quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CHUCHU

CHUCHU

Leia em sua Bíblia: Números 11:1-9;31-34.

“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 5:18).

Imagine que durante alguns anos você tivesse de comer basicamente chuchu, a hortaliça “sem gosto”. Com certeza eu me sentiria enojado com o tempo, mas comeria para não passar fome.

O povo de deus teve que comer o maná, que Deus mandava a cada dia do céu para alimentar a multidão que vagava pelo deserto. Este alimento era semelhante a uma pequena semente com gosto adocicado que os israelitas moíam e assavam como bolos. Parece justa a reclamação do povo de que comer a mesma coisa todos os dias é muito ruim. Seria tão bom ter novamente alguns temperos, algumas variedades no cardápio... O povo pôs-se então a reclamar com seu líder e também diante de Deus, pois desejava algo mais gostoso, algo que lembrasse um pouco os “bons tempos no Egito”.

Interessante é que alguns capítulos antes deste episódio percebemos que o povo tinha animais para sacrificar a Deus na Páscoa. Quando Deus libertou Israel da escravidão do Egito, foi permitido que levassem consigo seus rebanhos. Era verdade que não havia carne em abundância, mas também era mentira que não havia nenhuma carne. O maná era o pão diário, mesmo sem muito luxo, sem variedade de temperos. Deus sustentava o seu povo a cada dia, como também nos tem sustentado. E o que faremos? Estamos reclamando de boca cheia? Agindo assim nos desviamos da verdade. Quando reclamamos, passamos a olhar para o que não temos e esquecemos o que Deus nos tem dado diariamente. Exigimos, então, o que não é nossa necessidade.

Devemos ser gratos a Deus por todas as boas dádivas que ele nos dá. Quando insistimos em reclamar, o resultado não será o recebimento do pedido, mas pode ser a manifestação da ira de Deus sobre nós (veja o final da história).

Até mesmo o “chuchu” de cada dia é um presente do Senhor para nos alimentar. Então, seja grato por todas as coisas que Deus lhe dá, sem reclamar.

..........................................

Reflexão de: Erleu Fernandes

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

...........................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário