quinta-feira, 23 de junho de 2011

SANTA CEIA

SANTA CEIA.

Confirme em sua Bíblia: 1 Coríntios 11:23-29.

“Porque eu recebi do Senhor o que também os entreguei: que o Senhor Jesus na noite em que foi traído, tomou o pão; e tendo dado graças, o partiu e disse: isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança em meu sangue , fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si”.

Um dos momentos mais esperado da igreja onde sirvo é a Santa Ceia. Todos na comunidade aguardam ansiosamente, um domingo de cada mês, em que todos juntos partiremos o pão e o fruto da videira. Jesus nos deixou a Ceia como lembrança e anúncio de sua morte e ressurreição.

O sangue de Jesus derramado na cruz demonstra que nenhum outro sangue precisa ser derramado para que a ira de Deus seja aplicada. O sacrifício de Cristo é perfeito. Na como-visão do Antigo Testamento, o sangue representa a vida da pessoa. Ao nos oferecer o fruto da videira como seu sangue, Jesus nos oferece a sua própria vida. Quem bebe com fé nesse sacrifício de Jesus compartilha a vida eterna.

O pão, por sua vez, é o alimento básico da dieta dos israelitas, e continua hoje sendo um alimento básico para nós. Ao redor da mesa temos comunhão. Cada um pode tomar uma parte do que se reparte ali. Todos somos parte do corpo de Cristo e comemos do pão que nos é dado, que simboliza, o corpo de Cristo. Passamos pela fé a participar efetivamente da comunhão dos crentes em Jesus, e comunhão com a Igreja, que é o corpo vivo de Cristo na terra.

Na Santa Ceia nos é demonstrado, portanto, o perdão de Deus, a vida eterna com Cristo, e a comunhão com Deus e com os irmãos. Porém, para que isto se torne uma realidade na minha vida, preciso antes examinar a intenção do meu coração.

Se eu desejar firmemente ser parte deste corpo, se eu crer que o que está sendo oferecido é a graça do próprio Deus, então sou digno de comer e beber. Entretanto, aquele que come sem fé em Jesus, ou duvidando do poder de Deus, come apenas para a sua condenação. Jesus se oferece inteiramente a nós, com o corpo e sangue, para nos dar um novo corpo e uma nova vida. Entendamos bem, o pão que comemos é pão antes, durante e depois que o recebemos, somente simboliza, com os gestos e palavras de Jesus na última ceia dele com os seus apóstolos, o seu corpo. O suco de uvas que recebemos é suco antes, durante e depois que o bebemos, somente simboliza o sangue que Cristo derramou na cruz para o perdão de nossos pecados.

.............................................

Reflexão de: Erleu Fernandes - CTBA - Brasil

.............................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário