quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ADORAR E CULTUAR

ADORAR E CULTUAR.

Texto:Romanos 11:33-36: 
"Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos!
Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro?
Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído?
Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém".

A Teologia leva o crente a cultuar. O Apóstolo Paulo depois de muito aconselhar no Capítulo 11 de Romanos ele fecha com uma expressão poética das mais lindas do verso 33 até o 36.
Como definamos a poesia? Ela nasce diante do espanto. Já a Filosofia nasce da admiração. “ó abismos das riquezas”...“impenetráveis... Inexploráveis... são os vossos caminhos.
Um pensador, Jon Rusting diz: “é bem melhor estar numa cabana onde as obras de Deus são vistas na natureza em redor, do que estar num castelo suntuoso onde tudo foi construído para dar tons de poder e de riqueza”.
Adorar.... 
Adorar é como a experiência de um alpinista que, com toda dificuldade chega ao cume do monte que havia escalado e, extasiado contempla todo o universo ao redor aos mais distantes pontos de visão. Se ele é um cristão, crente em Jesus, ele com certeza, ajoelha e louva a Deus por tanta beleza ao redor vista por tão poucas pessoas.
O ateu diz, “não há Deus”. Já o salmista diz: “É um tolo quem pensa que não há Deus”.
Não é fácil manter essa paixão pelas coisas criadas por Deus. A única razão frente a tudo isso é adorar! É cultuar! 
Pois, cultuar é reavivar a consciência com o amor de Deus.  “Ó profundidade de Deus”, diz o apóstolo Paulo no final do capitulo 11.
Paulo nos diz nos versos 2 e 3 que Elias questionou a Deus sobre a sua vida. Fala-nos Paulo nos versos 6, 7 e 8 “se é pela graça, não é pelas obras: do contrário a graça já não é graça”.
Cultuar. 
Pois, quando há impotência espiritual; partimos para a adoração.
O que é teologia? É igual à doctologia.
Teologia (conhecimento de Deus) é o combustível da alma do crente em Jesus Cristo.
Vemos alguém dizer: “Eu não sinto Deus, eu não vejo Deus”. Eu digo o mesmo. Eu sei que eu êxito porque eu estou aqui. No entanto, Deus está refletido na pessoa que está ao meu lado, é nela que eu vejo Deus.
Não somente isso, eu não vejo, mas sei que Jesus está aqui do meu lado olhando para mim, aprovando minha maneira de fazê-lo amado e conhecido. Levando ele aos corações dos não crentes. “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”, logo se eu vejo alguém ao meu lado, estarei vendo Deus na sua semelhança. A admiração nos leva à admiração. A admiração nos leva a louvar a Deus.
Conta uma ilustração que um homem perguntou a Deus: “Senhor, o que é um dia para o Senhor”? E Deus lhe respondeu: “Um dia para mim é como mil anos”. “E um minuto para o Senhor é quanto”? “Um minuto para mim é com cem mil dias”, responde Deus. Daí o homem, cheio de más intenções diz para Deus. “O senhor poderia me arranjar um real”? Deus lhe diz: “Espera só um segundo”.
Muitos de nós gosta de aproximar de Deus com orações, adorações e louvor. Enquanto que muitos outros se aproximam de Deus só para pedir.
Podemos imaginar que Moisés quando ficou quarenta dias no monte ele ficou só pedindo para o seu povo. Não! Moisés se contentou somente em contemplar Deus em sua grandeza, poder e majestade.
Você quer conhecimento meu amado, minha amada? Quer? Conheça Jesus Cristo. Pois ele sabe do nosso passado, do nosso presente e do nosso futuro. Não foi isso que ele falou com Natanael em: João 1:48 “Natanael, antes que Filipe te chamar eu te vi debaixo da figueira, crês”? Muito antes de Natanael o conhecer ele já o conhecia.
Jesus é Deus, que se fez homem de carne e osso e habitou entre nós. Lembras da preparação para a ceia em Lucas 22:7-12? O que disse Jesus no verso 10: “Eis que, quando entrares na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro d’água, segui-o até a casa em que ele entrar”. Só Deus tem esse poder de ver algo que vai acontecer bem depois.
Nada foge da atenção de Deus. Deus não se esquece de nada e de ninguém. Só uma coisa que Deus esquece, é do nosso pecado, quando a gente aceita Jesus. O mundo tem quase 8 bilhões de pessoas e Deus sabe o nome de cada uma delas, sabe o CPF e o RG de cada uma delas. No mundo existem 6912 línguas e Deus conhece uma por uma. Deus sabe tudo o que se há de imaginar.
Quando a gente adora a gente tira o “chapéu para Deus”. Deus é tão sábio que chega a ser inescrutável; Isso é: não pode ser entendido. A sabedoria de Deus nos quer dizer: Juntar conhecimentos.
Imaginemos amados, Deus guiando os nossos dias até o dia de agora. Porque todas as coisas são de Deus. Deus é rico em tudo do que imaginemos ou já imaginamos.
Desejar sempre é: dar glórias a Deus por tudo o que há em nós. Quando a gente adora a Deus a gente só sai ganhando. Quando eu adoro, eu acumulo bens de Deus em mim.
Pra finalizar amados e amadas, pensando bem é melhor cultuar a Deus e deixar que Ele decida o que é melhor para nós. Amem Amados? Amem amadas?
.............................
OREMOS AO SENHOR: Pai de amor. Deus de infinita bondade. Quão grande é o vosso amor por cada um de nós. Nada que façamos, por mais extraordinário e valoroso que seja, nunca pagaremos a grande bondade que o Senhor tem por por cada um de nós. Abençoa, Senhor, o nosso falar, o nosso pensar e o nosso agir. Ajuda-nos a crer mais, obedecer mais, orar mais e adorar-te mais. Nós vos oramos em nome de Jesus, vosso amado Filho e nosso Salvador. Amem.
..................................
FONTE: Mensagem de crescimento e de fé escrita por Erleu Fernandes para o Nosso Blog Jerusalém É Aqui.

0 comentários:

Postar um comentário