sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CALEB

CALEBE

Leitura da Bíblia Josué: 14:6 – 15.

“Darei a ele (Calebe)...a terra em que pisou , pois seguiu o Senhor de todo o teu coração” (Dt 1:36).

Melhor idade? Quantas expedições já se fizeram em busca da fonte da juventude? E quanto se tem gasto adiando evitar o inevitável? Ninguém quer envelhecer, tampouco morrer cedo – que é a unida forma que sei de não ficar velho.

Por outro lado, li há anos um livro que falava de Calebe como “um velho sem cheiro de naftalina”. Ele nunca fez plástica e nem usou botox, mas aos 85 anos tinha um apetite pela vida do qual muitos jovens carecem.

A geriatria, especialidade que cuida dos idosos, recomenda que a melhor forma de ter um velho saudável é começar a cuidar-se ainda jovem. Mas cá entre nós, a vida é como um creme dental: no começo a gente enche a escova e desperdiça sem pensar, mas à medida que o vê acabando começa a tentar economizar, cada vez mais, e no finzinho faz de tudo para conseguir usar pelo menos mais uma vez. Contudo, mesmo que você já esteja “espremendo o tubo”, vale a pena investir em melhorar futuro.

Segundo os geriatras, isso inclui alimentação saudável, exercícios regulares, vitaminas, etc. Mas Calebe fez algo mais: já aos 40 anos sua atitude o tornara um líder reconhecido em sua tribo, que o escolheu como seu representante para, juntamente com 11 das demais tribos, ser enviado em missão de avaliação da futura terra dos israelitas. A grande maioria se apavorou com as dificuldades e os gigantes, mas ele dizia: “É certo que venceremos”! Falta de noção de perigo ou atitude mental positiva? Nem uma, nem outra: ele apenas seguia o Senhor de todo o coração. Conhecia as promessas e cria nelas – como os demais provavelmente também diziam crer – mas sua fé gerou ação. Este era desde jovem o seu jeito de viver.

Creio que a velhice tão somente evidencia quem a pessoa foi por toda a vida; aquilo que Calebe era aos 40 já devia ser antes, e prenunciava o tipo de velho que viria a ser. A receita é: siga o Senhor de todo o teu coração. E cuide também do corpo.

..........................................

Reflexão de Erleu Fernandes.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

...........................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário