sexta-feira, 17 de junho de 2011

VALORES

Leia em sua Bíblia: Gálatas 5: 16 – 25.

“Que Deus os aperfeiçoe em todo bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amem. (Hb 13:21).

Não é fácil ensinar e defender os valores que Deus deseja que tenhamos no mundo em que eles estão fora de moda distorcidos. Como falar de amor a seres tão egoístas, corruptos, interesseiros; de alegria e paz, num contexto de sofrimento e guerras; de paciência, num mundo intolerante; de amabilidade, bondade e mansidão, onde há tanta maldade, violência e ira; de fidelidade para quem aceita a traição como normal e de domínio próprio quando somos incentivados a liberar nossas emoções sejam quais forem?

A questão é que por nós mesmos não conseguimos viver esses valores – chamados no texto de hoje de frutos do Espírito. Aí está o segredo: eles só são desenvolvidos quando o Espírito de Deus está presente e atua na transformação de uma vida. A pessoa vai trocando os “valores” do mundo por aquelas virtudes que tem valor no Reino de Deus. Não é uma mudança imediata – vai resultar do estudo da Palavra, do convencimento do que é pecado e arrependimento, do desejo de obedecer a Deus por amor a ele e não visando obter algo. Assim, o filho de Deus deixa de praticar aquilo que antes era “normal” e aceitável – as obras da carne – para viver conforme o que realmente tem valor para Deus. Não tem jeito: sem Espírito Santo, você não terá como desenvolver o que são efeitos naturais dessa presença santa na vida. O fruto é do Espírito na pessoa, não do próprio cristão. Ser “bonzinho” não é suficiente. Se você quiser agradar a Deus, precisa dedicar a sua vida a ele, crendo no sacrifício de Cristo para perdão dos seus pecados e livramento da morte eterna no inferno. Que tal fazer isso agora? Deus transformará sua vida e fará crescer este fruto, levando-o a praticar os valores que importam no Reino de Deus e fazer diferença neste mundo. O fruto do Espírito está para boas intenções como uma maçã de verdade para uma de cera.

..............................................

Reflexão do dia: Erleu Fernandes

..............................................

Fonte: Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário