domingo, 7 de julho de 2013

EVITANDO QUEM FALA DEMAIS

EVITANDO QUEM FALA DEMAIS



Texto: Provérbios 20:19
"Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais."

Obs. Não tem coisa pior do que pessoas que não guardam segredos. Conta-se uma história de três irmãos abrindo o coração uns para com os outros. Um confessou sua grande dificuldade com pecado moral, o outro compartilhou seu problema com um vicio escravizador e o ultimo falou: meu grande pecado é não guardar segredo daquilo que ouço! Salomão já ensinava, se você ouve uma pessoa falando segredos facilmente de outras para você, saiba que ela não irá guardar os que você contar para ela. Ela vai alastrar isto como fogo consumidor!

Prática: Já sofri revezes por não observar esta palavra. Confiei meu coração a pessoas com esta doença. Acabei em situações embaraçosas. Hoje guardo, não somente minha língua de falar, mas também meus ouvidos de ouvir. Se uma pessoa fala facilmente da outra, rapidamente desconfio e peço para que não fale mais. Uso também o teste das três peneiras: A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Sendo verdade, a segunda peneira é a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a reputação do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Vai ajudar a pessoa?

Oração: Senhor guarda minha boca. Coloque cadeados e proteção a ela para que eu saiba como, o que e com quem falar. Me guarde para que saia da minha boca somente palavras que trazem edificação para o meu irmão, em nome de Jesus. Amém!

0 comentários:

Postar um comentário