segunda-feira, 20 de junho de 2011

PESCARIA

Leia em sua Bíblia: Mateus 4: 18 - 20.

"Sigam-me e eu os farei pescadores de homens" (Mt 4:19b)

Tivemos, ontem, à noite, na pregação do irmão Eli, no culto das 19:00hs, da 1ª Igreja Batista de Vila Oficinas, Bairro Cajurú, em Curitiba, sobre o convite de Jesus a dois pescadores. Um deles era Pedro, às vezes lembrado por uma vez por ter negado Jesus. Mas o importante é que, juntamente com os outros discípulos, ele foi um dos líderes que mudaram seu mundo com a pregação sobre o Filho de Deus. Ele e o irmão deixaram tudo e seguiram aquele que os convidava, com certeza de que "pescar homens" seria melhor que pescar peixes.
Jesus não precisava de ajuda - ele poderia ter feito tudo sozinho: os milagres, o ensino, o sacrifício da cruz. Sendo Deus, ele é suficiente todo-poderoso. Porém, escolheu alguns homens para que estivessem com ele e fossem treinados para continuar sua missão. Chamou pessoas simples, do povo, imperfeitos e incapacitados. Alguns, como Pedro e João, não tinham muita instrução, mas uma coisa sabiam muito bem: pescar. Sabiam que a pescaria envolve esforço e nem sempre dá resultados. Quando Jesus os convidou para que "pescassem" homens, eles aceitaram sem questionar que tipo de pesca era essa; também não julgaram que seu trabalho fosse mais importante. Há pouco lemos que eles o seguiram no mesmo instante.
Deus não precisa de nós, mas também hoje ele nos convida a participar da "pescaria de homens". É certo que para apresentar Jesus às pessoas necessitamos de esforço e dedicação - assim como o pescador joga a rede ou o anzol e pode ficar horas e horas esperando até pegar o peixe. Os "peixes" estão famintos de esperança e sentido para a vida, mas às vezes a pesca será um fracasso aos nossos olhos. Nosso esforço pode parecer vão. Porém, é preciso ter consciência de que o resultado da pesca não depende de nós, mas da atuação do Espírito Santo. Por isso, nosso sucesso está assegurado se estivermos dispostos a cooperar na obra de Deus jogando a rede (pregando a sua palavra). Você quer mudar o mundo como aqueles discípulos? Então aceite o convite de Jesus, deixe desta sua pescaria, de coisas no mundo, e, participe desta pescaria de "pescar almas" para Deus. Mas, de acordo com o que está contido nas Escrituras e não em tradições, como algumas igrejas por aí querem ensinar. Jesus nos convida para transformar o que sabemos em algo melhor.
.............................................
Reflexão do dia? Erleu Fernandes
.............................................
Fonte: Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário