sexta-feira, 12 de julho de 2013

SEGREDOS DE FAMÍLIA


PASSAGEM: Juízes 14:15

15 No quarto dia disseram à mulher de Sansão: "Convença o seu marido a explicar o enigma. Caso contrário, poremos fogo em você e na família de seu pai, e vocês morrerão. Você nos convidou para nos roubar? " 16 Então a mulher de Sansão implorou-lhe aos prantos: "Você me odeia! Você não me ama! Você deu a o meu povo um enigma, mas não me contou a resposta! " "Nem a meu pai e à minha mãe expliquei o enigma", respondeu ele. "Por que deveria explicá-lo a você? " 17 Ela chorou durante o restante da semana da festa. Por fim, no sétimo dia, ele lhe contou, pois ela continuava a perturbá-lo. Ela, por sua vez, revelou o enigma ao seu povo. 18 Antes do pôr-do-sol d o sétimo dia, os homens da cidade vieram lhe dizer:  "O que é mais doce que o mel? O que é mais forte que o leão? " Sansão lhes disse:  "Se vocês não tivessem arado com a minha novilha, não teriam solucionado o meu enigma". 19 Então o Espírito do Senhor apossou-se de Sansão. Ele desceu a Ascalom, matou trinta homens, pegou as suas roupas e as deu aos que tinham explicado o enigma. Depois, enfurecido, foi para a casa do seu pai. 20 E a mulher de Sansão foi dada ao amigo que tinha sido o acompanhante dele no casamento.

OBSERVAÇÕES:
Ao contrário de seus pais que “contavam tudo um ao outro” e juntos resolviam os enigmas e dúvidas que a vida lhes trazia, o noivado de Sansão apresenta segredos e esquemas familiares que facilmente destroem seu relacionamento. Já na viagem Sansão mata um leão e esconde de seus pais. Depois lança um enigma para os familiares da noiva, mas nada lhe conta, nem aos seus pais. Traz mel da carcaça do leão que matara para seus pais, mas também nada conta a eles sobre sua procedência. Sua noiva por sua vez é ameaçada por um esquema subversivo de seus próprios convidados para desvendar o enigma. E, temendo as ameaças de morte, mente para Sansão com 3 dias de choros e reclamações e o acaba traindo ao revelar seu enigma aos familiares. A coisa só podia terminar em tragédia. Tantos esquemas e segredos minam a base dos relacionamentos. E, por estar só começando, a verdade precisava ser o fundamento principal para quem quer chegar longe. 

DIREÇÃO:

Ari, você precisa manter seu casamento, assim 
como todos os relacionamentos, baseados na verdade. Seja sempre sincero expressando seus pensamentos, opiniões e sentimentos e nunca escondendo nada. Isso vai tornar os vínculos cada vez mais fortes e duradouros. Nenhum relacionamento resiste às mentiras, principalmente quando essas se transformam em segredos, esquemas e até armações. Isso se aplica às atividades, aos compromissos, às finanças, ao sexo, dentre outras áreas. As pessoas, bem como o próprio relacionamento ficam vulneráveis. Perdem a aprovação e ajuda de Deus que não trata com a mentira. Minam a confiança e abrem pequenas brechas no muro da fidelidade, que sustentam a relação. As mentiras e segredos familiares de Abraão, José e Ananias e Safiras ilustram bem os riscos que corremos.

AÇÃO:

Relacionamentos não resistem às mentiras e segredos. Falar sempre a verdade com as pessoas com que estão ao meu lado fortalece os laços com confiança, comprometimento e cumplicidade. Falar o que sentimos e pensamos, confessar erros e descontentamentos, expor as fraquezas e diferenças não é uma opção. Se quisermos crescer em nossos relacionamentos temos que fundamentá-los na verdade. 
....................

Fonte: Devocional - Pr Ari Correa.

0 comentários:

Postar um comentário