quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 38


                                    CRISTÃOS MADUROS
                          E INSTRUÍDOS NA PALAVRA – 38
                              ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                    .........................................
        
5º BLOCO – O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.
              .................................................
1-CARÁTER E DONS.

Há uma distorção que tem assolado a Igreja do Senhor durante os séculos: a valorização dos dons em detrimento do caráter. Um dom é uma dádiva de Deus concedida a todos indistintamente. Os dons podem ser naturais ou espirituais. Os dons naturais são aqueles com os quais nascemos como: inteligência, astúcia, memória, capacidade de tocar, cantar, praticar determinados esportes etc. Os dons espirituais nos são concedidos pelo Espírito Santo como instrumentos na obra (1Co 12:7-10). Os dons são úteis, mas secundários. Deus coloca em primeiro lugar a vida e o caráter. Todos podem achar que um determinado irmão que possui uma grande inteligência e capacidade extraordinária de memorização deverá se tornar um grande pregador. Isso é um tremendo equívoco e não passa de uma mentalidade mundana.

Outra pessoa pode ainda pensar que um irmão, por ter um dom de cura e discernimento de espíritos, venha a ser uma coluna na casa de Deus. Isso também é um engano. Os dons são úteis, mas nunca podem ser a base da obra de edificação da Igreja.
Esse é o motivo porque existem tantos escândalos: priorizam mais os dons que o caráter. Deus não enviará ninguém sem antes tratar com o seu caráter. Os dons atraem os homens, mas o caráter atrai a Deus.

A palavra de Deus diz que o povo de Israel estava escravizado por Faraó. Moisés era o homem que Deus havia escolhido para levar a cabo o Seu propósito. Moisés havia sido criado no palácio de Faraó e recebeu a melhor instrução da época, era um homem excepcionalmente talentoso. Moisés se achava capaz e perfeitamente habilitado porque possuía instrução egípcia. Deus, porém, não achando isso, colocou Moisés de molho por quarenta anos no deserto de Midiã até que o seu caráter pudesse ser aprovado por. Do ponto de vista natural Moisés estava pronto aos quarenta anos quando matou o egípcio; mas foram preciso mais quarenta anos até o ponto de não mais confiar na sua força e nos seus talentos (Ex 3:10).

O critério de Deus sempre é escolher o que se acha frágil, incapaz e desqualificado. Fica patente que Deus é quem faz e não é um simples uso de talentos especiais.    

2-A Formação do Caráter.

“Porque é Deus quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.  
Todos nós desejamos ter um caráter aprovado por Deus. Todos nós queremos agradar a Deus e, por isso, ficamos apenas esperando saber as normas para e começarmos a praticá-las. A vida cristã não é um mero cumprimento de normas e preceitos, pois não estamos mais debaixo do domínio da lei. A vida cristã se resume simplesmente em “Cristo em vós”, ou seja, a vida cristã consiste, em poucas palavras, na dependência completa do Espírito Santo que habita em nós. É Ele também que muda o nosso querer e também é Ele quem nos capacita a fazer a sua vontade. Ele é tudo em todos. Jesus é a nossa bondade, a nossa mansidão, a nossa justiça, Ele na verdade é tudo o que necessitamos. Tudo o que precisamos já está em nós na pessoa do Espírito Santo.

O pleno suprimento de Deus para nós é Cristo Jesus, que habita em nós. Seja Ele a nossa vida. Seja Ele tudo em todos. Não adianta falarmos em caráter e em conduta, se não nos apropriamos do pleno suprimento de Deus para nós: a libertação do velho homem do poder do pecado, da nossa justificação e regeneração em Cristo, da dependência completa do Espírito e o andar no Espírito. Precisamos aprender a perceber a direção de Deus em nosso espírito, aprender a fazer a separação entre alma e espírito, e conhecer a prática da renúncia do “EU” no princípio da cruz. Todas essas experiências devem ser compreendidas no espírito.

