domingo, 5 de junho de 2011

TRIPLICE TESTEMUNHO

Leia em sua Bíblia: João 5: 6 – 12



Canto: Seu Nome é Jesus

Vou falar de alguém, /Que venceu a morte, /Que venceu o mundo, /E que está aqui. /Este alguém te nome. /É um nome doce. /Que eu amo tanto, /E já vou dizer. /Ele veio salvar. /Ele veio mudar minha vida,/ O meu coração/ Por sua paixão,/ Sua cruz. /Fonte de água vida. / O cordeiro de Deus. /Sal da terra e do mundo luz /Seu nome é Jesus.

Ah se tu soubesses. /Quem te dá a vida. /Quem te dá o céu /E te quer feliz. /Há se conhecesse, Como te conhece. /Bem antes que tudo / Viesse existir. /Ele veio Salvar, /Ele veio mudar/ Minha vida / O meu coração / Por sua Paixão / Sua cruz / Fonte de água viva / Ô... O / O Cordeiro de Deus / Sal da terra e do mundo Luz / Eu conheci Jesus. (Oremos a Deus...)

Comecemos, já, irmãos amados, enumerando quem é Jesus; pela primeira parte do versículo 6. Este Jesus, é aquele que veio por meio da água e do sangue. Recordemos a saudação do anjo Gabriel a Maria em Lc 1:28 a 37. Daí literalmente, podemos esclarecer que a vida humana é iniciada no interior do ventre materno, pela água, que é o elemento que envolvendo o ser humano ali gerando, o mantém ileso, em seu espaço gestativo.

Pelo Sangue, pois o sangue da mãe gestante, através do cordão umbilical fornece todo nutriente necessário ao pequenino ser humano em formação.

Recordemos, pois, irmãos, um pouco do mistério da encarnação. Maria, a adolecente Maria é interrogada pelo anjo Gabriel em Lc 1:34. Sabemos muito bem que ela respondeu ao anjo: “Como se dará isso, pois eu nunca me relacionei com homem algum”. E no verso 35 o anjo diz pra Maria, que descerá sobre ela o Espírito Santo (isto é: o próprio Deus virá sobre ela, em sua terceira pessoa trinitária) e que o poder do altíssimo a envolverá com a sua sombra (em outras traduções se diz “a cobrirá com a sua sombra” expressão usada na época pra dizer que haverá uma junção de um casal pra começar a gerar uma vida) Por isso, continua dizendo o anjo, o ente que dela nascer será chamado Filho de Deus (San of goode).

Vejam bem, irmãos. Poucos pregadores, de nossa classe de evangélicos, entram nesta parte que entrarei agora. Mas reflitamos, sem colocar em discussão a nossa fé. O quê que é necessário para que um bebê nasça? Não é a união sexual de uma casal, macho e fêmea? Maria podia ser uma jovem adolescente, sem muita experiência no assunto, mas disso ela já sabia. Por isso ela questionou o anjo. Recordemos Jó, questionando a Deus sobre seu sofrimento, porque ele sabia que nada havia feito que merecesse estar sofrendo tudo aquilo. Maria bateu de frente com o anjo, no bom sentido é claro, com todo respeito. Pois disso ela sabia, sua mãe Ana já a instruíra, com certeza sobre isso. ”Se eu nunca tive com homem algum, se ainda sou uma moça, virgem. Espera aí senhor anjo, me explica melhor isso tudo.” Daí é que o anjo lhe diz que tudo acontecerá pela intervenção direta de Deus. O próprio Deus será de fato, sem quaisquer dúvidas, o Pai do sêr que dela vai nascer e que se chamará Jesus. Procuremos entender este mistério. O Espírito Santo (Que é Deus) com o auxílio de um óvulo de Maria deu início a gestação de seu Logus, de Sua Palavra, que começava a se tornar gente, com carne e osso, no ventre de Maria. Duas sementes, uma divina e uma humana começa a completar o plano de Salvação, pretendido pelo nosso amado Deus. Como se chama esse belo, profundo e indiscutível mistério? Chama-se: o Mistério da Encarnação divina.

