domingo, 12 de junho de 2011

O PRÓXIMO

Leia em sua Bíblia: Lucas 10: 25 – 37.

Certa ocasião, ainda antes de entregar a minha vida a Deus, eu vinha caminhando na rua com um amigo quando vimos um homem caído na calçada, espumando pela boca. Aquilo me sensibilizou e liguei de um orelhão para um pronto-socorro, pedindo ajuda. Aí, meu companheiro me disse: “Estás dando uma de bom samaritano”. Eu nunca imaginaria que estivesse fazendo dessa história que Jesus contou a mestre da lei, mas ela é tão conhecida porque é expressiva e traz um recado importante para nós. Penso que tanto o mestre da lei como o sacerdote, o levita e o samaritano, são retratos daquilo que nós também somos. O mestre da lei representa as pessoas que estudam e sabem o que Deus quer delas, mas ficam somente na teoria, não praticam o que aprenderam, contentam-se consigo mesmas e assim caem em contradição. O sacerdote é o líder religioso que se acha importante e acaba sendo vítima de seu orgulho. O levita, imagino, representa as pessoas para quem parece suficiente seguir formalidades religiosas, como freqüentar uma igreja ou observar algumas regras, mas que se afastam de quem realmente precisa do seu amor. O samaritano é aquele que nos surpreende, prestando auxílio ao próximo. Todos nós temos momentos em que um ser humano ferido necessita de uma resposta às suas necessidades, então temos que deixar de ser mestres, sacerdotes ou levitas para transformarmos em samaritanos – não importa para quem seja – aliás, muitas vezes não será aquele que achamos mais simpáticos.

Receber o amor de Deus e também levá-lo é vital para nós – sem esse amor, mesmo obras de caridade não terão valor, mas se estas não existirem, aquilo que chamamos de amor a Deus será falso – conforme diz o versículo de 1ª Carta de João 4:20 “Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”. Portanto, ser “samaritano” também é indispensável. Com o amor de Deus não se escolhe a quem amar. Ame, mas ame com todas as tuas forças, com todo o teu coração e com toda a sua alma. Pois quem ama (querer bem), a qualquer pessoa, independente da cor, raça, estatura, beleza e posição social, está amando com o coração de Deus, pois é assim que Deus ama a cada um de nós. Deixo aqui para você, que acompanha este blog, um grande abraço e as minhas orações a Deus, a fim de que Ele em sua suprema bondade derrame graças sobre a tua vida e, com os seus anjos, desate todos os nós que amarram a sua vida e te impedem de ser uma pessoa melhor. Amem?

0 comentários:

Postar um comentário