quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SANTIFICAÇÃO

SANTIFICAÇÃO.

Leia em sua Bíblia: Josué 3:1-7

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).

Existem muitas explicações para o que seja santificação (ou consagração), mas nem todas convencem ou satisfazem. Talvez a melhor seja a seguinte: santificação é separar-se para um determinado fim ou, mais exatamente, ser separado por Deus e para Deus. Na prática, isto significa alguém com o qual Deus pode contar.
A leitura de hoje relata o preparo do povo de Deus para a travessia do rio Jordão. Quando se aproximaram dele, perceberam que não existia nem ponte, nem barco… nada para passar. O que fazer? Eles já tinham uma experiência semelhante, quando Deus abriu o Mar Vermelho para poderem passar (Ex 14.10-22). Josué, o líder do povo, parece perceber a intenção de Deus em intervir novamente e pede:
“Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”. Numa ocasião anterior, quando o povo recebeu a lei de Deus, houve a mesma instrução de santificação (Ex 19:10-11). Logo após veio a manifestação do poder de Deus.
Disso podemos concluir que só faz sentido esperar que Deus se manifeste a nós se nos santificarmos. Os grandes atos de Deus acontecem para quem está santificado, separado para dedicar-se somente a ele, pronto a receber suas instruções e então também suas dádivas, que costumamos chamar de bênçãos.
Quero mencionar dois passos fundamentais para alcançar a santificação:
1) Reconhecer o pecado, ou seja, aquilo em minha vida que contraria o que Deus quer de mim e para mim. Exemplo: a oração de Davi no Salmo 51 – uma confissão seguida de uma nova dedicação a Deus. 2) Abster-se do pecado (p.ex. 1Ts 4.3). Apenas reconhecer a existência de pecado em minha vida ainda não é suficiente para a santificação. Preciso parar de pecar, consagrando-me inteiramente a Deus.
Talvez você já se pergunte há tempo: por que Deus não se manifesta na minha vida? Provavelmente falta santificação. Santificação é a porta para as maravilhas de
Deus na nossa vida.

........................................

Reflexão de: Erleu Fernandes

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

.........................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário