faz (Rm 7:15). Essa é a grande tragédia da história! O efeitos dela podem ser visto no homem de hoje. Mas a história não acabou ali. Mesmo para um caso perdido como esse, Deus preparou uma maravilhosa salvação.

3-  OS PROBLEMAS DO HOMEM APÓS A QUEDA.

Como consequência da queda, o homem passou a ter problema com Deus.

3.1) O problema perante Deus.

a)-A condenação de Deus – Pela desobediência ou transgressão de Adão, ficamos todos sob a condenação de Deus (Rm 5:18). Quando Deus criou o homem, todos os homens estavam incluídos em Adão. Adão foi julgado e ficou sob a condenação de Deus, todos nós também fomos julgados e condenados nele.
b)-A ira de Deus – Por termos sido condenados por Deus em Adão, todos estávamos debaixo da ira de Deus (Jo 3:36). Por causa do pecado de Adão, todos os homens hoje estão sob a ira de Deus aguardando o seu julgamento final.

c)-O julgamento de Deus – Finalmente, pelo pecado de Adão o homem será julgado por Deus (Hb 9:27) e lançado no lago de fogo pela eternidade (Ap 20:15). A Bíblia diz que o fogo eterno foi preparado para satanás e os anjos que o seguiram na rebelião contra Deus, não para o homem (Mt 25:41). Todavia, o homem foi enganado e seguiu satanás, rebelando-se contra Deus, desobedecendo-O; ele também deve sofrer o julgamento de Deus, com satanás, no lago de fogo (Ap 20:15).
Em lugar de desfrutar a vida de Deus, o homem foi condenado à morte e a sofrer o mesmo julgamento de Deus para satanás.

3.2- O problema no interior do homem.

Usemos como ilustração um menino que desobedeceu a sua mãe e acabou ingerindo veneno. Primeiro, ele tem um problema a resolver com mãe. Tal problema é subjetivo, algo fora dele. Segundo, agora ele tem um problema em seu interior, objetivo, que é o veneno que ingeriu. Ao comer da árvore do conhecimento, o homem somente transgrediu a Palavra de Deus; que pode ser resolvido pelo perdão de Deus, mas recebeu para dentro de si a natureza pecaminosa, que é corrupta e satânica. Assim, todo o seu ser foi amortecido, arruinado e corrompido.

a)-Morto no espírito – Paulo diz que o homem está morto nos seus delitos e pecados (Ef 2:1). O espírito do homem ficou amortecido, perdendo sua função de entrar em contato com Deus e recebê-Lo como vida. Dessa forma, os homens hoje perderam a habilidade em entrar em contato com Deus e muitos não crêem nEle.

b)-Arruinado na alma – Quando a natureza maligna do pecado entrou no homem, danificou a sua alma para o propósito de Deus. A sua mente, que foi criada para conhecer Deus, ficou obscurecida. Isso leva o homem a andar na vaidade de seus pensamentos (Ef 4:17,18).
c)-Corrompido no corpo – A natureza do pecado entrou no corpo do homem transformando-o em carne pecaminosa. O pecado habita agora na carne do homem (Rm 7:17,18). Por isso o seu corpo corrompido é cheio de concupiscências; tornou-se o corpo do pecado – serve ao pecado como escravo (Rm 6:6) – e da morte (7:24).
Em tal condição miserável, o homem é totalmente impotente para salvar a si mesmo, e extremamente sem esperança. Nessa situação lamentável, resultado do pecado de Adão, caíram todos os homens, incluindo você e eu. Mas essa condição horrível do homem motivou Deus, em seu amor, a vir nos salvar.    
        .............................................
      PRÓXIMO TEMA INICIAL DA AULA 33
 A FONTE DE SALVAÇÃO – O AMOR DE DEUS

0 comentários:

Postar um comentário