Muitos penam que podem ser santos se tão somente conseguirem vencer certos tipos de pecados. Outros pensam que sendo humildes e gentis são vitoriosos. Alguns imaginam que orando e lendo a Bíblia mais, tendo cuidado para jejuar e vigiar, então alcançarão um caráter santo. Outros concebem que somente matando o ego terão vitória. Não podemos viver a vida cristã usando mil e uma fórmulas para os mais variados problemas. O que Deus deseja é que entendamos que Cristo é a nossa vida, o perfeito suprimento de Deus para todas as necessidades.
Com esse conhecimento em vista estudaremos, agora, alguns princípios fundamentais que aumentarão a compreensão de que Cristo é de fato a nossa vida.

1.1-A Formação do Caráter Através dos Tratamentos de Deus.

É a multiforme graça de Deus que me capacita com dons a fazer as coisas certas diante de Deus (2Pe 1:1). Deus, através de Jesus Cristo, nos provê a Sua própria natureza. As promessa divinas nos foram outorgadas (2Pe 1:4) e o poder de Deus é a nossa garantia de que Ele realizará em nós as mudanças necessárias (2Pe 1:3).
A vida cristã é um processo. Precisamos vencê-la passo a passo, cada degrau corresponde a um novo nível alcançado e uma nova vitória em determinada área, até alcançarmos o topo da escada.
A responsabilidade de Deus é prover a todo crente a própria natureza divina através do arrependimento do pecado e da fé em Jesus Cristo. Deus tem dado por direito aos crentes tudo o que é necessário para uma vida santa: autoridade e poder. O cristão tem o que precisa para desenvolver um caráter maduro, segundo o Senhor Jesus.

1.2-Descrevendo o Processo.

Todos nascemos em iniquidade e formos formados em pecado. Todos temos por nascimento uma natureza caída, que nos acompanhará ou não por toda a vida (Rm 5:12).
Deus colocou diante do cristão a meta da perfeição (Gn 17:1, Mt 5:48; Lc 6:40; 1Pe 1:15). Maturidade espiritual é a meta Bíblica para todos os que estão em Cristo Jesus. Por vezes, a carnalidade do homem não permite que ele desenvolva seu caráter como as Escrituras ordenam. O ego é a principal razão pela qual o homem precisa do tratamento de Deus. Cada cristão precisa do tratamento de Deus para motivá-lo a prosseguir em direção à perfeição espiritual.
1.3-O Propósito do Tratamento.
O cristão necessita do tratamento de Deus em sua vida porque algumas áreas escondidas precisam ser reveladas (1Jo 1:5-7). Deus deseja revelar essas áreas escondidas de pecados em nós, de maneira a nos ajudar a crescer. As Escrituras afirmam que é Deus quem revela tais segredos (Mt 10: 26-27; 1Co 3:13).

Deus revela essas áreas escuras, que estão presentes dentro de nós para que renunciemos a elas. O cristão precisa da graça de Deus porque, humanamente, a tendência é cobrir suas próprias falhas e fraquezas. Deus deu ao cristão o Seu Espírito Santo. É o Espírito quem revela as necessidades espirituais do homem, sondando o coração do cristão para revelar os pecados que devem ser abandonados (Sl 139:23; Pv 21:2).

A palavra “revelar” significa retirar a tampa, e a palavra “ocultar” significa esconder, cobrir a vista, ou encobrir o assunto. Deus tenta retirar a cobertura de cima do homem, enquanto o homem faz tudo retê-la.
Os homens podem começar bem. Mas se tiverem pecados ocultos, os quais não confessam e ainda alimentam sem arrependimento, estão destruindo a vida e ministério. Segundo o Livro de Samuel, Davi, lamentando a morte de Saul e Jônatas, chama três vezes: “Como caíram os valentes”! (2Sm 1:19).
Nessa lamentação, Davi descreve os “valentes” no início da vida ministerial como formosos, poderosos (v.19); queridos e amáveis, mais ligeiros que as águias e mais fortes do que leões (v.23); vestiam as filhas de Israel como escarlata aos outros e eram capazes de colocar nelas ornamentos de ouro (v.24).

A Bíblia é toda cheia de exemplos de homens que começaram bem, mas terminaram em tragédias, por justamente não entenderem o propósito de Deus em suas vidas.
...........................................................
Não desistam de buscarem estas aulas.
Assuntos muito importantes ainda virão.
...........................................................
Próximo tema: PROPÓSITO DE DEUS NO TRATAMENTO
                             AULA 39

0 comentários:

Postar um comentário