sábado, 4 de junho de 2011

COMPARTILHANDO MINHA FÉ - PONTO 2

Te saúdo com a Paz do Senhor Jesus. E, como te prometi continuaremos esse assunto, que iniciamos no sábado passado. Agora, eu te apresento o conteúdo para o segundo passo.

A BÍBLIA.

1.Romanos 3:23.

2.Romanos 6:23.

3.João 3:3.

4.João 14:6.

5.Romanos 10:9-11.

6.Apocalipse 3:2.

Deus usa as Escrituras para transformar as vidas das pessoas. O próximo passo para compartilhar a sua fé sem discutir, está fundamentado em dois princípios. O primeiro está fundamentado em Romanos 10:17: “a fé vem pela pregação”. A chave é ouvir. O segundo princípio está em Lucas 10:23. “O que isto te diz”? O Espírito Santo fará a obra de persuadir e de convencer do pecado. Você somente estará observando e vendo como Deus vai agir.

1.Romanos 3:23 – “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”.

Quando compartilho a minha fé, eu pego a minha Bíblia e coloco Dante da pessoa – sobre a mesa ou sobre seu colo. Eu aponto para Romanos 3:23 e peço que a pessoa leia o versículo em voz alta. Depois pergunto-lhe: “O que é que este versículo lhe diz”? Quando você o faz desta maneira a pessoa não pode dizer: “isto é apenas a sua interpretação”. A pessoa lerá o versículo e dir-lhe-á o que ele fala. Então ela não poderá dizer que foi você quem disse isso. Agindo dessa maneira, a outra pessoa será a que está falando, o Espírito Santo a convencerá do pecado e ninguém pode começar discutir com você a respeito da interpretação. Se depois que a pessoa ler este versículo e dizer-lhe do que se trata, e você sente que ela necessita de mais explicação, diga simplesmente: “Você alguma vez cometeu um suicídio”? A pessoa provavelmente dirá: “Não, eu nunca”. Então você dirá: “Bem, você já odiou alguém ou teve raiva de alguém”? Ela certamente tentará se defender e dirá: “Sim, você não”? E você diz: “Claro que sim”. Então você poderia dizer: “Você sabia que o ódio é igual ao assassinato”? A esta altura, você recebe como resposta silêncio por parte da outra pessoa porque a outra pessoa finalmente compreende que diante dos padrões santos de Deus a sua vida é um desastre.

Vejam só, que legal! Caso você esteja se perguntando como lembrar-se do versículo bíblico seguinte: aqui está a dica. Abra a sua Bíblia em Romanos 3:23. Volte a página para a pessoa à sua frente de forma que ela possa ler a sua Bíblia. Na margem que está perto de você, escreva: “Romanos 6:23”. Quando você está lendo Romanos 3:23 com determinada pessoa, você verá a referência para o próximo versículo na margem.

2.Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor”.

Peça que a pessoa leia o versículo e então pergunte-lhe: “O que diz o versículo”? Ela provavelmente dirá que haveremos de morrer por um só pecado que cometamos. Este verso pode devastar a religião de uma pessoa bem como os seus sentimentos de que tudo está bem.Em Romanos 6:23 sublinhe ou circule a palavra pecado. Faça uma linha até a palavra morte. Em letras grandes, referindo a palavra morte, escreva a palavra INFERNO. Circule então a palavra em (por). (Faça isso na sua Bíblia antes de falar com alguém).

Existe uma tendência em nós em sermos cruéis. Talvez gostássemos de dizer a uma pessoa: “Veja, estúpido(a), você irá para o inferno por causa de um pecado. E sua religião não poderá salvá-lo(a) disto”! Se você disser isto, você não só estará mostrando falta de amor mas fará com que a pessoa não lhe ouça mais. Você poderá transmiti a mensagem de uma forma mais amável. A chave está na direção que você aponte.

Depois que a pessoa ler o versículo e lhe disse o que significa pra ela, você simplesmente pode dizer: “Você viu que eu sublinhei em minha Bíblia a palavra pecado”? (Aponte para a palavra). Ela vai dizer “sim”. Então você continua, apontando para a palavra pecado: “Isto me diz que não há um s no final dessa palavra. Deus diz que por causa de um pecado, ele me enviará ao inferno”. Você aponta para si mesmo(a) mas a outra pessoa vai entender a idéia.

Agora suponha que a pessoa com a qual você estela falando costuma ir à igreja. Você diz: “Você percebeu que eu circulei a palavra em (por)? Isto me lembra que eu deveria ter um relacionamento com Jesus Cristo, e não com uma religião”. Com isto, o meu batismo de criança, a sua confirmação, o ser um membro de uma igreja ou qualquer outra atividade religiosa na qual a pessoa está confiando, se “vai pela janela”. Através desse versículo, você mostrou de uma forma polida para a pessoa que ela não tem esperança. E você o fez de maneira gentil.

Foi muito bom ter chegado até aqui com vocês com esta segunda parte de nosso estudo: “Compartilhar a Minha Fé Sem Discutir”. Prosseguiremos, com o Passo 2, no próximo sábado, querendo Deus, com os quatro versos seguintes. Que Deus vos dê um belo final de semana.

Refexão Diária de: Erleu Fernandes

CTBA - Brasil

0 comentários:

Postar um comentário