terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 31


                                          CRISTÃOS MADUROS
                               E INSTRUÍDOS NA PALAVRA – 31
                                    ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                         4º BLOCO - O PLANO DE REDENÇÃO
                           ......................................
                                               
                                O PLANO DE DEUS.

Nesta parte estudaremos sobre o plano da redenção e a plena salvação de Deus. O que significa isso? Porque precisamos ser salvos? Salvos de quê e para quê? Porque deseja salvar-nos e como? O que devemos fazer para sermos salvos? Há uma longa lista de questões para considerar. Procuraremos (diz o autor) respondê-las aqui da forma mais sucinta e você poderá conhecer mais sobre a salvação.
Deus deseja que o homem seja cheio com ele mesmo e com a vida, a fim de que saiba falar da pessoa de Deus, que queira viver sobre o Seu domínio, e O represente meio às pessoas no mundo. Este foi, é e sempre será o eterno propósito de Deus. E, sabemos que Deus nunca muda.
Porém, antes que esse propósito tivesse um início, o inimigo, satanás, entrou em cena, enganou o homem e injetou nele sua própria natureza pecaminosa. Com isso, (pela desobediência) entrou o pecado no homem. E este, ficou arruinado, pela mazela do pecado, e atrapalhou o grande plano de Deus.
Todavia, Deus nunca pode ser derrotado! Mesmo o homem tendo caído e do Seu plano ter sido momentaneamente frustrado, Ele ainda o amava e não podia ser demovido de seu propósito. Então, Deus agiu para salvar o homem a fim de realizar o seu propósito eterno. Essa ação representa a Sua plena salvação.
Qual o alvo final de Deus? É fazer de cada um de nós Seus filhos. Chamamos com isso de “filiação”. Na Bíblia esta palavra significa duas coisas principais: a MATURIDADE EM DEUS e a posição para HERDAR TUDO O QUE DEUS É E TEM. Não significa somente em ser filho. Uma criança tem em si a vida de seu pai, mas não está totalmente crescida, não pode herdar tudo o que seu pai tem para lhe dar. Ela estará apta para receber a herança quando crescer e estiver madura. De semelhante modo, Deus nos escolheu para sermos Seus filhos, cheios de sua vida, crescidos e maduros. Você pode possuir a vida do Pai, que o torna Seu filho. Mas a vontade de Deus não é que sejamos somente seus filhos, mas que, além disso, sejamos totalmente maduros. Somente tendo esta maturidade, em Deus, é que estaremos qualificados para herdar tudo o que Ele fez por nós.
Após a queda do homem, toda a raça humana se tornou pecadora, filhos do diabo (Jo 08:44) “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos”. (1jo 3:8)Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio”.
Mas Deus nos escolheu para sermos seus filhos. Que maravilhoso! Apesar da gente não parecermos tanto com Ele ainda, (por causa pecado) a Sua escolha nos dá confiança de que um dia seremos seus muitos filhos e filhas, totalmente crescidos, cheios de Sua vida, parecidos com Ele, a fim de que as pessoas O vejam em nós, dominados pela sua Palavra e representando-O onde quer que estejamos. Isso é a Igreja de hoje, o corpo de Cristo, será a nova Jerusalém no futuro.

A IGREJA – O OBJETIVO DE DEUS.

Todos os filhos possuem a vida de Deus. Na verdade, a vida de Deus não é outra coisa, senão uma Pessoa, o próprio Deus. Ter essa vida é ter uma pessoa viva em nós, o próprio Deus vivo. Quando todos esses homens (homens e mulheres) estiverem cheio do único Deus vivo, tornar-se-ão um único homem (espírito), um único corpo (a Igreja). E com isso se tornarão membros do Corpo de Cristo.
Observe o seu próprio corpo: ele possui uma única vida; quando você vai para a escola, todo o seu ser vai; quando vai para o trabalho, toda a sua pessoa vai também. Tudo quanto você fizer, você o faz em unidade com os seus membros, porque em você não há duas pessoas, mas uma única.
Com relação a Deus, Ele é Um e o Seu propósito é expresso nessa unidade. Quando pessoas individualmente O recebem como vida, se tornam um com Deus, e são a Igreja. Na eternidade futura, tais pessoas comporão a Nova Jerusalém. Confirme isso lendo em sua Bíblia: Efésios 3:9-11.
A Igreja, portanto, é composta por pessoas que tem Deus como sua vida e estão sendo edificadas em Cristo. Elas são a expressão de Deus e representam Deus com a Sua autoridade.

A CRIAÇÃO DO HOMEM COMO UM VASO.

Podemos ver como é maravilhoso o plano de Deus. Segundo esse plano, os céus e a terra foram criados por Deus para o homem (ser humano), o centro de sua criação, que foi criado logo em seguida de uma forma muito especial:
“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre os répteis que rastejam pela terra”. (Gn 1:26).
Aqui vemos que Deus criou o homem diferentemente de quaisquer outras criaturas. Todas as outras coisas foram criadas segundo a sua própria espécie. Somente o homem era segundo a espécie de Deus. O homem é muito próximo a Deus.  Uma boa ilustração disso é a luva e a mão. O homem está para Deus como a luva está para a mão. A luva é feita conforme a forma da mão, para que a mão possa entrar nela. Deus criou o homem à Sua imagem para poder entrar nele. Nós somos muito especiais para Deus. Fomos criados como um vaso, (Rm 9:21-23) “Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso de honra e outro para desonra”?)  à Sua imagem, podemos contê-Lo e expressá-Lo. Nada disso acontece por acaso ou por evolução. Tudo foi planejado por Deus para o cumprimento do seu propósito eterno.
O homem foi criado como um vaso para conter Deus. Por isso Ele nos criou com três partes: espírito, alma e corpo (1Ts 5:23) “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Como já estudamos o corpo, a primeira parte do homem é a parte física. Ela foi criada por Deus do pó da terra é a mais superficial (Gn 2:7). Através de nosso corpo podemos tocar, ver, cheirar e ouvir, isto é, contatar as coisas da esfera material.
A segunda parte do homem é a alma, a sua parte psicológica. Ela expressa você, a sua pessoa ou a sua personalidade. Ela é composta de três partes ou funções: mente, vontade e emoção. A fim de entender este estudo você está usando a sua mente.
Assim, a alma é parte do homem criada por Deus para podermos conhecê-Lo, amá-Lo e voltar nosso ser a Ele, a fim de sermos cheios dEle e expressá-Lo.

A terceira parte do homem é o espírito.

O espírito é a parte mais profunda do homem. A Bíblia chama-o de “o homem interior” (Ef 3:16) “...vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o Seu Espírito no homem interior”. Porque ele é o mais profundo e mais difícil de conhecer do que as outras duas partes. De todas as criaturas de Deus, somente o homem foi criado com um espírito, para contatar Deus e recebê-Lo. Se você nunca se chegasse a Deus, não precisaria jamais usar o seu espírito. Mas você foi feito como um vaso para conter Deus; se você não O tiver como seu conteúdo no espírito, sentirás um grande vazio em seu interior. Sem Deus enchendo você nada terá sentido para você e nada poderá satisfazê-lo.
Da mesma forma que exercitamos a nossa mente (alma) na escola para entender as coisas, precisamos aprender a exercitar o nosso espírito, fazê-lo funcionar adequadamente, para entrarmos em contato com Deus, conhecê-Lo e ter comunhão com Ele.
                        ....................................

                      Próxima Aula – Nº 32
         A ÁRVORE DA VIDA, O RIO DA VIDA

0 comentários:

Postar um comentário