sábado, 11 de junho de 2011

PLANOS

Leia em sua Bíblia: Ester 1: 1- 12.


O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer (Pv 21.1).


O rei Xerxes era imensamente rico e poderoso. No texto de hoje, ele aparentemente quis deixar isto muito claro e assim promoveu um grandioso banquete, cheio de ostentação. Entre outras coisas quis também ostentar o que considerava ser sua propriedade, a rainha Vasti, que se recusou a comparecer conforme a ordem real, desencadeando uma crise institucional que culminou com sua deposição, com subseqüente substituição por Ester, uma judia. Esta viria a ser usada por Deus em um grande livramento para Israel.
Xerxes se achava muito poderoso. De fato, governava um território gigantesco e tinha riquezas suficientes para esbanjar em um banquete de sete dias para toda a cidade com assentos e taças de ouro puro. Mas é curioso que a decisão de um rei tão poderoso serviu a um propósito maior. Ele achava estar fazendo o que lhe convinha, mas suas ações resultaram na preservação de um povo do qual ele mal tomava conhecimento, e cujo Deus nem cogitava obedecer. Mas Israel era o povo que Deus preparava para a vinda do Messias.
Pessoalmente não sou daqueles que crêem que Deus tenha um plano inexorável para cada um de nós, um destino para cada criatura, embora creia que ele eventualmente chama e capacita pessoas para fins específicos, como muitas vezes narrado nas Escrituras. A Bíblia ensina também que mesmo aqueles que não se importam com ele, que não levam sua vontade em consideração, acabam muitas vezes involuntariamente contribuindo para seu propósito maior. Xerxes é um exemplo disso – outro foi Nabucodonosor da Babilônia (Jr 278.6).
E que propósito é este? O grande plano de Deus para a raça humana é a redenção em Cristo Jesus. Por trás de todos os acontecimentos, sua mão dirigia a história para preparar o cenário da vinda do Cordeiro de Deus, e a existência de Israel era parte importante do seu plano. - MHJ
Deus nos deixa fazer o que quisermos, mas todos acabam servindo aos seus propósitos.

.................................................

Reflexão do dia de: Erleu Fernandes

..................................................

onte: Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário