terça-feira, 25 de outubro de 2011

RELACIONAMENTOS

RELACIONAMENTOS

Leitura Bíblica: Tito 2:1-8.

“Não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trates os jovens como a irmãos; as mulheres idosas como a mães, e as moças, como a irmãs, com toda pureza (1 Tm 5: 1 – 2).

No texto de hoje, Paulo dá várias instruções a Tito sobre os ensinar às pessoas com as quais ele relacionava. Primeiro lembra como deve ser o ensino cristão – de acordo cm a doutrina correta, sem acréscimos de opiniões pessoais, falsas interpretações ou novas revelações. Depois alista as faixas etárias e dá orientações sobra cada uma delas. É interessante ver o que Deus requer de jovens e idosos e quais as necessidades dessas pessoas a levar em conta quando nos relacionamos com elas.

No versículo em destaque aprendemos que devemos considerar aqueles com quem temos de nos relacionar como se fossem de nossa família. Isso muda tudo! Por exemplo, ao perceber um senhor fazendo algo errado, vou aconselhá-lo como faria como o meu próprio pai – com todo respeito e carinho. Não vou ser rude, pois não faria isso com um parente. Aliás, esse texto faz pensar como estamos tratando nossos familiares. Se não tivermos bons relacionamentos em nossa casa, como vamos lidar com desconhecidos ou com pessoas com as quais não temos muita proximidade?

Como, então, ter bons relacionamentos? Considerando as necessidades das pessoas e também aquilo que Deus espera de cada um de nós nas diversas fases da vida. Tratar as pessoas como se fossem nossos familiares significa demonstrar amor. Paulo acrescenta que é preciso que tenhamos um procedimento exemplar – não importa qual seja a nossa idade. Se praticarmos boas obras e nosso ensino for baseado na Palavra de Deus, ninguém terá como fazer acusação contra nós. E será só com uma vida dedicada a Deus e coerente como nosso ensino que as pessoas ouvirão e seguirão o que dissermos. Relacionamentos amorosos são a norma do cristão em casa, na igreja e na rua.

.....................................

Reflexão de: Erleu Fernandes

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

.........................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário