segunda-feira, 31 de outubro de 2011


REFORMA.

Leia na tua Bíblia: Romanos 1: 16-17.

“Está escrito: O justo viverá pela fé” (Rm 1:17).

      Um homem leu e estudou profundamente o texto de hoje e compreendeu que o único meio de obter paz com Deus e vida eterna é pela fé no sacrifício de Jesus – esta descoberta teve tanto impacto em sua vida que mudou o curso da História. Para entendermos a mudança ocorrida na igreja cristã, temos de considerar sua situação na Europa no final da Idade Média. A espiritualidade da igreja estava em declínio – imoralidade, venda de indulgências e relíquias. Alguns homens levantaram suas vozes contra tal situação, buscando o retorno aos princípios da Bíblia, e muitos deles foram perseguidos ou mortos. Se a nação de Israel teve seus profetas nos tempos de declínio espiritual, que clamavam por arrependimentos, retorno a Deus e por uma reforma religiosa nacional, assim aconteceu com a Igreja medieval. Mas nem todos os cristãos procuravam conhecer mais a Deus e ter uma vida espiritual mais profunda.
      Então, um monge chamado Martinho Lutero descobriu que somente pela fé em Cristo o hmem se torna justo diante de Deus – não por obras, como ensinava a igreja – e isto fez com que ele “renascesse”. Ele estudou no mosteiro dos Agostinianos, no centro da atual Alemanha, e depois deu aulas em Wittenberg. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero divulgou 95 teses (questões para debate) na Igreja do Castelo e Wittenberg para promover a discussão acadêmica contra aquilo que ele considerava serem erros e abusos da Igreja – em especial a questão de venda de indulgências. Por isso, hoje comemoramos o Dia da Reforma. Este movimento foi um protesto contra os males doutrinários e práticos da Igreja e a busca do regresso ao cristianismo original, ou seja, baseado no Novo Testamento. Martinho Lutero e os demais reformadores abriram um livro antigo, a Bíblia, e anunciaram o que nele acharam. A eles devemos valiosas descobertas que modificaram nossa maneira de buscar e adorar a Deus. Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus (Ef 2:8).
NT: Para nós os cristãos, em especial os evangélicos, que vivem sua fé em uma igreja, nos molde criados por Martinho Lutero, não comemoramos hoje Dia da Bruxas, mas sim o Dia da Reforma da Igreja. Dia das Bruxas é festa para os que estão trilhando pelas estradas do mundo sem Deus, sem fé e sem obediência à Palavra de Deus.
Fale comigo, me mande uma mensagem me dizendo como vês este nosso blogue. Se torne um dos seguidores. Um grande abraço e uma feliz semana.
............................
Reflexão de: Erleu Fernandes
............................
Fonte desta Mensagem: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário