sexta-feira, 21 de outubro de 2011

REFINADOS

REFINADOS

Leitura Bíblica; Salmos 66.8-12; 16-20.

“Tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata” (Sl 66.10).

Os versos da leitura bíblica de hoje louvam a Deus e chamam os povos para bendizê-lo por provar e refinar aqueles que são seus filhos assim como se purifica a prata.Quando estudamos a purificação de alguns metais e a lapidação de pedras preciosas, podemos entender muito do que acontece na caminhada cristã. O diamante, por exemplo, quando encontrado em seu estado natural, bruto, parece uma pedra comum - não é agradável ou bonito. No entanto, ao ser lapidado, recebe o formato da magnífica pedra que conhecemos e mostra o que tem de mais admirável. Já o ouro e a prata passam por rigorosos processos de purificação, inclusive sob fogo direto, em que as impurezas são eliminadas. Antigamente, quando refino era mais artesanal, o ourives sabia que o processo havia terminado e seu ouro já estava puro quando podia ver sua imagem refletida no metal.
Muitas vezes Deus permite que sejamos provados e nos lança na fornalha da vida. Ele usa as situações complicadas às quais estamos sujeitos como seres humanos para o nosso crescimento; pega algo ruim e faz com que isso coopere para o bem dos seus filhos (Rm 8.28). E, por mais que sejamos impuros, rudes e sem valor no início (como o diamante e o ouro em estado bruto) Deus nos torna puros, belos e estimados em alta conta - afinal, o preço pago por nós foi o sangue de seu filho Jesus! Depois de purificados ou lapidados, com novo brilho, estamos aptos a falar a todos dos feitos do Pai, que jamais nos tratou sem amor (v 16-20).
Quando terminará este processo em nós? Ele ocorre durante toda a vida cristã: o Espírito Santo vai moldando nossa vida para que as impurezas sejam removidas e fiquemos mais parecidos com Jesus. O processo só acaba no momento em que as marcas do estado anterior tiverem desaparecido e o ourives celestial contemplar sua imagem refletida na nossa vida. Somos refinados para refletir a imagem de Cristo.

........................................

Reflexão de: Erleu Fernandes.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

........................................

Fonte: Pão Diário.



0 comentários:

Postar um comentário