Um dia uma professora de EBD, conduzindo uma aula com os pequeninos da igreja, pergunta pra eles. ”Como que um Deus tão grande pode vir aqui na terra, se tornar um nenezinho na barriga de Maria. E depois se tornar um homem, Jesus Cristo, e caminhar aqui na terra no meio da gente”? Todas as crianças ficaram caladas por um tempo, mas depois, um pequenino, lá na última mesinha de aula se levanta e diz: “Tia, Deus não é tão grande”? (e abre o máximo que pode os braços) “Mas ele, foi diminuindo, diminuindo, diminuindo, que ficou tão pequenino que pode entrar na barriga de Maria. Pra estar junto da gente, ele teve que ficar pequenino como a gente foi, quando era nenezinho”!

Lindo isso, não é irmão? Voltemos ao assunto fundamental, a Encarnação do verbo. Recordemos que uma das maiores provas para se anular um casamento, é a não existência do coito em si, do ato sexual voluntário, do casal. Muito maior ainda, é o mistério de haver uma gestação, há 2009 anos, sem o auxílio de uma semente masculina. No entanto, a parte final do versículo 6 nos diz: ”E o Espírito Santo dá testemunho, porque o Espírito Santo é a Verdade”. (Recordemos que em outro texto, Jesus afirma ser o Caminho, a Verdade e a Vida).

E Deus realiza, no início do Novo Testamento, aquilo que para nós, humanos limitados, em nossos raciocínios afirmamos como algo impossível. Mas que para Deus, tudo é possível.

No versículo 7, vemos o apóstolo João dizendo, que: como no céu há três testemunhos, da união da Família Trinitária, O Pai, O Filho, O espírito Santo, que mesmo subdivididos em três pessoas são na verdade um só Deus, que atua como Pai, como Filho e como Espírito Santo; na terra, como nos mostra o versículo 8, são três que testificam: O Espírito, A Água e O Sangue. Podemos até ir lá em Jo 3:5 que veremos o próprio Jesus dizer: “Em verdade, em verdade eu vos digo, quem não nascer da água e do Espírito não poderá entrar no reino de Deus”.

Na Bíblia de Genebra, o final do verso 8 deste texto diz que os três: Espírito, Água e Sangue, são unânimes num propósito: Assim como a água e o sangue que no ventre de Maria, deu origem a forma do Deus homem, trazendo-o à vida humana em suas duas naturezas, Humana e Divina; na cruz, quando sai do lado do corpo de Jesus, após a lança do soldado, Sangue é água, testifica aí, o que disse Jesus em Jo 3:5 ele enfatiza que Sangue e água, são fontes de vida para a existência humana no ventre e após o ventre. “Quem não nascer da água e do espírito não poderá entrar no reino dos céus”.

É preciso crer. É preciso ter em mente o que nos revela Deus nos livros da Bíblia ( Boock of Bíblie). Se buscarmos saber a eficácia da água, havemos de localizar números enormes de versículos, que falam dela. Em Is 12:3 Lemos: “Tiraremos água da fonte da salvação”, Jesus. É o próprio Jesus que diz à Samaritana em Jo 4:14 “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede”. Em Is 44:3 Isaías diz: “E derramarei água sobre o sedento e torrentes sobra a terra seca”.

Nós, se somos crentes de fato, convictos de nossa fé, não podemos duvidar no que nos revela a Palavra. Jesus afirma-nos que a água que Ele nos dá é o Espírito Santo. Assim, como o sangue é a nossa sustentação biológica, humanamente falando. O Espírito Santo é a vida de Deus em nós que dá vigor, força e sabedoria às nossas almas. Creia, te deixo o meu abraço fraterno e lhe desejo toda paz que vem do trono da graça de nosso amado Pai do céu.

.........................................................................

Esboço de pregação de: Erleu Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário