sexta-feira, 17 de junho de 2011

MAIORIA

Leia em sua Bíblia: Números 14.1-9


Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito! (Nm 14.4)

A democracia é definida como o governo do povo, doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder.
Muito bem, mas como nem sempre o povo tem consenso, o que acaba prevalecendo é a vontade da maioria em detrimento de uma minoria. E quando isso acontece, a maioria pode acabar tomando decisões erradas, porque nem sempre a maioria está com a razão.
Por exemplo, logo depois que Moisés conduziu o povo de Israel para fora da terra do Egito, estando ainda no deserto, enviou doze pessoas para espiar a terra de Canaã e trazer um relatório. Quando voltaram, cortaram também um ramo de videira com um cacho de uvas, o qual dois homens trouxeram numa vara; como também romãs e figos. E o relatório foi: “Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela” (Nm 13.27).
Só que a maioria daqueles espiões apresentou vários “poréns”, dizendo: “Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque (estes são os gigantes) ... Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra” (Nm 13.28, 31, 32).
Diante disto, dois homens, Josué e Calebe, levantaram-se para contestar o que a maioria havia dito, exclamando: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!... Se o SENHOR, se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o SENHOR” (Nm 13.30; 14.8-9a).
Infelizmente sabemos o que aconteceu: Quarenta anos perdidos, vagando pelo deserto!
Pelo que podemos observar, nem sempre a maioria está com a razão, e nesses casos, é preferível ficar com a minoria, mas ficar com a verdade de Deus, se de fato queremos ser abençoados. Com Deus estamos sempre em maioria

.................................

Reflexão do dia de: Erleu Fernandes

.................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário